FOTOS: Michael Dantas/Secretaria de Estado de Cultura e Economia CriativaO Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, divulgou nesta terça-feira (15/03), a ordem de apresentação das escolas de samba na Live do Carnaval 2022, escolhidas por sorteio pelas entidades representativas das agremiações. As apresentações serão em formato de live, de 17 a 19 de março, no Centro Convenções – Sambódromo.
Há 30 minutos
Por Agência Amazonas
Três mil foliões poderão acompanhar a apresentação no Sambódromo. A entrada é gratuita mediante apresentação do cartão de vacina contra a Covid-19
As três noites de folia começam na quinta-feira (17/03), com a apresentação das nove escolas do Grupo de Acesso B. As nove agremiações do Grupo de Acesso A realizam a live show na sexta-feira (18/03). Já o Grupo Especial, com oito escolas, encerra as transmissões ao vivo no sábado (19/03).
Com a flexibilização dos protocolos da Covid-19, até 3 mil foliões também poderão acompanhar a apresentação presencialmente, com entrada gratuita.
De acordo com o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, o apoio ao evento possibilita o fortalecimento da cultura do samba, após o hiato provocado pela pandemia.
A transmissão da live do Carnaval na televisão fica a cargo da TV A Crítica, no sábado, a partir das 20h, com a apresentação das escolas do Grupo Especial. Na sexta-feira, a TV Encontro das Águas fará a apresentação das escolas do grupo de acesso A. As transmissões contarão com audiodescrição e libras na TV e nas redes sociais do Governo do Amazonas e da Cultura (Facebook e Youtube).
Cada escola levará uma alegoria e itens como mestre-sala e porta-bandeira, bateria, puxador de samba, passistas e alas, com número de integrantes reduzido de até 400 pessoas.
“O Governo do Amazonas apoia não somente o samba, a história e tradição do Carnaval, apoia também aquela costureira, aquele artesão que vê no Carnaval o início das atividades culturais que geram renda de forma direta e indireta e auxiliam no sustento da sua família”, pontua Marcos Apolo.
O público terá duas entradas. Uma localizada na avenida Jornalista Flaviano Limongi (entre o Sambódromo e a Arena da Amazônia) e a segunda entrada estará disponível pela Alameda do Samba (escada das baianas).
Desfile e entrada do público – As escolas vão iniciar o desfile pela concentração, com evolução em frente ao palco da apresentação, que será montado ao fim dos blocos A e E. O tempo máximo de desfile de cada agremiação é de até 30 minutos para os Grupos de Acesso e 40 minutos para as escolas do Grupo Especial.
Confira a ordem de apresentação:
Protocolos – Como prevenção a Covid-19, o público, os foliões das escolas e os trabalhadores envolvidos na ação devem apresentar a carteira de vacinação com o ciclo atualizado de imunização contra a Covid-19, na entrada do evento.
Quinta-feira (17/03)
Grupo de Acesso B
20h35 – G.R.E.S. Gavião do Parque
20h – G.R.E.S. Leões do Barão de Açú
21h45 – G.R.E.S. Império do Mauá
21h10 – G.R.E.S. Meninos Levados
22h55 – G.R.E.S. Ipixuna
22h20 – G.R.E.S. Legião de Bambas
00h05 – G.R.E.S. Unidos da Cidade Nova
23h30 – G.R.E.S. Unidos da Coophasa
Grupo de Acesso A
00h40 – G.R.E.S. Balaku Blaku
20h – G.R.E.S. Mocidade Independente da Raiz
Sexta-feira (18/03)
21h10 – G.R.E.S. Beija-Flor do Norte
20h35 – G.R.E.S. Império do Hawai
22h20 – G.R.E.S. Sem Compromisso
21h45 – G.R.E.S. Acadêmicos da Cidade Alta
23h30 – G.R.E.S. Dragões do Império
22h55 – G.R.G.C.E.S. Presidente Vargas
00h40 – G.R.E.S. Mocidade Independente do Coroado
00h05 – G.R.E.S. Tradição Leste
Sábado (19/03)
Grupo Especial
20h45 – G.R.C. Primos da Ilha
20h – G.R.E.S. Vila da Barra
22h15 – G.R.E.S. Reino Unido da Liberdade
21h30 – G.S.R.E.S. Andanças de Ciganos
23h45 – G.C.R.E.S. A Grande Família
23h – G.R.E.S. Mocidade Independente de Aparecida
01h15 – G.R.E.S. Vitória Régia
00h30 – G.R.E.S. Unidos do Alvorada