Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Prefeitura promove palestras sobre saúde mental em alusão ao ‘Janeiro Branco’ para idosos e colaboradores da Fundação Dr. Thomas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura promove palestras sobre saúde mental em alusão ao ‘Janeiro Branco’ para idosos e colaboradores da Fundação Dr. Thomas
Manaus

Prefeitura promove palestras sobre saúde mental em alusão ao ‘Janeiro Branco’ para idosos e colaboradores da Fundação Dr. Thomas

10 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação de Apoio ao Idoso Dr. Thomas (FDT), em parceria com a Secretaria Municipal de saúde (Semsa), realizou, nesta sexta-feira, 24/1, uma série de palestras e rodas de conversas voltadas para os servidores e idosos da Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPIS), da FDT, em alusão à campanha ‘Janeiro Branco’. O evento, realizado no Centro de Convivência da FDT, localizado na rua Doutor Thomas, 798, Nossa Senhora das Graças, na zona Centro-Sul da capital, teve como objetivo sensibilizar os participantes sobre a importância da saúde mental e do bem-estar emocional. 

As palestras foram conduzidas por profissionais do departamento de Qualidade de Vida do trabalho da Semsa, que abordaram temas essenciais para a promoção da qualidade de vida, como a prevenção ao estresse, a gestão emocional e o autocuidado, destacando a relevância de se falar abertamente sobre questões psicológicas e de buscar apoio quando necessário.

O diretor-presidente da FDT, Eduardo Lucas, reforçou a importância da iniciativa e do diálogo sobre saúde mental, principalmente, da pessoa idosa. “A saúde mental é um componente fundamental para o bem-estar de todos, e é essencial que tenhamos espaços como esse, onde Podemos refletir sobre nossas emoções e buscar formas de cuidar da nossa mente. E para os idosos, a atenção especial se torna ainda mais importante, já que o envelhecimento traz consigo não apenas desafios físicos, mas também psicológicos e cognitivos. Para nós é gratificante ver nossos colaboradores e os idosos da FDT envolvidos nesse processo de conscientização”, destacou o presidente.

Segundo o gerente de psicologia da FDT, Adriano Lago, a saúde mental é um tema essencial que precisa ser trabalhado e disseminado em todas as faixas etárias – desde crianças até os idosos. 

“Esse é um tema especialmente relevante em instituições que atendem pessoas idosas, principalmente aquelas com média e alta dependência, que permanecem por longos períodos. O processo de envelhecimento, por si só, já traz perdas, traumas e diversos desafios, e é fundamental abordá-los com cuidado e atenção ao longo do tempo. Vale destacar que o trabalho de promoção da saúde mental não é realizado apenas pela psicologia, mas envolve toda a equipe multidisciplinar. Em cada área, com suas diferentes abordagens, essa equipe trabalha o bem-estar psicossocial dos idosos, cuidando de seus sentimentos, afetividade e pensamentos”, explicou o profissional.

Além das palestras, o encontro proporcionou um ambiente de interação e escuta, com dinâmica interativa e exercícios de respiração, onde os participantes também puderam esclarecer dúvidas, ouvir histórias inspiradoras e aprender práticas simples de autocuidado. A ação é um reflexo do compromisso da FDT com o fortalecimento da saúde mental e a promoção de qualidade de vida para todos os grupos atendidos pela instituição.

— — –
Texto e fotos – Fábio Simões / FDT

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Gigantes da Floresta fecha em decorrência do clima nesta sexta
Próximo artigo Inscrições para 2ª edição do projeto ‘Aldeia Cultural’ encerram neste domingo, 26/1

Mais notícias desta categoria

Prefeitura de Manaus realiza final de basquete nos Jogos dos Servidores da Semed

2 horas atrás

Trecho de viaduto da Torquato Tapajós será interditado para simulação de emergência na rede de gás natural

3 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza oitava operação de transbordo

1 dia atrás

Prefeitura promove ação lúdica de educação de trânsito

1 dia atrás

Unidades móveis de saúde atendem em novos locais

1 dia atrás

Sine Manaus oferta 540 vagas de emprego nesta segunda–feira

1 dia atrás

Prefeitura de Manaus recepciona dirigentes do Banco Mundial

2 dias atrás

Prefeitura divulga edital dos concursos da CGM e da Semmas

2 dias atrás

Obra de recuperação asfáltica revitaliza via

2 dias atrás

Prefeitura realiza ação integrada de enfrentamento à exploração

2 dias atrás

Prefeitura de Manaus marca presença na 37ª edição do Festuris

2 dias atrás

Via do Jorge Teixeira é contemplada com o ‘Plano de Verão’

3 dias atrás
Dez unidades de saúde da Prefeitura de Manaus ofertam vacinação contra influenza neste sábado
Auriculoterapia terá reforço de mais profissionais capacitados
Gestores da prefeitura participam de congresso do Fonajus
Com investimento superior a R$ 3 milhões, Prefeitura de Manaus lança edital para o desfile das escolas de samba 2026
Operação especial de trânsito para corrida neste domingo, 9/11
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?