Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Prefeitura de Manaus realiza primeira avaliação do programa Brasil na Escola
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Prefeitura de Manaus > Prefeitura de Manaus realiza primeira avaliação do programa Brasil na Escola
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus realiza primeira avaliação do programa Brasil na Escola

3 anos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

 

A Prefeitura de Manaus iniciou nesta quarta-feira, 30/3, a abertura do 1º ciclo das avaliações diagnósticas do programa “Brasil na Escola” com a aplicação de testes para 1.076 alunos na escola municipal Olga Figueiredo, localizada na Cidade de Deus, na zona Norte. A finalidade da ação é avaliar os estudantes e depois distribuí-los em grupos que indicam habilidades que ainda devem ser desenvolvidas.

51971267891 a378e46aca o

 

 

 

 

A ação é promovida pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) com recursos obtidos por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) – Programa Brasil na Escola em articulação com o Ministério da Educação (MEC). As avaliações abrangem os testes de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza, Língua Inglesa, fluência em leitura e produção textual.

 

O programa Brasil na Escola foi instituído com o objetivo de induzir e fomentar estratégias e inovações para assegurar a permanência, as aprendizagens e a progressão escolar com equidade e na idade adequada dos estudantes matriculados nos anos finais do ensino fundamental, apoiando a execução das metas 2 e 7 do Plano Nacional de Educação (PNE).

 

De acordo com a coordenadora do programa, Cintia Santos da Silva, a ação foi criada com a finalidade de mitigar os danos causados pela pandemia da Covid-19 e, por conta disso, mesmo que não recebam o recurso federal, outras escolas podem participar desse programa por meio do cadastro na plataforma do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed).

 

“A partir do reagrupamento dos níveis e oferta de ensino personalizado, os alunos aumentarão a proficiência nas áreas de conhecimento deficitário, obtendo com isso resultados satisfatórios no Saeb e temos como meta ter o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Brasil, conforme estabelecido pelo prefeito David Almeida e pela secretária municipal de Educação, Dulce Almeida”, disse a coordenadora, que também explicou sobre o cadastro.

 

“As escolas têm essa oportunidade, para isso os professores devem ter a inscrição no gov.br e fazer a inscrição no Caed. Cada professor cadastra seus alunos na plataforma, a partir disso as avaliações já estarão disponíveis. Vão ter uma riqueza de material muito grande. Quem ganha são os alunos, por isso é importante as escolas entenderem”, completou.

 

Para o gestor da escola Olga Figueiredo, Maurício Odilon da Silva, participar do programa é uma grande satisfação, porque vai apoiar tanto financeiramente como tecnicamente a mitigar as lacunas de aprendizagem.

 

“Nos sentimos privilegiados, é uma ação grandiosa que pode até nos levar a outros projetos. Sem falar que nos ajuda, ainda, na questão de atingirmos as nossas metas de aprendizagem e também dos nossos alunos”, concluiu Maurício.

 

Entre as escolas municipais contempladas com os recursos do governo federal, além da unidade da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Centro-Sul, estão outras seis da DDZ Rural. Apesar de não receber recurso, todas as demais escolas da rede municipal de ensino podem acessar a plataforma do Caed e potencializar o processo de ensino-aprendizagem nos eixos temáticos propostos para os anos finais do ensino fundamental.

O programa foi criado em agosto de 2021 e tem como público-alvo estudantes matriculados nos anos finais (6º ao 9º) ano do ensino fundamental. A operacionalização do programa iniciou em 14 de março.

Programa

O Brasil na Escola é dividido em três eixos: apoio técnico e financeiro às escolas, valorização de boas práticas e inovação.

 

— — —

 

Fotos – Eliton Santos / Semed

Texto – Alexandre Abreu / Semed

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjzHJcQ

The post Prefeitura de Manaus realiza primeira avaliação do programa Brasil na Escola appeared first on Prefeitura Municipal de Manaus.

Tags:David AlmeidaEducação BásicaManausPrefeitura de ManausPrefeitura Municipal de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Projeto Acolher, da Prefeitura de Manaus, recebe novos participantes em grupo de apoio ao luto
Próximo artigo fuzil forca tatica PLANALTO 300x200 1 Em ações da Força Tática, PMAM prende cinco pessoas e apreende oito armas de fogo

Mais notícias desta categoria

WhatsApp Image 2024 07 25 at 16.03.01 1

Prefeito David Almeida inspeciona avanço das obras de construção do Terminal de Integração 7

12 meses atrás
WhatsApp Image 2024 07 25 at 14.59.42 2

Prefeito vistoria obras em fase final de unidades de saúde na zona Norte

12 meses atrás
WhatsApp Image 2024 07 25 at 14.59.41 1

Demolições administrativas têm alta de 750% para corrigir obstruções em vias públicas de Manaus

12 meses atrás
img20230816183043209 768x473 1

Ruas e calçadas próximas ao parque Gigantes da Floresta serão recuperadas pela prefeitura

1 ano atrás
img20230816185058850 768x473 1

Conferência Municipal discute fortalecimento das políticas de saúde na área de trabalho e educação

1 ano atrás
img20230815205438678 768x473 2

“Asfalta Manaus”, da prefeitura, recapeia nova rua na comunidade Parque São Pedro

1 ano atrás

Ecobarreiras: medida simples e eficiente de combate à poluição dos igarapés de Manaus

1 ano atrás

Prefeitura de Manaus instala totens nebulizadores de água para aliviar o calor em pontos de prática desportiva

1 ano atrás

Membros do CARF-M são empossados

1 ano atrás
img20230815165156104 768x473 1

Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde no SUS são temas de Conferência Municipal

1 ano atrás
img20230815151710702 768x473 1

Mais de 50 mil sacas para contenção de erosão no bairro Planalto

1 ano atrás
margaridas 768x576 1

Prefeitura de Manaus inicia 1º LIRAa de 2024

1 ano atrás

Prefeitura lança a 3ª edição do “Manaus Adventure 2024” neste domingo

Prefeitura de Manaus investe na agricultura familiar com primeira Casa de Farinha na comunidade Hollywood – Prefeitura Municipal de Manaus

Sine Manaus oferta 283 vagas de emprego nesta segunda-feira

Estrela do Norte/Manaus Futsal goleia o Sapezal-MT por 6 a 1 e volta a vencer no Brasileiro de Futsal

Prato do Povo Viver Melhor passará por obras de adequação

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?