FOTO: Erlon Rodrigues/PC-AM.A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio do 30º Distrito Integrado de Polícia (DIP), deflagrou, na manhã desta segunda-feira (31/01), por volta das 9h, Operação Bastet, que resultou na recuperação de 77 gatos, que eram mantidos em um lar inapropriado.
Há 38 minutos
Por Agência Amazonas
Os tutores acumulavam os animais por vínculo afetivo
De acordo com o delegado Torquato Mozer, titular da unidade policial, as diligências iniciaram após as equipes receberem inúmeras denúncias, relatando odor que exalava da residência.
A operação ocorreu no bairro Jorge Teixeira, zona leste, e contou com apoio do Departamento de Polícia Técnica Científica (DPTC) e Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (SEJUSC).
Segundo a autoridade policial, no local residem três pessoas, que acumulavam os animais por vínculo afetivo. “Com o apoio das equipes de psicólogos e assistência social da SEJUSC, conseguimos retirar os gatos daquele convívio. Alguns eram mantidos soltos, presos por correntes e outros dentro de gaiolas”, explicou o delegado.
“Por se tratar de um caso de saúde pública, foi preparado um grande maquinário para que fosse feito o resgate de todos os animais que estavam no interior da residência”, ressaltou o delegado.
Procedimentos – Os tutores dos gatos serão indiciados por maus-tratos. Os animais serão encaminhados para receber atendimento médico-veterinário em uma clínica apropriada.
Nome da operação – A operação foi batizada como “Bastet”, pois no Egito acreditava-se que os gatos eram a reencarnação da deusa Bastet, por isso, eram tratados da melhor forma possível.