Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Prefeitura alinha ações para ampliar rede de diagnóstico da malária na zona urbana
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura alinha ações para ampliar rede de diagnóstico da malária na zona urbana
Manaus

Prefeitura alinha ações para ampliar rede de diagnóstico da malária na zona urbana

9 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Agentes Comunitários de saúde (ACSs) e Agentes de Controle de Endemias (ACSs), que atuam na REDE de saúde de Manaus, participaram de uma reunião nesta quarta-feira, 12/2, para apresentação da proposta de ampliação da REDE de diagnóstico da malária nas quatro zonas urbanas da cidade, que será implementada no ano de 2025.

A reunião, realizada no auditório da Secretaria Municipal de saúde (Semsa), no bairro Adrianópolis, representou mais uma etapa do processo de preparação dos profissionais da REDE para a ampliação do serviço em Unidades de saúde nas zonas Norte, Sul, Leste e Oeste.

Durante a reunião, o subsecretário de Gestão da saúde, Djalma Coelho, informou que a proposta é tanto para a ampliação no número de pontos de atendimento para o acesso ao diagnóstico da malária, quanto para a oferta do tratamento.

“Por muito tempo, houve esse pensamento de que a malária estaria nas áreas periféricas, com igarapés e áreas de floresta, onde há a proliferação do mosquito transmissor da doença. Só que a população que frequenta esses lugares, muitas vezes mora na zona urbana e vai manifestar os sintomas na zona urbana”, afirmou Djalma Coelho.

O subsecretário destacou ainda a importância da ampliação para que seja possível obter um diagnóstico precoce e o tratamento em tempo oportuno, garantindo um melhor cuidado para a cura do paciente. “O diagnóstico tardio da malária é muito ruim para a saúde do paciente e ocorre muitas vezes pelo desconhecimento dos sintomas da doença, o que atrasa a busca por atendimento. Mas também PODE acontecer uma dificuldade em acessar uma unidade de saúde que ofereça o diagnóstico. Com a ampliação da REDE, o acesso ao serviço será mais fácil e rápido”, destacou Djalma.

Atualmente, Manaus conta com 51 pontos de atendimento para o diagnóstico de malária na REDE municipal, sendo 21 na área urbana (cinco bases operacionais, 15 Unidades de saúde da Família e Maternidade Moura Tapajóz), 29 na área Rural (terrestre e fluvial) e um em Unidade Móvel.

De acordo com a diretora de Vigilância Epidemiológica, Ambiental, Zoonoses e de saúde do trabalhador (DVAE), enfermeira Marinélia Ferreira, na zona rural de Manaus já há uma REDE de diagnóstico mais consolidada para o atendimento à população e por isso a ampliação neste momento está sendo direcionada mais para a zona urbana, com a oferta do teste rápido da malária e também o exame de gota espessa.

A diretora explica que uma das etapas para o processo de ampliação da REDE é o alinhamento das ações juntos aos profissionais, incluindo os ACSs e ACEs que atuam nas Unidades de saúde de forma mais próxima das comunidades e podem identificar mais rapidamente os casos suspeitos de agravos entre a população.

“Estamos reunindo com os servidores para alinhar o planejamento, o que deve seguir até o mês de abril, e capacitar técnicos e outros profissionais das Unidades de saúde onde haverá a implantação ou ampliação da oferta do diagnóstico na rotina de atendimento. A ideia é garantir um diagnóstico rápido, tratamento oportuno, o que vai resultar na quebra do ciclo de transmissão e evitar novos casos de malária”, informou Marinélia Ferreira.

Sintomas

Doença infecciosa febril aguda, a malária é transmitida por meio da picada de fêmea do mosquito Anopheles infectadas por protozoários do gênero Plasmodium, que é o causador da doença. Os sintomas mais comuns da malária são: febre alta, calafrios, tremores, sudorese e dor de cabeça. A doença tem cura e o tratamento é gratuito, mas, se não for diagnosticada e tratada de forma precoce e adequada, PODE evoluir para formas graves.

O cronograma da Semsa prevê a ampliação do diagnóstico da malária nas quatro zonas de Manaus, de acordo com o processo de análise junto às unidades de saúde.

Para a ACE Lediane da Silva Mota, que atua na Base Operacional João Paulo, zona Leste, a ampliação do serviço vai contribuir com o diagnóstico precoce dos casos de malária.

“Nossa equipe atua principalmente nas comunidades do Brasileirinho e Água Branca, com diagnóstico, tratamento e acompanhamento do paciente. A oferta do teste rápido ajuda muito as comunidades que ficam mais distantes de Manaus, e Podemos oferecer o tratamento de acordo com o recomendado pelo Ministério da saúde, para a malária vivax e falciparum”, afirmou Lediane.

— — —
Texto – Eurivânia Galúcio / Semsa
Fotos – Divulgação / Semsa

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior PMM realiza Jornada Pedagógica para coordenadores dos CTEs
Próximo artigo Prefeitura intensifica limpeza dos igarapés para prevenir alagamentos e melhorar a qualidade de vida dos manauaras

Mais notícias desta categoria

PMM capacita com workshop “Corte Feminino”

1 hora atrás

Atendimentos na policlínica Castelo Branco serão suspensos nesta sexta-feira

1 hora atrás

NOTA – PMM alerta a população para o golpe da casa própria

1 hora atrás

Prefeitura de Manaus avança com a 9ª intervenção viária da gestão e leva mais mobilidade e segurança à zona Leste

2 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza 4ª edição do projeto ‘Jogo Limpo’

15 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza operação ‘Transporte Legal’

18 horas atrás

Prefeitura realiza dragagem no bairro Colônia Santo Antônio

18 horas atrás

Prefeitura de Manaus substitui tubulação rompida em igarapé

18 horas atrás

DDZ Norte da prefeitura coloca Manaus em destaque

19 horas atrás

Servidoras da prefeitura discutem odontologia e saúde pública

19 horas atrás

Prefeitura recupera drenagem comprometida por tubulação irregular no São Francisco

19 horas atrás

Prefeitura de Manaus inicia 7ª edição da Expocreati 2025

20 horas atrás
Romu apreende drogas e simulacros no Centro Histórico de Manaus
Prefeitura promove capacitação e integração para cuidadores e maqueiros da FDT
Manaus é reconhecida com o ‘Selo de Gestão Sustentável’
Prefeitura de Manaus realiza desobstrução de galeria subterrânea
Manaus se consolida como liderança amazônica em saneamento inclusivo
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?