Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: FCecon forma seis médicos pelo Programa de Residência
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Estado > FCecon forma seis médicos pelo Programa de Residência
Governo do Estado

FCecon forma seis médicos pelo Programa de Residência

3 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos
Foto Residentes Modificada 300x193 1


Há 48 minutos
Por Agência Amazonas

Implantado há 17 anos, o programa já formou 60 profissionais

Médicos foram diplomados pelo Programa de Residência da FCecon, implantado há 17 anos. FOTO: Jadson Lima/FCecon“Apaixonei-me pela Anestesiologia no primeiro ano de faculdade, então tive a certeza de que era o que queria fazer para o resto da vida. A declaração foi dada pelo médico Samir Solart Cavalcanti, que participou, ontem (23/02), às 19h30, da solenidade de formatura do Programa de Residência da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM).

A solenidade ocorreu de forma virtual pelo aplicativo Zoom, e contou com a presença de médicos, familiares, preceptores, diretores e servidores da unidade hospitalar. Foram formados seis médicos especialistas, sendo um mastologista, dois anestesiologistas, dois de radiologia e diagnóstico por imagem e um cirurgião oncológico. Implantado há 17 anos, o Programa de Residência já formou 60 profissionais.

Samir, um desses médicos especialistas, explicou que optou pela Anestesiologia da FCecon por indicação de outro residente, que fez elogios ao serviço, considerado o melhor de Manaus. “Após o início, ainda tive a opção de trocar por outro serviço. Contudo, várias situações me conquistaram, como o contrafluxo no trânsito, estacionamento, o perfil dos pacientes, e claro, o mais importante, os preceptores do Centro Cirúrgico”, frisou.

Diferencial

Durante a residência, disse o médico especialista, teve contato com o serviço de Terapia da Dor e Cuidados Paliativos, sendo um diferencial em relação aos outros. Ele pontua que esse contato mais direto com os pacientes o ajudou a evoluir como pessoa e profissionalmente, melhorando no tom de voz e atenção, uma vez que eles os pacientes com a doença em estágio avançado.

“Ainda na residência, tive a oportunidade de cuidar da minha tia Odinéia, que foi paciente da FCecon, o que me permitiu aproximar-me ainda mais dela. Tentei fazer o melhor como residente e sobrinho, mas infelizmente não venci essa batalha. Dedico a ela essa vitória”, pontua.

Formação

O diretor-presidente da FCecon, mastologista Gerson Mourão, disse que, assim como Samir Cavalcanti, o Programa de Residência forma profissionais essenciais para área da oncologia – Anestesiologia, Imagenologia, Mastologia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Segundo ele, o hospital contribui com serviços de qualidade, excelência técnica e infraestrutura, com o olhar de um profissional habilitado. “É disso que a sociedade consegue usufruir”.

Conforme a diretora de Ensino e Pesquisa, Kátia Luz Torres, as residências médicas são um processo de formação de médicos especialistas, que têm contribuído para a sustentação da oncologia na região Norte e em todo o país. Ela disse que a residência tem fortalecido competências da comunidade médica, em realizar procedimentos especializados, inclusive para a sobrevivência da oncologia.

“A área de oncologia não existe sem algumas especialidades, como a do tripé para o tratamento de câncer – Radioterapia, Cirurgia Oncológica e Oncologia Clínica. Desse tripé, conseguimos oferecer as duas últimas”, destaca Torres.

Formandos

Kaiom Cesar Xavier Pacheco – 6ª turma de Mastologia; Ozires Ferreira de Almeida e Samir Solart Cavalcanti – 5ª turma de Anestesiologia; Daniella Paula Dias Coelho e Edwance dos Santos Góes – 5ª turma de Radiologia e Diagnóstico por Imagem; Diego Henrique Lopes Pires – 14ª turma de Cirurgia Oncológica.

Programa

O Programa de Residência Médica é ligado à Comissão Nacional de Residência Médica, voltada para a formação de especialistas nas áreas de Anestesiologia, Radiologia e Diagnóstico por Imagem, Oncologia Clínica, Cancerologia Cirúrgica, Mastologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Tags:Estado do AmazonasGovernadorGoverno do Amazonasgoverno do estadoManausWilson Lima
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior ChatBot CallCenter UEA 1 300x225 1 Chatbot e Callcenter da UEA são selecionados no Laboratório de Inovação do Cofen e Opas
Próximo artigo Seap 01 Reeducandos realizando curso de eletrica basica 300x224 1 Em busca de novas oportunidades, reeducandos do Compaj iniciam curso de Elétrica Básica

Mais notícias desta categoria

AMTUR FITUR FOTO ANAYRA BENEVIDES 3

Amazonas na Feira Internacional de Turismo de Madri

3 anos atrás
FURTO 14a E 30a CICOM 768x1024 6

Três homens foram detidos por furto durante o fim de semana em Manaus

3 anos atrás
6a CICOM SIMULACRO E DROGAS 1024x768 6

Em Manaus, PM prende dois homens e apreende dois adolescentes com entorpecentes

3 anos atrás
FORCA TATICA ARMA 5

Policiais da Força Tática prendem dois homens e apreende adolescente na zona norte de Manaus

3 anos atrás

Rocam prende dois homens com armas e drogas em Manaus e na Região Metropolitana

3 anos atrás

Mais de 65 quilos de drogas são apreendidos durante operação Hórus em Tabatinga

3 anos atrás

Estudo avalia o desempenho produtivo da cafeicultura no Amazonas

3 anos atrás

Atendimento 190 recebe reforço de novos profissionais

3 anos atrás

Resíduos de sementes do guaraná podem servir como alternativa na produção do etanol

3 anos atrás

Batalhão Ambiental intensifica operação Pantera nas rodovias e na orla de Manaus

3 anos atrás

Boletim: Amazonas atualiza cenário da Covid-19 neste domingo (24/07)

3 anos atrás

JEA’s 2022: Estudante da rede estadual conquista medalha de ouro na modalidade de Natação Infantil

3 anos atrás

Agentes da SSP-AM apreendem sete quilos de drogas no Porto de Manaus

Paciente ganha festa de aniversário em novo projeto de humanização do Hemoam

UEA realiza Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia de 27 a 29 de julho

Procon-AM alerta que instalação de ‘medidores aéreos’ de energia está proibida no Amazonas

JEAs 2022: gêmeos de Boa Vista do Ramos vencem concorrentes e se classificam para vôlei de praia em jogos nacionais

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?