saúde AM Digital é um programa inovador que visa ampliar o acesso da população amazonense a serviços médicos especializados. Recentemente, o Governo do Amazonas anunciou a inclusão de novas especialidades na plataforma de Telessaúde, passando de 14 para 17, o que representa uma melhora significativa na saúde digital no estado.
As novíssimas especialidades incluídas são geriatria, alergologia e gastroenterologia. Anteriormente, o programa já disponibilizava uma variedade de especialidades, incluindo dermatologia, urologia, endocrinologia, psiquiatria geral e pediátrica, cardiologia, ortopedia, neurologia geral e pediátrica, ginecologia, psicologia geral e pediátrica, nutrição e pediatria.
Este avanço é um reflexo do compromisso do governo em utilizar tecnologia como middel para encurtar as distâncias entre os cidadãos e especialistas. A secretária de Estado de saúde, Nayara Maksoud, mencionou que a Telessaúde se consolidou como uma alternativa estratégica para a descentralização da assistência especializada. O objetivo é reduzir o tempo de espera por consultas e aumentar a disponibilidade de médicos, especialmente em regiões mais remotas do Amazonas.
A ampliação das especialidades disponíveis permitirá que cidadãos que residem em localidades distantes, como Envira, que está a mais de 3 mil quilômetros da capital, possam realizar consultas médicas sem a necessidade de deslocamento. O acesso à saúde é garantido diretamente de suas casas através do aplicativo saúde AM Digital, que possibilita todo o procedimento de forma online e prática.
Para utilizar o sistema de Telessaúde, o usuário deve inserir seu pedido de consulta com especialista no Sistema de Regulação (Sisreg) e, no dia marcado, acessar o médico do seu próprio celular. A aplicação também admite que aqueles que aguardam pelo chamado no Sisreg recebam notificações via WhatsApp, facilitando ainda mais o acesso ao atendimento.
Além disso, a Secretaria de Estado de saúde (SES-AM) está propondo a instalação de telessalas em Unidades Básicas de saúde em todo o interior do estado, bem como em serviços na capital, como as policlínicas e centros de atenção integral à criança e ao idoso. Até o momento, já existem 87 telessalas instaladas em 33 municípios, incluindo Manaus.
Essa expansão do saúde AM Digital é parte de uma estratégia mais ampla do Governo do Estado para garantir que o acesso à saúde se torne verdadeiramente equitativo. Desde a sua implementação em abril, o programa conseguiu reduzir drasticamente o tempo de espera entre o agendamento e atendimento nas especialidades, passando de 100 para 19 dias.
Além disso, especialidades como psicologia pediátrica tiveram um aumento de oferta em 429% e conseguiram reduzir o tempo de espera em 48%. Em nutrição geral, o crescimento na oferta chegou a 85%, com uma redução de 88% na fila de espera. A saúde no Amazonas está se modernizando e a iniciativa do saúde AM Digital é um exemplo claro disso.
O Governo do Amazonas visa garantir que, mesmo em áreas remotas, os cidadãos possam ter acesso a cuidados médicos essenciais de maneira rápida e eficiente. Intervenções como essas são cruciais para promover a saúde digital e a equidade no atendimento ao cidadão.
Assuntos nesse artigo: #saúde, #saúde_am_digital, #telessaúde, #especialidades, #geriatri, #alergologia, #gastroenterologia, #atendimentomédico, #cuidadoscomasaúde, #tecnologiana saúde, #equidade, #descentralização, #tempoespera, #nayarmaksoud, #amazonas, #programa, #saúdepública, #inovação, #ac essoasaúde, #especialistas, #unidadesbásicas