Acesse aqui a publicação dos Projetos FIP no Serviço Florestal
O FIP é uma iniciativa do Fundo Estratégico do Clima (SCF), parte do Fundo de Investimento Climático (CIF), que completa 15 anos em 2023. Com recursos de diferentes doadores e administrados pelo Banco Mundial, o FIP tem como propósito reduzir o desmatamento e a degradação florestal e promover o manejo sustentável das florestas. Esses grandes eixos de atuação são formas de diminuir as emissões e aprimorar os estoques de carbono florestal em países em desenvolvimento. Por intermédio do Plano de Investimentos do Brasil (PIB), que foca na redução do desmatamento e diminuição da pressão antrópica sobre o Cerrado, o FIP escolheu esse bioma para atuação no Brasil.
Segundo maior bioma do País, o Cerrado ocupa uma área de 2 milhões de quilômetros quadrados e possui a maior biodiversidade entre todas as savanas do mundo, com mais de 11 milhões de espécies de plantas e mais de 2.500 espécies de animais. O Cerrado também se destaca por possuir as nascentes das três maiores bacias hidrográficas da América do Sul e a maior parte dos solos agrícolas do Brasil. Sua vasta superfície se estende entre 11 unidades da federação: BA, GO, MS, MT, PR, MG, SP, TO, MA, PI e DF. O Bioma possui papel estratégico para o meio ambiente, economia e segurança alimentar, além de abrigar grandes reservas de carbono, recursos hídricos e uma biodiversidade impressionante.
A expansão agropecuária trouxe mudanças significativas na cobertura do solo do Cerrado. A transformação da paisagem natural se deve à combinação de inovação tecnológica, investimentos, desenvolvimento de novos conhecimentos e, principalmente, de políticas públicas de ocupação e adensamento econômico do bioma. Essas políticas devem promover o crescimento econômico e a melhoria das condições de vida da população e, em consonância com os grandes desafios nacionais e globais da mudança do clima. Instrumentos e políticas públicas devem minimizar os impactos da degradação dos solos, da perda da biodiversidade, da poluição dos mananciais e das alterações dos ciclos do carbono e da água.
De forma geral, os projetos da carteira FIP contribuem para que o Brasil cumpra metas firmadas em acordos internacionais, relacionadas às mudanças do clima; e sua gestão, no âmbito do Serviço Florestal Brasileiro, fortalecem a missão de conciliar uso e conservação das florestas nacionais, valorizando-as em benefício das gerações presentes e futuras. Se o programa FIP tem como visão central contribuir para o desenvolvimento florestal e proteção do clima, seus projetos encontram no SFB objetivos em comum de promoção do conhecimento, do uso sustentável e da ampliação da cobertura florestal, tornando a agenda florestal estratégica para a economia do Brasil.
Entre os projetos que contemplam as competências institucionais do SFB estão o Cadastro Ambiental Rural (FIP CAR), o Inventário Florestal Nacional (FIP – IFN, fases 1 e 2) e a Gestão Integrada da Paisagem (FIP Paisagens Rurais). Os projetos FIP colocam o SFB como agente central na articulação com os órgãos ambientais estaduais e possibilitam o estabelecimento de parcerias e acordos com instituições de pesquisas, outros órgãos nacionais e internacionais.
Projeto FIP – Forest Investment Program
