O líder do partido Agir 36 na Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Peixoto participou na última segunda-feira (28/2), junto com o prefeito David Almeida, de uma reunião no Palácio Rio Branco, localizado no Centro Histórico de Manaus, com parlamentares da bancada federal, estadual e municipal além de representantes da indústria e comércio em defesa da Zona Franca de Manaus (ZFM).
“A Zona Franca é um instrumento de proteção da Amazônia. O Governo federal precisa rever imediatamente essa questão. Tal medida coloca em risco mais de 100 mil empregos no Polo Industrial de Manaus”, frisou Peixoto.
O encontro mediado pelo chefe do Executivo Municipal, foi proposto logo após a publicação na última sexta-feira, (25/2), do Decreto nº 10.979 do governo federal que reduz em 25% a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). A decisão ameaça a competitividade da ZFM.
Ao final da reunião as lideranças políticas, organizações civis e empresários do Estado elaboraram uma carta aberta ao Presidente Jair Bolsonaro propondo soluções técnicas de ajustes ao Decreto de forma a atender os anseios de reduções de impostos, sem afetar o modelo Zona Franca de Manaus.
“Entendemos que ninguém é contra a redução. É importante deixar bem claro, que ninguém, absolutamente ninguém, nem eu e nem quem estava participando da reunião é contra a redução tributária. Destaco que a ideia é sempre apoiar as propostas que estimulem à produção, pois isto se traduz em geração de emprego e renda. No entanto, o decreto precisa ser melhorado para salvaguardar o modelo Zona Franca”, afirmou Peixoto.
O parlamentar destacou ainda a preocupação de todos os envolvidos que “é evitar que haja desinvestimentos na região, mesmo havendo boa intenção na proposta. É importante ajustar de forma a manter o objetivo inicial do decreto, sem prejudicar os interesses da Zona Franca”, finalizou o vereador.
Texto: Assessoria de Comunicação do vereador
Foto: Antônio Pereira/Semcom
Peixoto participa de reunião com representantes políticos, da indústria e comércio em defesa da ZFM
red by