O republicano João Carlos fez uma indicação ao prefeito de Manaus, David Almeida, para instalação de piso tátil nos órgãos públicos e quadras poliesportivas da cidade de Manaus. O piso tátil tem a função de orientar pessoas com deficiência visual ou com baixa visão, por isso é diferenciado com textura e cor para ser perceptível, destacando-se do restante do piso que estiver ao redor.
“Esses pisos têm, como serventia, auxiliar a caminhada das pessoas, sejam elas deficientes visuais, crianças, idosos e até mesmo turistas. Como revestimento de chão, os pisos táteis não funcionam sozinhos e sim com uma composição de peças que caracterizam uma caminhada segura e com autonomia. A acessibilidade das pessoas com deficiência na sociedade é uma das formas de expressar o entendimento que é garantido a essas pessoas com o cumprimento dos seus direitos, em todas as suas formas”, informou o parlamentar.
“A acessibilidade é essencial para garantir o desenvolvimento humano do município, gerando resultados positivos e contribuindo para a inclusão social”, concluiu o autor.
O que é piso tátil, segundo a ABNT
De acordo com ABNT, piso tátil é caracterizado por relevo e culminância contrastantes em relação ao piso que está ao redor, destinado a constituir alerta ou linha-guia. Os pisos táteis são, portanto, uma importante e essencial solução de acessibilidade para os indivíduos cegos ou que têm baixa visão se locomoverem sozinhos a fim de usufruírem de seus direitos fundamentais como educação, saúde, serviços, transportes, lazer, entre outros direitos comuns a todos.
Texto: Assessoria de Comunicação do vereador
Foto: Robervaldo Rocha – Dicom/CMM
Visando acessibilidade, João Carlos quer piso tátil em órgãos públicos e quadras poliesportivas
red by