Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: 5º Seminário de Bioeconomia e Negócios Sustentáveis destaca inovação e sustentabilidade na Amazônia
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > 5º Seminário de Bioeconomia e Negócios Sustentáveis destaca inovação e sustentabilidade na Amazônia
Gestão Estadual

5º Seminário de Bioeconomia e Negócios Sustentáveis destaca inovação e sustentabilidade na Amazônia

Por
Última atualização: 12 de novembro de 2024
4 Min Lidos
Compartilhar

Durante o evento, os participantes foram divididos em grupos para debater os quatro eixos temáticos do seminário

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas (Sedecti) promoveu, nesta terça-feira (12/11), o 5º Seminário de Bioeconomia e Negócios Sustentáveis, realizado no Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA), no Distrito Industrial de Manaus. Com o tema Bioeconomia e Inovação Sustentável no Amazonas, o evento reuniu especialistas, pesquisadores, gestores públicos, e representantes de ONGs e da sociedade civil para discutir caminhos viáveis e sustentáveis para o desenvolvimento econômico do Amazonas, valorizando a sociobiodiversidade local.

O secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) da Sedecti, Jeibi Medeiros, liderou o evento representando o titular da pasta, Serafim Corrêa. Em sua fala, Medeiros destacou a importância do seminário para o desenvolvimento da bioeconomia no Amazonas, mencionando que o evento fortalece a elaboração do Plano Estadual de Bioeconomia.

“É uma discussão muito rica, que é de muito proveito para o Estado. A cada edição, fortalecemos a troca entre setores público, privado, acadêmico e sociedade civil, criando um ambiente de colaboração que impulsiona novos negócios, pesquisas e projetos sustentáveis”, afirmou.

O presidente do Conselho Regional de Biologia da 6ª Região (CRBio-06), Felipe Pinheiro, destacou a relevância de estabelecer uma comissão de bioeconomia na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) para consolidar políticas voltadas ao uso sustentável dos recursos naturais e fomentar discussões essenciais para o setor.

“A criação de uma comissão possibilitará a expansão dessa discussão. Considero que é muito vantajoso para o Amazonas, que tem abundância de recursos naturais, ter um espaço onde o Legislativo Estadual possa debater políticas para gerenciar e normatizar o uso desses recursos. Quando buscamos esse diálogo, acredito que a sociedade é a maior beneficiada, e os resultados são melhores para todos.”

Alternativas

O diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento do Amazonas (Ciama), Aluízio Barbosa, compartilhou as ações da Ciama no Comitê Gestor de Bioeconomia, enfatizando o desenvolvimento de fontes de energia alternativa para comunidades isoladas. “A Ciama faz parte do comitê de bioeconomia, e o que coube à Ciama nesse comitê foram as fontes de energias alternativas. Nós já temos alguns estudos com comunidades isoladas. Houve também a iniciativa de promover um curso de pós-graduação em bioeconomia, que capacitará servidores do Estado para dar suporte a esse movimento.”

A diretora de Bionegócios do CBA, Andrea Lanza, falou sobre o processo de transformação do centro em um hub de negócios sustentáveis, focado na comercialização de produtos da biodiversidade amazônica. “Nosso maior desafio é fazer um mapeamento das principais cadeias produtivas e comunidades que trabalham com produtos da biodiversidade”, explicou. Lanza destacou que o objetivo central é apoiar o desenvolvimento econômico das comunidades locais, promovendo o compartilhamento de benefícios com os pequenos produtores, ribeirinhos e moradores das comunidades.

Durante o evento, os participantes foram divididos em grupos para debater os quatro eixos temáticos do seminário: Ecossistema de Negócios; Mudanças Climáticas, Carbono e Internacionalização; Governança, Pessoas e Cultura; e Energia Renovável. Essas sessões resultaram em estratégias para fortalecer a bioeconomia no Amazonas, contribuindo para uma economia mais inclusiva e ambientalmente responsável.

Fotos: Bruno Leão/ Sedecti

  

Tags:Manausmudanças climáticasSEPLANCTI
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Governo do Amazonas

Equipe de wrestling brilha e delegação amazonense chega a nove medalhas nos Jogos da Juventude 2024

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Arsepam realiza visita técnica à construção da Usina Termelétrica (UTE) Manaus I

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Feirão Amazonas Meu Lar gerou R$ 55 milhões em vendas de unidades habitacionais com subsídio estadual, até o momento

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Seas tem programação dedicada ao Dia da Consciência Negra nos Centros de Convivência

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Secretaria de Educação dá início à aplicação das provas do Sadeam 2024

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Manaus

Prefeitura de Manaus promove prévia da ‘Jornada Pedagógica 2025’

Por Redação Informe Digital
19 de novembro de 2024
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?