Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: 15 de Outubro: UEA homenageia os grandes mestres da arte de ensinar
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > 15 de Outubro: UEA homenageia os grandes mestres da arte de ensinar
Gestão Estadual

15 de Outubro: UEA homenageia os grandes mestres da arte de ensinar

5 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Figura indispensável no processo de desenvolvimento de uma nação, os profissionais de ensino não estão só presentes nas salas de aula, levando conhecimento, educação e formação, mas também na memória de muitas pessoas que um dia tiveram o privilégio de chamá-los de professor. E, neste 15 de outubro, dia dedicado para homenagear os mestres, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) conta algumas trajetórias brilhantes de professores que ajudaram na construção da maior universidade multicampi do Brasil.

Pioneiro na UEA – Um dos docentes mais antigos da UEA, o Prof. Dr. Anízio de Araújo Cavalcante, graduado em Engenharia Operacional da Indústria da Madeira, passou a integrar o quadro do Instituto de Tecnologia da Amazônia (Utam) em 1˚ de agosto de 1980. Na ocasião, o professor coletava material botânico para xiloteca e o herbário nas redondezas de Manaus e em algumas localidades do interior, como Acajatuba. Realizou cursos voltados à área da secagem e propriedades físicas e mecânicas da madeira que renderam frutos para o Mestrado e o Doutorado Interinstitucional (Dinter).

Com a criação da UEA e a adesão das atividades da Utam pela mesma, conforme o decreto nº 24.788, de 30 de dezembro de 2004, o professor foi transferido para a nova universidade e convidado a participar da criação e implementação da iniciação científica. Ao longo dos anos, nunca parou de buscar novos conhecimentos para a área. Atualmente, o Prof. Anizio leciona disciplinas do Curso de Engenharia Florestal no Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara (Cesit/UEA).

“Não existe arrependimento no trabalho desenvolvido por mim, pois ao olhar para trás, verifico o efeito enriquecedor sobre o repasse de tecnologia e a educação sobre pessoas jovens e maduras, que foram meus alunos ou empresários do ramo da madeira, porém principalmente por haverem se tornado cidadãos cônscios da nossa sociedade, o que me leva a entender que o ato de ensinar não é somente contemporizar a informação, porém cunhar as possibilidades para a adequada produção ou a sua constituição”, completou.

Recém-convocado – Para o professor do Curso de Licenciatura em geografia da escola Normal Superior (ENS/UEA), Julien Marius Reis Thevenin, a experiência profissional já é outra. Nascido em Ilhéus, na Bahia, o docente percorreu diversos estados antes de se firmar na capital do Amazonas. Graduado em geografia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) em 2007, Julien emendou um mestrado em Sergipe, um doutorado em São Paulo e um pós-doutorado em Rondônia, quando começou a alternar as vindas para ver a esposa e o filho em Manaus. Construiu uma família na capital e passou no concurso público para professor na UEA, instituição que ele acredita ser de grande potencial para todo o estado.

Ele é o mais recente convocado para o cargo de professor e ingressou em meio à adaptação do ensino a distância adotado devido à pandemia do NOVO coronavírus. “É um momento de adaptação que não traz apenas prejuízos no processo-aprendizagem, mas que traz a compreensão das tecnologias que poderão auxiliar no processo de ensino dos estudantes após a pandemia. Acredito que, no retorno das atividades, estaremos mais fortes, valorizaremos mais a presença do outro e aproveitaremos mais as aulas. Espero que essa disciplina tenha uma contribuição social e ambiental significativa na UEA, e que sirva de subsídio para as políticas do estado e a conscientização dos cidadãos dentro dos espaços de vida e Cidadania”, concluiu o professor Julien.

Tags:Estado do AmazonasItacoatiaraManaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Hospital Delphina Aziz ajusta divulgação de boletim médico de pacientes internados
Próximo artigo Projeto ‘Bora pro Parque?’ estreia neste domingo (18/10)

Mais notícias desta categoria

Complexo Hospitalar Sul – Modernização e Inovações

10 horas atrás

TransfereGov: Capacitação Essencial para Gestão Pública

13 horas atrás

Zona Franca de Manaus: Parceria com Estudantes Crescente

14 horas atrás

Idam capacitou 272 extrativistas em 2025

14 horas atrás

Decoração de Natal – Prefeitura transforma a praça dos Remédios

1 dia atrás

Prefeito vistoria melhorias nas escolas de Manaus

1 dia atrás

Curso de Vendas com ChatGPT para Mulheres Empreendedoras

2 dias atrás

Vivências Literárias: Valorizando a Escrita Feminina

2 dias atrás

Dia Nacional do Livro – Celebre a Leitura com o Prato Cheio

2 dias atrás

Pronto Atendimento Platão Araújo: Agilidade e Qualidade

2 dias atrás

SPA Outubro Rosa: Cuide do Seu Bem-Estar em Manaus

2 dias atrás

Alfashow Sadeam 2025 – A Educação Lúdica em Foco

3 dias atrás
SIS da UEA: Expectativa para provas de 2025
Boi Manaus – Celebração Cultural Imperdível na Capital
Estratégias de Vendas para Mulheres com ChatGPT
Pioneiras da Polícia Militar: Uma Inspiração Histórica
Prêmio IGMA reconhece Manaus em gestão pública
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?