Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Em parceria com FCecon, aplicativo ajuda mulheres a acompanharem sua saúde ginecológica
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Estado > Em parceria com FCecon, aplicativo ajuda mulheres a acompanharem sua saúde ginecológica
Governo do Estado

Em parceria com FCecon, aplicativo ajuda mulheres a acompanharem sua saúde ginecológica

3 anos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos
Aplicativo Ella FOTO Lais Pompeu FCecon 300x200 1


Há 36 minutos
Por Agência Amazonas

Qualquer mulher pode utilizar o aplicativo, de forma gratuita, em um celular com sistema Android

O Ella tem a proposta de ser um aplicativo móvel com uma interface simples. FOTOS: Laís Pompeu/FCecon e DivulgaçãoUm aplicativo gratuito que permite à mulher amazonense armazenar e acompanhar informações sobre sua saúde ginecológica, como datas do preventivo e mamografia. Assim é o Ella, aplicativo desenvolvido pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e que conta com a participação da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), por meio do Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic), que tem fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

O Ella tem a proposta de ser um aplicativo móvel com uma interface simples, autoexplicativa e com a possibilidade de comando de voz. Segundo a professora Rosana Moysés, do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da UFAM, a plataforma foi pensada para ser utilizada por mulheres com baixa escolaridade.

“O objetivo principal é funcionar como um cartão da mulher, que estimule e registre a realização dos exames preventivos para o câncer do colo do útero e para o câncer de mama, e fortaleça a prevenção dessas doenças”, afirma Rosana Moysés, que é uma das idealizadoras do projeto.

Rosana Moysés. FOTOS: Laís Pompeu/FCecon e DivulgaçãoBenefícios

O aplicativo possibilita que a mulher fotografe seus resultados de exames, como o Papanicolau e a mamografia, e armazene no próprio aplicativo, além de criar alertas para realização desses exames, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde (MS).

Outra funcionalidade é registrar o ciclo menstrual e o uso de anticoncepcional. O aplicativo cria lembretes para tomar o medicamento. A mulher poderá ainda registrar seus sintomas durante o período menstrual. Todas essas informações ficam armazenadas no aplicativo e a mulher pode apresentar em sua consulta com o profissional de saúde.

Tecnologia

Raimundo Barreto, do Instituto de Computação da UFAM.FOTOS: Laís Pompeu/FCecon e DivulgaçãoO aplicativo apresenta um design gráfico ilustrativo. Nele, a mulher tem a possibilidade de preencher todas as informações por comando de voz, como destaca um dos idealizadores do aplicativo, o professor Raimundo Barreto, do Instituto de Computação da UFAM.

Qualquer mulher pode utilizar o aplicativo, de forma gratuita, em um celular com sistema Android. Ela também poderá acessar a ferramenta mesmo sem estar conectada à internet.

Aplicação – A FCecon participa do projeto por meio do Paic, sendo a pesquisa aplicada para verificar a efetividade do aplicativo, avaliando a experiência da mulher ao utilizar a ferramenta e se cumpre com os objetivos.

A estudante de Medicina, Rafaela Amaral, é colaboradora do projeto Paic/FCecon e responsável por entrevistar as pacientes na Fundação. São entrevistadas pacientes maiores de 18 anos, em tratamento e que possuam um aparelho celular Android. A participação é voluntária e gratuita, e os dados são mantidos em confidencialidade.

“Após a paciente assinar o termo de consentimento livre e esclarecido, pedimos que ela responda a um pequeno questionário e assista a um vídeo de três minutos que ensina a instalar e usar o aplicativo. Pedimos que a paciente utilize o aplicativo por pelo menos quatro semanas, para poder avaliá-lo posteriormente”, explica Rafaela Amaral.

Após um mês, a equipe da pesquisa entra em contato para solicitar que a paciente responda a um questionário para avaliar a ferramenta. Com base nessas informações, o projeto pretende avaliar a efetividade do Ella.

“Com esta ação, a FCecon, através do programa Paic, fomentado pela Fapeam, vem contribuindo para o fortalecimento de pesquisas voltadas para inovação tecnológica em Oncologia”, destaca Kátia Torres, diretora de ensino e Pesquisa da FCecon.

O projeto deve ser concluído em junho deste ano, na Fundação Cecon.

Multiprofissional

A elaboração do Ella conta equipe multiprofissional, com professores e acadêmicos do Instituto de Computação, Faculdade de Medicina, Instituto de ciências Biológicas e da Faculdade de Design, todos da UFAM, além da escola de Psicologia da Universidade do Minho, de Portugal, por meio da professora Maria da Graça Pereira.

Maria da Graça Pereira.FOTOS: Laís Pompeu/FCecon e Divulgação

Tags:Estado do AmazonasGovernadorGoverno do Amazonasgoverno do estadoWilson Lima
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior image0 7 Peixoto prestigia 1ª Sessão Legislativa da Câmara de Presidente Figueiredo
Próximo artigo Exemplares de anofelinos mosquito transmissor da malaria capturados durante avaliacao entomologica 300x225 1 Pesquisa apoiada pelo Governo do Estado avalia método de controle e eliminação da malária no Amazonas

Mais notícias desta categoria

AMTUR FITUR FOTO ANAYRA BENEVIDES 3

Amazonas na Feira Internacional de Turismo de Madri

3 anos atrás
FURTO 14a E 30a CICOM 768x1024 6

Três homens foram detidos por furto durante o fim de semana em Manaus

3 anos atrás
6a CICOM SIMULACRO E DROGAS 1024x768 6

Em Manaus, PM prende dois homens e apreende dois adolescentes com entorpecentes

3 anos atrás
FORCA TATICA ARMA 5

Policiais da Força Tática prendem dois homens e apreende adolescente na zona norte de Manaus

3 anos atrás

Rocam prende dois homens com armas e drogas em Manaus e na Região Metropolitana

3 anos atrás

Mais de 65 quilos de drogas são apreendidos durante operação Hórus em Tabatinga

3 anos atrás

Estudo avalia o desempenho produtivo da cafeicultura no Amazonas

3 anos atrás

Atendimento 190 recebe reforço de novos profissionais

3 anos atrás

Resíduos de sementes do guaraná podem servir como alternativa na produção do etanol

3 anos atrás

Batalhão Ambiental intensifica operação Pantera nas rodovias e na orla de Manaus

3 anos atrás

Boletim: Amazonas atualiza cenário da Covid-19 neste domingo (24/07)

3 anos atrás

JEA’s 2022: Estudante da rede estadual conquista medalha de ouro na modalidade de Natação Infantil

3 anos atrás

Agentes da SSP-AM apreendem sete quilos de drogas no Porto de Manaus

Paciente ganha festa de aniversário em novo projeto de humanização do Hemoam

UEA realiza Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia de 27 a 29 de julho

Procon-AM alerta que instalação de ‘medidores aéreos’ de energia está proibida no Amazonas

JEAs 2022: gêmeos de Boa Vista do Ramos vencem concorrentes e se classificam para vôlei de praia em jogos nacionais

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?