O vereador Jander Lobato (PTB) encerra o ano de 2021 com uma atuação marcada por ações efetivas na vida da população. Do Plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM) às ruas dos bairros da capital, Jander consolidou seu compromisso de fazer um mandato participativo com a população, o que proporcionou dignidade e qualidade de vida para as famílias de Manaus.Jander fiscalizou, debateu, dialogou, defendeu e intermediou junto ao Poder Público as demandas daqueles que mais precisam. Nos bairros, o vereador realizou um trabalho intenso, viabilizando a realização de pequenas e grandes obras que fizeram a diferença na vida de muita gente.
Entre os pleitos atendidos estão a regularização do abastecimento de água em locais como a comunidade Val Paraíso, no bairro Jorge Teixeira, e também no bairro João Paulo, ajudando a colocar água nas torneiras de mais de 300 famílias, após 10 anos, assim como a revitalização da Praça da Matinha, no bairro Presidente Vargas.
Jander viabilizou mutirão de limpeza no Igarapé do Mindu, na área que divide os bairros Armando Mendes e Zumbi 3, e no entorno do Centro de Educação Municipal Infantil (CMEI) Onias Bento, no bairro Aliança com Deus, além da implantação de faixa de pedestre, sinalização e mudança de fluxo de veículos, na rua Imaculada, no bairro Cidade de Deus, zona norte.
O vereador ainda fez a intermediação para o retorno das aulas do Centro Municipal Infantil (CMEI) Beatriz Sverter, no bairro Nova Floresta, zona leste. A infraestrutura, tão necessária para milhares de famílias, foi viabilizada em dezenas de bairros, como na cidade de Deus, na rua Marmelão, onde o asfalto chegou depois de 10 anos de abandono.
No bairro Nova Vitória foi feita a construção de uma ponte para tornar mais segura a travessia dos comunitários. Para os moradores da Comunidade Fazendinha foi realizada a reforma de uma ponte de madeira que dá acesso às suas casas.
Zona rural – O vereador Jander Lobato também teve trabalho na área rural da cidade. Na comunidade São João, no bairro Lago Azul, na BR-174, cerca de 22 ruas foram recapeadas permitindo a volta das linhas de ônibus. Há 15 anos a população clamava por esse serviço.
Outra grande obra viabilizada foi a terraplanagem do Ramal Boa Esperança, na zona rural de Manaus, para melhorar a vida das pessoas que enfrentavam problemas de locomoção devido às más condições da estrada.
Cidadania e solidariedade – O vereador também realizou mutirões para a retirada de documentos em vários bairros, assim como ações sociais em alusão ao dia das crianças, com entregas de brinquedos para crianças carentes dos bairros.
Jander também incentivou a inclusão social e a cidadania. O Campo do Yael, no Parque das Laranjeiras, recebeu terraplanagem, limpeza e instalação de iluminação de LED, tornando-se um lugar seguro para atividades esportivas e de lazer com crianças e adultos.
Projetos – No Plenário da CMM, o vereador teve projetos aprovados e levados à sanção do Prefeito David Almeida. Entre eles, estão os Projetos de Lei nº 110/2021 e 112/2021, que tratam da campanha “Junho Violeta”, em alusão ao Dia Mundial de Consciência contra a Violência à Pessoa Idosa, e sobre medidas de proteção à gravidez e parto, respectivamente.
Jander também marcou sua atuação no combate ao crime de abandono de animais, com um projeto que prevê a colocação, em áreas públicas, de placas, cartazes e outros materiais informativos, sobre as penalidades aplicadas a quem comete o crime de abandono de animais.
Outras importantes ações do vereador foram relacionadas ao apoio aos conselheiros tutelares, manifestações em defesa da pessoa com deficiência e exigência de transparência nas ações referentes à vacinação contra a covid-19.
“Foi um ano de muito trabalho em Manaus. Encerro 2021 grato a Deus pela oportunidade de ajudar muitas famílias a terem dignidade em suas vidas. Agradeço ao Prefeito de Manaus, David Almeida, e ao vice-prefeito e secretário municipal de infraestrutura, Marcos Rotta, e a toda equipe da Prefeitura que nos apoiaram nessas demandas. Seguimos firmes para tornar Manaus um lugar cada vez melhor para se viver”, comentou o vereador Jander Lobato.
Texto: Assessoria de Comunicação do vereador
Fotos: Léia Zagury