Os eventos encerram na noite desta sexta-feira (28/04), com as premiações do Expojor e da Abej
Na manhã desta sexta-feira (28/04), os 54 anos de ensino de Jornalismo na Amazônia foi um dos temas abordados no 22° Encontro Nacional de Ensino de Jornalismo (ENEjor) e 3º Congresso de Jornalismo da Amazônia (CONjor). Essa programação da manhã ocorreu no Auditório Rio Solimões, no campus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), zona sul de Manaus.A primeira mesa foi conduzida pelo professor emérito da Ufam, Walmir Albuquerque Barbosa, ex-reitor da Ufam e jornalista formado na 1ª turma de comunicação social da instituição, com a coordenação do professor Allan Rodrigues, diretor da Faculdade de Informação e Comunicação da Ufam (FIC/Ufam). O professor Walmir A. Barbosa contou um pouco sobre a trajetória das instituições de ensino de jornalismo, destacando a Ufam como a primeira universidade do Brasil. “O curso de jornalismo amadureceu apesar de muitos acontecimentos, como a superação legal para formação do jornalista e a crise de mercado da imprensa local. Mesmo assim, as dificuldades não apagaram a chama dos jovens estudantes de jornalismo”, discurso ele.
Fatores que sitiam o jornalismo também foi tema discutido
A programação desta manhã também contou com a conferência ‘Fatores que sitiam o jornalismo’ proferida pelo professor doutor Eugênio Bucci , da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e coordenada pelo professor da FIC/Ufam, João Bosco Ferreira.Na conferência, o professor Eugênio Bucci apontou os três principais desafios enfrentados pelo jornalismo: a evolução da tecnologia, os modelos de negócios (financiamento) e a crise de pensamos. Este último é o motivo de maior preocupação do especialista.”As redações deixaram de ser núcleos pensantes, e se tornaram apenas empacotadoras e distribuidoras de conteúdo. Com isso, a sociedade perde balizas com as quais ela poderia pensar a si mesma”, frisou Bucci.
Encerramento e Premiação Expojor
A cerimônia de encerramento do 22° ENEjor e do 3º CONjor ocorre na noite desta sexta-feira (28/04), às 19h, na Unidade 2 da Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro), localizada na Av. Constantino Nery, 3000, zona Centro-Sul da Capital.Na ocasião, também acontecerá a entrega dos prêmios da Exposição de Produção Experimental em Jornalismo (Expojor) e o da Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (Abej). Ao todo são 12 produtos experimentais concorrendo em 8 categorias.
Sobre o ENEjor e CONjor
Os dois eventos são organizados pelo Grupo de Pesquisa Trokano da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal do Amazonas (FIC/Ufam) e pela Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (Abej). A iniciativa conta com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). Os eventos contaram com 375 inscritos todo o país., 59 trabalhos aprovados para apresentações nos Grupos de Pesquisa (GPs) e Grupos de Trabalho (GTs), seis oficinas voltadas para estudantes e três minicursos destinados à formação continuada de docentes dos cursos de jornalismo. Tanto o ENEjor e o CONjor acontecem de forma presencial nos campus da Ufam, Centro Universitário Fametro, Uninorte e Faculdade Boas Novas, com transmissão ao vivo pelo Youtube, no canal do Portal da Ciência (@portaldaciencia6907).Para saber mais da programação, basta clicar no link a seguir: https://doity.com.br/ensinodejornalismo2023/calendario.