Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: Projeto do PCE cria aparelho para monitorar temperatura em tempo real
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Amazonas > Projeto do PCE cria aparelho para monitorar temperatura em tempo real
Amazonas

Projeto do PCE cria aparelho para monitorar temperatura em tempo real

Por biblia
Última atualização: 26 de janeiro de 2023
5 Min Lidos
Compartilhar

Contents
MetodologiaIdeiaPCE

Por Agência Amazonas

A atividade recebe apoio do Governo do Amazonas, por meio da Fapeam

FOTO: Acervo do professor Osmar Martins

Em Manaus, estudantes construíram um sistema eletrônico que registra e monitora dados sobre a temperatura e a umidade do ar em tempo real. O aparelho, confeccionado por alunos da Escola Municipal Gilberto Rodrigues dos Santos, na zona norte da capital, tem o objetivo de potencializar a compreensão dos alunos em relação aos temas que envolvem as mudanças climáticas. O projeto recebeu apoio do Governo do Amazonas, via Programa Ciência na Escola, fomentado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

De acordo com o professor de Geografia Osmar Martins, coordenador do projeto, o equipamento possibilitou aos estudantes observar diariamente, ao longo de duas semanas, dados sobre a temperatura e a umidade do ar na estação de monitoramento preparada para a pesquisa, localizada próxima ao estacionamento da escola.

“Os alunos construíram o sistema a partir da placa arduino, para assim montar a estação de monitoramento com seus componentes eletrônicos. O sensor de temperatura e umidade realiza a identificação destas duas grandezas e as converte em um sinal elétrico que é interpretado pelo arduino. Foi reutilizada uma caixa de papelão para fixar e abrigar todos os componentes e assim viabilizar a mobilidade do sensor na atividade de campo”, explicou.

Metodologia

FOTO: Acervo do professor Osmar Martins

Ao todo, o estudo contou com a participação de três alunos do 7º ano da escola. Um estudante ficou responsável por organizar a parte teórica, entre as quais, a seleção do material didático, vídeos e exercícios de fixação. Outro aluno atuou na testagem dos comandos das linhas de programação do arduino.

Por sua vez, o terceiro integrante realizou a tabulação dos dados de temperatura e umidade do ar obtidos pelo aparelho ao longo das duas semanas. Todos participaram da montagem do equipamento e das medições, coletadas nos horários de intervalo das aulas.

Ideia

FOTOS: Acervo do professor Osmar Martins

Segundo o professor, a ideia para o desenvolvimento do projeto surgiu com a pretensão de tornar atrativo os conteúdos teóricos referentes ao assunto, entre os quais, clima, tempo atmosférico, temperatura, precipitação e umidade que, conforme o coordenador, muitas vezes são apresentados de forma abstrata.

“Diante disso, foi pensada a construção de nosso próprio aparelho para monitorar as questões atmosféricas de forma básica. Assim, surgiu a ideia da criação de um protótipo capaz de coletar dados de temperatura (°C) e umidade (%) em tempo real”, narrou.

Os estudantes que participaram do projeto apresentaram domínio dos conteúdos relativos ao tema, além de maior conhecimento das características e particularidades do clima equatorial.

O projeto, denominado “Construção de um sistema eletrônico termopluviométrico como forma de facilitar o entendimento das questões climáticas”, iniciou em julho e foi concluído em novembro de 2022.

PCE

A iniciativa recebeu apoio da Fapeam, via o edital Nº 004/2022 do Programa Ciência na Escola.

O PCE é uma ação criada pela Fapeam, direcionada à participação de professores e estudantes de escolas públicas estaduais do Amazonas e municipais de Manaus, em projetos de pesquisa científica e de inovação tecnológica.

Em 2022, numa ação inédita, a Fapeam aprovou por mérito 974 projetos inscritos no PCE, 274 a mais que o previsto em edital, o programa que contempla a participação de professores e estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, da 1ª à 3ª série do ensino médio e suas modalidades: educação de jovens e adultos, educação escolar indígena, atendimento educacional específico e Projeto Avançar, em projetos de pesquisa desenvolvidos em escolas públicas estaduais sediadas no Amazonas e municipais de Manaus.

Tags:Estado do AmazonasGoverno do AmazonasManausmanchetemudanças climáticas
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Política

Lira defende legalidade na destinação de emendas de comissão ao orçamento de 2024

Por biblia
27 de dezembro de 2024
Política

Sancionada lei que garante seguridade especial para cooperados que trabalham no campo

Por biblia
27 de dezembro de 2024
Política

Projeto cria Plano de Gestão Integrada de Recursos Hídricos na Região Norte

Por biblia
27 de dezembro de 2024

Arthur Lira afirma que pagamento de emendas está respeitando determinações do STF

Por biblia
27 de dezembro de 2024
Política

Câmara aprovou projeto que amplia incentivos para indústria de semicondutores

Por biblia
27 de dezembro de 2024
Política

Câmara garante ajuda para reconstrução do Rio Grande do Sul

Por biblia
27 de dezembro de 2024
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?