vigilância hospitalar começa aqui. A equipe da Fundação de Vigilância em saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) está intensificando sua programação de vigilância hospitalar em Caapiranga, de segunda-feira a quinta-feira, neste mês de setembro de 2025. O foco desta iniciativa é atuar na segurança do paciente, ampliando a qualidade do atendimento nas unidades de saúde em todo o estado.
Com o objetivo de fortalecer as políticas públicas de vigilância hospitalar, a FVS-RCP realiza a visita em Caapiranga, um município localizado a cerca de 147 quilômetros de Manaus. Essa ação se alinha à importância das estratégias de vigilância hospitalar, principalmente no interior do Amazonas, onde diversas localidades enfrentam desafios em termos de acesso a serviços de saúde.
A programação começou no dia 22 de setembro e se destina a expandir a implantação dos Núcleos de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (NVEH), dos Núcleos de Segurança do Paciente (NSP) e das Comissões de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à saúde (CCIRAS). Com esses núcleos, a FVS-RCP busca garantir melhores condições de atendimento e proteção ao paciente, oferecendo uma resposta efetiva às necessidades locais de saúde.
Em 2024, 27 dos 61 municípios do Amazonas já contavam com unidades hospitalares estruturadas com os três núcleos implantados, totalizando 81 núcleos de vigilância hospitalar ativos. A diretora-presidente da FVS-RCP ressalta que, em 2025, o processo de implantação avançou ainda mais com a inclusão de seis novos municípios, aumentando a abrangência das ações de vigilância hospitalar.
A diretora de Vigilância Hospitalar e Qualidade da FVS-RCP, Evelyn Campelo, destacou que os resultados indicam um avanço significativo nos números. A cobertura dos Núcleos de Vigilância Hospitalar subiu de 44,26% (27 municípios) em 2024 para 54,09% (33 municípios) em 2025, com expectativas otimistas de alcançar 60,65% (37 municípios) até o final do ano. Isso mostra um comprometimento claro com a segurança do paciente e a promoção da saúde pública no Amazonas.
Além de Caapiranga, outros municípios como Fonte Boa, Anamã, Rio Preto da Eva, Urucará, Barreirinha e Nhamundá também estão se beneficiando com a implantação dos núcleos de vigilância hospitalar. A ação vai além das áreas urbanas, alcançando até o Barco Hospital São João XXIII, que oferece atendimento especializado às comunidades ribeirinhas. Com isso, a FVS-RCP está assegurando que as ações de vigilância hospitalar cheguem a todos os cantos do estado, brindando a segurança do paciente a quem mais precisa.
Neste terceiro quadrimestre de 2025, estão programadas implantações em Uarini, Autazes e Itacoatiara, que já estão se preparando para abrigar essas importantes estruturas. As ações incluem acompanhamento contínuo e capacitação de profissionais, garantindo que os Núcleos de Vigilância Hospitalar operem de forma eficiente e alcancem as diretrizes nacionais de vigilância e segurança do paciente.
Por meio dessas iniciativas, a FVS-RCP demonstra seu compromisso em fortalecer a vigilância hospitalar, essencial para a segurança do paciente no Amazonas. As ações visam um sistema de saúde mais robusto, capaz de atender às demandas emergentes e proporcionar um atendimento de qualidade a toda a população.