Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Projeto de extensão “Jornalismo Indígena”, da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), realiza oficina sobre produção de notícias para indígenas do Parque das Tribos
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Amazonas > Projeto de extensão “Jornalismo Indígena”, da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), realiza oficina sobre produção de notícias para indígenas do Parque das Tribos
AmazonasEducação

Projeto de extensão “Jornalismo Indígena”, da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), realiza oficina sobre produção de notícias para indígenas do Parque das Tribos

2 anos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Próximo ciclo de oficinas inicia no dia 4 de março e abordará o tema “Oficina de Diagramação: Os Fundamentos do Design Editorial Aplicados na construção de um Jornal Indígena”.
Texto: Mediação – UFAM/ Sofia Castro
Fotos: Mediação – UFAM/Camila Barbosa Oliveira
Edição para o site da UFAM: Ascom – UFAM Márcia Grana
 A quarta oficina do projeto de extensão “Jornalismo Indígena”, com o tema “A Produção da Notícia”, foi finalizada na última sexta-feira (24/02), na comunidade indígena Parque das Tribos. Ministrada pela professora Mirna Feitoza Pereira, do curso de Jornalismo da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC/UFAM), em parceria com a jornalista da TV UFAM, Renata de Lima, o o evento tratou de etapas significativas da produção de uma notícia, como o processo de seleção das informações e o de produção da matéria em vídeo. Houve também troca de experiências, opiniões e recomendações a respeito da prática do jornalismo na atualidade.
No primeiro encontro, conduzido pela professora Mirna Feitoza, o objetivo foi despertar a sensibilidade jornalística nos participantes, destacando o valor-notícia e os critérios de seleção da notícia, tendo como referências Mauro Wolf e Felipe Pena. Após a apresentação da parte teórica, os participantes analisaram o noticiário de acordo com esses conceitos e foram convidados a sugerir uma pauta que refletisse as demandas da comunidade indígena.
Sobre o trabalho do jornalista no processo de produção da notícia, Danielle Delgado, da etnia Baré, compartilhou sua experiência enfatizando a importância e o cuidado na apuração de uma notícia. “Eu já possuía um pouco de conhecimento em relação à produção de TV, mas nenhum conhecimento sobre o jornalismo. Em relação à notícia, pude aprender sobre a construção da reportagem, a importância das fontes, de investigar, verificar in loco os acontecimentos, ouvir os vários lados. Enfim, de fazer análise crítica do jornalismo”, disse a participante.
A jornalista Renata de Lima teve como objetivo apresentar a parte técnica, com os equipamentos de gravação e as fases de produção da notícia em vídeo, desde o planejamento e a estruturação do roteiro, até a edição e a divulgação do produto, para que os participantes produzissem seu próprio material audiovisual. Os principais equipamentos trabalhados foram o celular e o fone de ouvido, por serem meios mais acessíveis para a produção.
Os assuntos tratados pela jornalista Renata complementaram os conteúdos abordados pela professora Mirna, para que, segundo a jornalista, os participantes pudessem “desenvolver a notícia, partindo do audiovisual”. Na finalização da oficina, os participantes realizaram um debate sobre as pautas sugeridas por eles, além de uma mostra de suas produções jornalísticas audiovisuais, seguida de pontuações feitas pelas ministrantes. “O foco principal do projeto é trabalhar o jornalismo indígena no Parque das Tribos, para que a comunidade possa assumir o protagonismo naquilo que deseja colocar no mundo como notícia.”, ressaltou a professora Mirna.
Próxima oficina
O próximo ciclo de oficinas terá início no dia 4 de março de 2023, e será ministrado pela professora Sarah Batista Correa, da Faculdade Martha Falcão, com o tema “Oficina de Diagramação: Os Fundamentos do Design Editorial Aplicados na construção de um Jornal Indígena”.
Sobre o projeto
Vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão (PIBEX/Proext/UFAM), o projeto “Jornalismo Indígena” será realizado no Parque das Tribos até julho de 2023.
A equipe é composta por 15 pessoas, entre lideranças indígenas, professores, estudantes e jornalistas egressos do curso de Jornalismo da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC/UFAM), além de professores e professoras da Faculdade de Letras e Faculdade de educação e de uma docente e estudantes do curso de Design da Faculdade Martha Falcão.
Na UFAM, o projeto é liderado pelo Mediação – Grupo de Pesquisa em Comunicação, Complexidade e Culturas, da Faculdade de Informação e Comunicação, com o apoio do Laboratório de Análise e Criação Multimídia da Faculdade de Letras e da Prefeitura do Campus, por meio da Coordenação de Transportes do Departamento de Logística e Meio Ambiente.

Tags:EducaçãoEstado do Amazonasmanchetemeio ambienteUniversidadeUniversidade Federal do Amazonas - UFAM
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Raiff Matos quer garantir que fim de ano gospel vire Lei em Manaus
Próximo artigo Projeto anula regra para redistribuição de cargos efetivos editada no governo Bolsonaro

Mais notícias desta categoria

Suframa firmará convênio com o Ifam para uso de laboratório de testes no setor termoplástico

9 meses atrás

Suframa visita planta da Sakura no PIM

9 meses atrás

Corregedora-Geral do MPAM é condecorada pelo Ministério Público Militar, em Brasília

9 meses atrás

MPAM adota medidas contra supostas práticas abusivas no sistema de pagamento do Zona Azul

9 meses atrás

Ministério Público do Amazonas divulga resultado final do exame de seleção para estágio de direito

9 meses atrás

Técnicas e metodologia de escuta ativa pautam workshop de mediação de conflitos promovido pelo Nupa/MPAM para integrantes do projeto “IDH+”

9 meses atrás

MPAM instaura inquérito civil para apurar se obras estão afetando qualidade da água em igarapé de Manaus

9 meses atrás

Sem vagas para cotas raciais, concurso da Câmara Municipal motiva ação civil pública do MPAM

9 meses atrás

Ministério Público, Boi Caprichoso e MPT firmam acordo para garantir segurança no Festival de Parintins

9 meses atrás

SSP-AM participa de ação social para emissão da Carteira de Identidade Nacional voltada a pessoas em situação de rua

9 meses atrás

Em ações no bairro Petrópolis, Polícia Militar do Amazonas prende homem e apreende drogas e arma de fogo

9 meses atrás

Violência doméstica: Polícia Civil prende homem por agredir fisicamente a companheira no bairro Cidade de Deus

9 meses atrás

MPAM, TJAM e Sejusc discutem criação de Grupo de Trabalho para fortalecer o serviço de acolhimento familiar no Amazonas

Ex-prefeito de Manacapuru é denunciado pelo MP por desvio de R$ 2 milhões do Fundo de Previdência

Gaeco/MPAM deflagra Operação Joeira, cumprindo mandados de busca e apreensão, prisão e medidas assecuratórias de mais de R$ 1 milhão

MPAM instaura inquérito civil para apurar se obras estão afetando qualidade da água em igarapé de Manaus

Sem vagas para cotas raciais, concurso da Câmara Municipal motiva ação civil pública do MPAM

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?