Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Prefeitura se reúne com produtores rurais para revisar cobrança do IPTU
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Prefeitura de Manaus > Prefeitura se reúne com produtores rurais para revisar cobrança do IPTU
Prefeitura de Manaus

Prefeitura se reúne com produtores rurais para revisar cobrança do IPTU

3 anos atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

 

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), promoveu uma reunião no auditório da Subsecretaria de Receita da Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef), no Centro, nesta quarta-feira, 16/3, para discutir a cobrança de impostos territoriais, cobrados de produtores rurais.

 

Foto 1 1

A demanda foi enviada ao Fórum Permanente de Articulação da Zona Franca de Manaus (FOPAZFM), pelos produtores rurais, que estão em área urbana. Com base na localidade, há uma cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Entretanto, levando em conta a atividade rural, deve ser cobrado o Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR).

O encontro contou com a presença do subsecretário da Semtepi, Gustavo Igrejas, o diretor do Departamento de Economia Solidária e Criativa, Sidnei Magalhães, auditores da Semef, representantes de trabalhadores rurais, membros da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Amazonas (OAB-AM) e assessores parlamentares da Câmara Municipal de Manaus (CMM).

Desde o começo dos debates, a Semef esteve presente propondo soluções viáveis sobre a cobrança. A partir disso, está sendo elaborada uma regulamentação específica acerca do tema, para beneficiar os produtores rurais que estão em área urbana.

“Por determinação do prefeito David Almeida, está sendo trabalhada uma legislação que vai trazer justiça fiscal para esses produtores rurais, que estão dentro da área urbana de Manaus, onde historicamente se cobra IPTU deles, inviabilizando o trabalho”, afirmou Igrejas. 

A próxima reunião sobre o tema está marcada para o dia 29 deste mês, na sede da Semef. Nessa etapa, serão apresentados os avanços na legislação e novas solicitações dos trabalhadores.

“Essa é uma demanda dos produtores que a Semef já vinha atendendo, mas sem uma regulamentação direcionada. O propósito dessas reuniões é realmente fazer uma norma, que discipline em quais critérios deve ocorrer essa não incidência do IPTU. Esse encontro foi muito produtivo, os trabalhadores receberam muito bem as propostas. Vamos juntos fazer essa justiça fiscal no município de Manaus”, afirmou o auditor fiscal da Semef, Eduardo Matos.

Texto – Luiza Queiroz / Semtepi

— — —

The post Prefeitura se reúne com produtores rurais para revisar cobrança do IPTU appeared first on Prefeitura Municipal de Manaus.

Foto – Luiza Queiroz / Semtepi

Tags:David AlmeidaEmpreendedorismoManausPrefeitura de ManausPrefeitura Municipal de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura divulga lista de selecionados em oficina do projeto ‘Qualifica Artista Manauara’
Próximo artigo Prefeitura de Manaus anuncia Rede Municipal de Ouvidoria

Mais notícias desta categoria

WhatsApp Image 2024 07 25 at 16.03.01 1

Prefeito David Almeida inspeciona avanço das obras de construção do Terminal de Integração 7

12 meses atrás
WhatsApp Image 2024 07 25 at 14.59.42 2

Prefeito vistoria obras em fase final de unidades de saúde na zona Norte

12 meses atrás
WhatsApp Image 2024 07 25 at 14.59.41 1

Demolições administrativas têm alta de 750% para corrigir obstruções em vias públicas de Manaus

12 meses atrás
img20230816183043209 768x473 1

Ruas e calçadas próximas ao parque Gigantes da Floresta serão recuperadas pela prefeitura

1 ano atrás
img20230816185058850 768x473 1

Conferência Municipal discute fortalecimento das políticas de saúde na área de trabalho e educação

1 ano atrás
img20230815205438678 768x473 2

“Asfalta Manaus”, da prefeitura, recapeia nova rua na comunidade Parque São Pedro

1 ano atrás

Ecobarreiras: medida simples e eficiente de combate à poluição dos igarapés de Manaus

1 ano atrás

Prefeitura de Manaus instala totens nebulizadores de água para aliviar o calor em pontos de prática desportiva

1 ano atrás

Membros do CARF-M são empossados

1 ano atrás
img20230815165156104 768x473 1

Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde no SUS são temas de Conferência Municipal

1 ano atrás
img20230815151710702 768x473 1

Mais de 50 mil sacas para contenção de erosão no bairro Planalto

1 ano atrás
margaridas 768x576 1

Prefeitura de Manaus inicia 1º LIRAa de 2024

1 ano atrás

Prefeitura lança a 3ª edição do “Manaus Adventure 2024” neste domingo

Prefeitura de Manaus investe na agricultura familiar com primeira Casa de Farinha na comunidade Hollywood – Prefeitura Municipal de Manaus

Sine Manaus oferta 283 vagas de emprego nesta segunda-feira

Estrela do Norte/Manaus Futsal goleia o Sapezal-MT por 6 a 1 e volta a vencer no Brasileiro de Futsal

Prato do Povo Viver Melhor passará por obras de adequação

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?