A Prefeitura de Manaus realizou a live “Contribuições da Fonoaudiologia Educacional na Rede Municipal de Ensino”, na plataforma do YouTube, na tarde desta quarta-feira, 23/2, para assessores dos Centros Municipais Sociopsicopedagógicos (Cemasp), pedagogos e professores da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
A iniciativa desta ação faz parte da Divisão de Apoio à Gestão Escolar (Dage), para orientar sobre como a criança que tem dificuldades fonoaudiológicas pode ser identificada e apoiada na escola, seguindo a orientação do Prefeito David Almeida, de oferecer a melhor educação à população de Manaus.
O titular da Semed, Pauderney Avelino, frisou a importância do tema e lembrou que cada ação é de grande contribuição para o resgate dos alunos, por meio dos Cemasps.
“Quero cumprimentar a todos aqueles que estão na luta para o resgate de alunos no nosso Cemasp. Vocês podem contar comigo e eu conto com todos vocês”, disse o secretário.
A coordenadora geral do Cemasp, Karla Menezes, comentou sobre o papel e contribuições da fonoaudiologia educacional e falou que novas ações virão no decorrer do ano.
“As valiosas contribuições dessa área no trato das dificuldades de aprendizagem se mostraram tão positivas no ano passado, que em 2022, decidimos intensificar essas ações. E esta é apenas a primeira ação, porque ainda teremos outros materiais e vídeos com dicas práticas, tanto para reconhecer dificuldades na aprendizagem ligada a parte fonoaudiologia, como dicas incríveis para orientar pais e professores no trato com essas dificuldades”, comentou.
Palestrantes
No total, cinco fonoaudiólogas participaram do evento e compartilharam suas práticas e dicas para minimizar as dificuldades de linguagem e aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental.
Para Thelma Fernandes Ortiz, graduada em pedagogia e fonoaudiologia, pós-graduada em psicopedagogia clínica e institucional, o sucesso das práticas está diretamente ligado a um trabalho feito por toda a equipe.
“Esse processo de aprendizagem é muito importante na vida do indivíduo. Na infância, sendo ela uma fase determinante na vida do aluno. É necessário que pais e professores consigam enxergar essas dificuldades e conhecer as realidades de cada caso. Analisar o domínio dos estudantes de cada turma garantindo assim um acompanhamento necessário para solucionar essas dificuldades”, finalizou Thelma.
Texto e fotos – Ricardo Ramos / Semed
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