Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Projeto apoiado pelo Governo do Amazonas analisa o potencial de resíduos agroindustriais amazônicos
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Projeto apoiado pelo Governo do Amazonas analisa o potencial de resíduos agroindustriais amazônicos
Governo do Amazonas

Projeto apoiado pelo Governo do Amazonas analisa o potencial de resíduos agroindustriais amazônicos

3 meses atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

Estudo foi fomentado pelo Programa de Apoio à CT&I em Áreas Prioritárias, da Fapeam

Foto: Arquivo do pesquisador Flávio Augusto.

Transformar resíduos agroindustriais da Amazônia, como sementes de açaí, cascas de tucumã, bem como folhas e coroas de abacaxi, em compostos químicos de alto valor agregado foi o objetivo de uma pesquisa apoiada pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

O projeto “Desenvolvimento de compostos de alto valor agregado a partir de resíduos agroindustriais amazônicos” foi realizado via Programa de Apoio à Ciência, Tecnologia e Inovação em Áreas Prioritárias para o Estado do Amazonas – CT&I ÁREAS PRIORITÁRIAS, edital n° 010/2021.

A ideia é que compostos orgânicos como o ácido levulínico, furfural e hidroximetilfurfural possam contribuir para o desenvolvimento de produtos em diversas áreas industriais, incluindo biocombustíveis, fármacos, cosméticos e embalagens sustentáveis, atividades que podem beneficiar a região amazônica no contexto da Bioeconomia.

O estudo foi coordenado pelo pesquisador Flávio Augusto de Freitas, doutor em ciências (Química), gerente do Núcleo de Materiais e Energia do Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA) e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). A pesquisa leva em consideração aspectos da inovação, a valorização da biodiversidade amazônica e a sustentabilidade.

O foco do estudo está também na diminuição dos impactos ambientais e na conservação da biodiversidade. Flávio Augusto afirma que os resíduos agroindustriais costumam ser descartados de maneira inadequada, poluindo aquíferos e, quando queimados, causando impactos severos no efeito estufa. Ele explica que o projeto contribui também para a melhora da saúde pública, já que muitas pessoas vivem em comunidades próximas às plantações e centros industriais.

De acordo com o coordenador, a aplicação correta dos resíduos agroindustriais como matéria-prima se encaixa no modelo da chamada economia Circular, pois incentiva a redução do desperdício de insumos. Além disso, os compostos químicos analisados apresentam um alto potencial de serem absorvidos pelas indústrias que fazem parte do Polo Industrial de Manaus (PIM).

Fotos: Arquivo do pesquisador Flávio Augusto.

Metodologia

Folhas e coroas de abacaxi, matérias-primas que fazem parte da pesquisa, foram adquiridas em feiras da região metropolitana de Manaus e no município de Tefé (distante a 523 quilômetros da capital).
“A escolha desses pontos permitiu uma representatividade regional e o uso de resíduos reais, comumente gerados por pequenos produtores e feirantes locais”, relatou.

As diferentes etapas do estudo incluíram a caracterização de teores lignocelulósicos, além do pré-tratamento e análise dos resíduos coletados. As matérias-primas lignocelulósicas reúnem materiais de origem vegetal, que são compostos principalmente por três polímeros estruturais: celulose, hemicelulose e lignina.

“São abundantes em resíduos agrícolas, como palhas, bagaços, cascas e sementes, e representam uma alternativa sustentável por serem renováveis, não concorrentes com alimentos e altamente disponíveis na Amazônia”, descreveu Flávio Augusto.

A pesquisa foi conduzida em uma parceria do CBA com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em Manaus. A expectativa é que o projeto auxilie no aperfeiçoamento de mão de obra altamente qualificada e no desenvolvimento de novas tecnologias, gerando emprego e renda.

O projeto aponta a necessidade de uma conscientização social e acadêmica sobre a geração, uso e monetização de resíduos agroindustriais. O pesquisador informa que esses insumos passam a ganhar um outro valor à medida em que deixam de ser considerados lixo. Incentivando cadeias produtivas sustentáveis com base técnica, surge a oportunidade de substituir insumos fósseis por alternativas renováveis.

“A longo prazo, este projeto pavimenta o caminho para o desenvolvimento de biorrefinarias na Amazônia, capazes de transformar resíduos em bioprodutos industriais. Isso PODE impulsionar a criação de startups locais, reduzir a dependência de petróleo e atrair investimentos em tecnologias limpas”, afirmou.

Apoio da Fapeam:

Flávio Augusto define o apoio da Fundação como algo decisivo para o andamento da pesquisa, com a aquisição de equipamentos e a participação de bolsistas durante as atividades experimentais.

“Mais do que recursos, a Fapeam viabilizou a construção de conhecimento científico em uma área estratégica para o estado do Amazonas, promovendo a autonomia tecnológica da região”, concluiu.

CT&I Áreas Prioritárias

O post Projeto apoiado pelo Governo do Amazonas analisa o potencial de resíduos agroindustriais amazônicos apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Com atuação da PGE-AM, Estado lança edital para contratação de empresa de ginecologia, obstetrícia e diagnóstico por imagem
Próximo artigo Com urbanização a todo vapor, complexo Rei Pelé entra na reta final e deve transformar mobilidade e lazer na zona Leste de Manaus

Mais notícias desta categoria

Procon-AM realiza fiscalizações em Coari e Codajás após denúncias de consumidores

9 horas atrás

Afeam realiza 2ª Feira de Negócios e Inovação com expectativa de liberar R$ 10 milhões em crédito

13 horas atrás

Ipaam recebe estudantes no Bosque Vandete Rocha e abre agenda de visitação para escolas e universidades

13 horas atrás

Governador Wilson Lima visita obra de pavimentação da estrada Codajás-Anori e inaugura iluminação pública de LED em Beruri e Anori

18 horas atrás

Governador Wilson Lima reforça apoio ao setor primário e social com entregas em Beruri e Anori

1 dia atrás

Governador Wilson Lima inaugura ponto fixo do Crédito Rosa em Beruri

1 dia atrás

Governo do Amazonas apoia projeto de melhoria da infraestrutura de laboratório em Tefé

1 dia atrás

Governador Wilson Lima inaugura salas de Telessaúde em Beruri e Anori, alcançando mais da metade dos municípios do Amazonas

1 dia atrás

Parintins vai ganhar laboratório de análise de água, construído pelo Governo do Amazonas

1 dia atrás

Profissionais da FVS-RCP recebem treinamento em primeiros socorros na programação do curso Mais Saúde com Agente

1 dia atrás

Hemoam envia 4.800 bolsas de plasma para a produção de medicamentos na Suíça

1 dia atrás

Alunos da zona norte participam do Congresso Estudantil

2 dias atrás
Governo do Amazonas promove a 6ª Conferência Estadual das Cidades, para avançar no desenvolvimento urbano
Higienização das mãos é tema de capacitação para profissionais de saúde no Amazonas
Largo de São Sebastião recebe a 2ª edição do projeto ‘Banzeiro Cabôco’
Educação, cultura e memória marcam os 23 anos de fundação da Biblioteca Genesino Braga
Escolas Estaduais do Amazonas se destacam em Olimpíada Brasileira de Linguística
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?