Com a adesão de mais 57 escolas de Manaus ao Programa de Saúde na Escola (PSE) para o ciclo 2025-2026, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), vem realizando o processo de capacitação de 250 profissionais para a execução das ações do programa.
Até 2024, o PSE em Manaus contava com 293 escolas, entre estaduais e municipais, atendendo 154 mil alunos. Com as novas adesões, 350 escolas estão agora incluídas no programa, passando a beneficiar 180 mil estudantes.
A chefe do Núcleo do Programa Saúde na Escolas (PSE/Semsa), enfermeira Jailce Nogueira Dória, explica que cada escola com adesão ao PSE tem vínculo direto com uma equipe de saúde, o que garante a intersetorialidade entre saúde e educação.
O município de Manaus aderiu ao programa em 2008, iniciando as atividades no ano de 2009, e a cada dois anos podem ser feitas novas adesões para a inclusão de mais escolas.
“O programa prevê o cuidado integral à saúde dos estudantes, bem como a formação integral de educação, com ações de prevenção e promoção à saúde. É um trabalho que envolve 14 temáticas, desde alimentação saudável até prevenção de acidentes e violências”, explica Jailce Dória.
Para a execução das ações no ciclo 2025-2026, a Semsa desenvolveu um cronograma para reforçar a capacitação de profissionais que atuam no programa, envolvendo médicos, enfermeiros, cirurgiões dentistas, agentes comunitários de saúde (ACSs) e Auxiliares de Saúde Bucal (ASBs). O processo foi iniciado em março, quando houve a nova adesão, e será concluído no mês de maio.
De acordo com Jailce Dória, a capacitação aborda, em aulas expositivas, as ações prioritárias do PSE para o ciclo 2025-2026, aula prática de inserção de dados no e-SUS APS, que é o sistema de informação do Ministério da Saúde utilizado para reestruturar e qualificar as informações da Atenção Primária à Saúde (APS).
“Foram realizados também encontros presenciais entre as Divisões de Educação das secretarias estadual (Seduc) e municipal (Semed), com os técnicos do PSE nos Distritos de Saúde (Disas) Norte, Sul, Leste, Oeste e Rural, e sensibilização dos diretores escolares quanto às ações prioritárias”, informa Jailce.
No novo ciclo, o PSE já iniciou as atividades e ao longo do ano serão desenvolvidas ações em 14 temáticas: alimentação saudável e prevenção de obesidade; saúde sexual e reprodutiva, prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e HIV; prevenção das violências e dos acidentes; promoção da cultura da paz e direitos humanos; saúde mental; verificação de situação vacinal; saúde ambiental; promoção da atividade física; prevenção de doenças negligenciadas; prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas; saúde bucal; saúde auditiva; saúde ocular; e prevenção à Covid-19.
— — —
Texto – Eurivânia Galúcio / Semsa
Fotos – Divulgação / Semsa