A Câmara Municipal de Manaus (CMM), concedeu nesta quinta-feira (24/2), a Medalha Alfredo Barbosa Filho ao Mestre em Jiu-Jitsu, Ulisses Rodrigues Paixão, pelos importantes serviços prestados ao esporte na capital amazonense. A sessão solene, proposta pelo vereador Ivo Neto (Patriota), foi realizada no plenário Adriano Jorge e contou com a presença de diversas autoridades ligadas ao mundo esportivo.
Em seu discurso, Ivo Neto, destacou o início da trajetória no esporte de Ulisses Rodrigues e afirmou que ele sempre foi um grande incentivador do esporte. “Ele iniciou sua vida no esporte no futebol, e depois, pelos acasos da vida, enveredou para as artes marciais, onde desempenha um grande projeto de resgate da vida humana, pois através do esporte ele demostra que ama a vida humana”, enfatizou o parlamentar.
Ao receber a medalha, Ulisses Rodrigues agradeceu principalmente a sua mãe Dometila Rodrigues, que foi a grande incentivadora para que ele continuasse com o projeto de jiu-jitsu após a morte de seu irmão Leidervan. “Minha mãe pediu que eu continuasse com o sonho do meu irmão após seu falecimento, que era a academia e eu a atendi e esse sonho passou a ser meu também”, afirmou.
Emocionado, ao fim de seu discurso, Ulisses Rodrigues entregou a medalha que recebeu da CMM, ao seu aluno Rodrigo Pinheiro, como forma de homenagear todos os lutadores que passaram por sua academia. “O Rodrigo começou a treinar comigo aos sete anos, e se ele fosse meu único aluno eu me sentiria realizado. Vou dar essa honraria a ele, que está representando todos aqueles que treinam na minha academia”, dedicou.
Biografia Ulisses Rodrigues
Ulisses Rodrigues Paixão, nascido em Manaus no dia 22 de novembro de 1967, formado em educação física, começou bem cedo no esporte, ainda na infância. O futebol foi seu ponto de partida. Ele se recorda que no bairro Japiim 2, no começo da Rua A-3, onde hoje há uma quadra, era um campinho de futebol onde jogava todas as tardes.
Sua vida nas artes marciais iniciou aos 13 anos de idade, depois de uma desavença no referido campo de futebol, onde se sentiu ameaçado e resolveu se matricular na Associação De Kung fu Wushu Shaolin Do Norte e lá permaneceu até os seus 17 anos. Seu objetivo principal era treinar para depois voltar ao campo e ir à fora, ocorre que no desenvolvimento do processo, ele aprendeu a filosofia da luta e resolveu tomar uma direção diferente, onde teve uma percepção macro do verdadeiro artista marcial.
Aos 14 anos, sentiu a necessidade de praticar musculação para melhorar sua performance na luta, pois tinha um biotipo magro e precisava ganhar força e potência para melhorar a aplicação dos golpes, já que a luta era puro contato.
Aos 17 anos, Ulisses Rodrigues Paixão resolveu deixar de lado o Kung Fu e decidiu migrar para o Judô na antiga academia Movimento’s no Japiim 1. Ulisses, seu falecido irmão Leidervan (Dibam), Pina, Orley, Júnior Cardoso e Márcio Fróes, praticaram Judô por um ano. Em meados dos anos 80, o proprietário de uma academia de Jiu-Jitsu, Nilberto Batista (in memoriam), apresentou o Jiu-Jitsu para Ulisses, sendo para ele foi “amor à primeira vista”.
Ulisses Rodrigues Paixão também treinou com o policial militar Sargento Pedro Gama, que, na época era o primeiro campeão brasileiro da modalidade. Posteriormente, Ulisses e seu irmão Leidervan, tiveram a brilhante ideia de fundar na garagem da casa de sua mãe Dometila, em 1989, a Academia Agenor Alves (homenagem ao seu falecido pai).
Ulisses Rodrigues Paixão, também foi Presidente da Federação Amazonense de Jiu-Jitsu no período de 1995 a 2000, inclusive um dos melhores que Federação já teve. Formou grandes campeões no Jiu-Jitsu como o lutador Bibiano Fernandes, Rodrigo Pinheiro e Daniel Pinheiro, que hoje representam o país mundo a fora.
Mestre Ulisses também foi um dos primeiros em Manaus a realizar as famosas lutas casadas, trazendo grandes nomes do Jiu Jitsu para lutar na cidade, como o ex-campeão mundial Vitor Shaolin, no ano de 1996, para lutar com o amazonense Paulo Coelho.
Texto: Tiago Ferreira – Dicom/CMM
Foto: Robervaldo Rocha – Dicom/CMM