Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Com crescimento de 300%, Governo do Amazonas ampliou EJA e atendeu mais de 40 mil pessoas na rede estadual em 2021
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Estado > Com crescimento de 300%, Governo do Amazonas ampliou EJA e atendeu mais de 40 mil pessoas na rede estadual em 2021
Governo do Estado

Com crescimento de 300%, Governo do Amazonas ampliou EJA e atendeu mais de 40 mil pessoas na rede estadual em 2021

4 anos atrás
Compartilhar
3 Min Lidos


Há 43 minutos
Por Janderson Martins

A modalidade alcançou 58 municípios, em um total de 190 escolas

FOTO: Lincoln Ferreira/SEDUC-AMEm seu primeiro ano após a reformulação, a educação de jovens e adultos (EJA) atingiu 41.289  mil alunos, alcançando 58 municípios, em um total de 190 escolas, sendo: 66 em Manaus e 124 no interior. Em 2021, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de educação e Desporto, investiu na ampliação da modalidade, atualizando proposta pedagógica, respeitando aspectos socioculturais e econômicos da população.

Com as mudanças, foi possível aumentar a oferta por meio de matrículas semestrais e minimizar a evasão, já que ficou mais fácil concluir. Em 2020, a EJA registrou 13.468 matrículas, quando ainda tinha uma proposta diferente. Em 2021, esse número subiu para 41.289 matrículas. Assim, a Nova EJA, rendeu um crescimento de 306,5%, dado atribuído à nova proposta curricular e pedagógica da iniciativa. 

Para a secretária de educação, Kuka Chaves, a nova EJA cumpriu seu papel, atendendo público de interesse e garantindo mais oportunidades. “As mudanças foram fundamentais para fortalecer a modalidade de ensino dentro da REDE estadual. Demos um salto em atendimento, conseguimos ampliar um serviço que é tão importante para os amazonenses”, explica. 

Em 2021, após sete anos, a REDE estadual voltou a distribuir material didático para atendimento específico da EJA, o que também tornou a modalidade ainda mais atrativa. 

Com a implantação da Nova EJA, a REDE estadual passou a ofertar a modalidade de ensino em 58 municípios, através de 190 unidades de ensino. Nova Olinda do Norte, NOVO Airão e Urucará integram a lista de cidades que passaram a ofertar o serviço para a comunidade escolar. 

De acordo com a gerente de Atendimento Educacional Específico e da Diversidade, Katia Menezes, em seu primeiro ano, a nova EJA foi bem aceita pela comunidade escolar. 

“Sem dúvida, a modalidade foi bem aceita pela comunidade escolar. Com a reformulação, conseguimos aperfeiçoar as práticas educativas, com tendências animadoras quanto à otimização do tempo de escolarização daqueles que, por qualquer motivo, não tiveram acesso ou continuidade no processo escolar, conforme preconiza a Lei de Diretrizes e Bases da educação Nacional (LDBEN-Lei 9394/96) em seu artigo 37”, finalizou a gerente.

Tags:GovernadorGoverno do Amazonasgoverno do estadoManausNova Olinda do NorteNovo AirãoUrucaráWilson Lima
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Defensoria Pública atende em regime de plantão
Próximo artigo Desembargador do TJAM palestra no encerramento do ano letivo da Escola de Contas Públicas

Mais notícias desta categoria

Amazonas na Feira Internacional de Turismo de Madri

3 anos atrás

Três homens foram detidos por furto durante o fim de semana em Manaus

3 anos atrás

Em Manaus, PM prende dois homens e apreende dois adolescentes com entorpecentes

3 anos atrás

Policiais da Força Tática prendem dois homens e apreende adolescente na zona norte de Manaus

3 anos atrás

Rocam prende dois homens com armas e drogas em Manaus e na Região Metropolitana

3 anos atrás

Mais de 65 quilos de drogas são apreendidos durante operação Hórus em Tabatinga

3 anos atrás

Estudo avalia o desempenho produtivo da cafeicultura no Amazonas

3 anos atrás

Atendimento 190 recebe reforço de novos profissionais

3 anos atrás

Resíduos de sementes do guaraná podem servir como alternativa na produção do etanol

3 anos atrás

Batalhão Ambiental intensifica operação Pantera nas rodovias e na orla de Manaus

3 anos atrás

Boletim: Amazonas atualiza cenário da Covid-19 neste domingo (24/07)

3 anos atrás

JEA’s 2022: Estudante da rede estadual conquista medalha de ouro na modalidade de Natação Infantil

3 anos atrás
Agentes da SSP-AM apreendem sete quilos de drogas no Porto de Manaus
Paciente ganha festa de aniversário em novo projeto de humanização do Hemoam
UEA realiza Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia de 27 a 29 de julho
Procon-AM alerta que instalação de ‘medidores aéreos’ de energia está proibida no Amazonas
JEAs 2022: gêmeos de Boa Vista do Ramos vencem concorrentes e se classificam para vôlei de praia em jogos nacionais
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?