O prefeito de Manaus, David Almeida, acompanhou em tempo real, nesta terça-feira, 14/10, no Centro de Cooperação da Cidade (CCC), a forte chuva que atingiu a capital, resultando em 85 milímetros de precipitação em toda cidade, e em 16 ocorrências registradas pela Defesa Civil Municipal até 17h30. Por determinação do prefeito, o gabinete de crise da Prefeitura de Manaus permanece em prontidão máxima para garantir uma pronta resposta à população.
Por volta das 15h15, foi emitido um alerta severo por meio do sistema nacional “Defesa Civil Alerta”, que chegou a todos os celulares habilitados na cidade. O aviso ocorreu poucos minutos após o prefeito informar à população, em vídeo nas redes sociais, que o alerta seria disparado. O sinal sonoro não foi realizado diretamente pela Defesa Civil Municipal, mas dentro do protocolo de integração do sistema, que permite a atuação conjunta entre os diferentes níveis de gestão de risco e resposta a desastres, e que faz parte do sistema integrado de alertas operado de forma conjunta entre as Defesas Civis federal, estadual e municipal.
“São 15h10 desta terça-feira. Estamos acompanhando as fortes chuvas que estão caindo na cidade de Manaus. Daqui a pouco nós vamos ter o alerta da Defesa Civil. Peço atenção a você que mora em área de risco, a você que está próximo de lugares onde corre risco, que nós possamos ter atenção máxima, porque nós estamos com uma chuva bem intensa na nossa cidade”, afirmou o prefeito em vídeo publicado nas redes sociais.
Mais tarde, ao lado do secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Alberto Siqueira, e do secretário-executivo da Defesa Civil Municipal, coronel Lima Júnior, David Almeida mostrou o monitoramento e o direcionamento das equipes de campo para atendimento às ocorrências.
“São 16h50 em Manaus. Como vocês podem ver, os carros já estão com os faróis acesos por conta da grande chuva que caiu na tarde de hoje. Tivemos 16 ocorrências registradas pela Defesa Civil e estamos com as nossas equipes na rua trabalhando para minimizar os efeitos das chuvas que estão caindo na cidade de Manaus. Estamos trabalhando pelo bem da nossa cidade”, destacou o prefeito.
As ocorrências registradas foram distribuídas pelas zonas Norte, Oeste, Leste, Centro-Sul e Sul, incluindo riscos de desabamento, deslizamento, tombamento, alagamento, erosão, rachaduras, construção irregular e solicitações de vistoria. Todas foram repassadas imediatamente às equipes da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil (Sepdec), vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), para atuação nas áreas impactadas.
A Prefeitura de Manaus reforça que as equipes da Defesa Civil Municipal, das secretarias municipais de infraestrutura (Seminf), limpeza urbana (Semulsp), da Mulher, assistência social e Cidadania (Semasc) e demais secretarias estratégicas permanecem mobilizadas em todas as zonas da cidade, atuando em limpeza de bueiros, retirada de resíduos, desobstrução de vias e atendimento emergencial a famílias atingidas.
Recomendações à população
É necessário evitar transitar por áreas alagadas, e procurar rotas alternativas; reduzir a velocidade ao dirigir em vias com água acumulada e manter distância segura do veículo à frente; evitar acúmulo de água parada para prevenir a proliferação de mosquitos transmissores de doenças; manter atenção redobrada em áreas de risco, próximo a deslizamentos, desabamentos ou árvores e postes.
Em caso de emergência, os cidadãos podem entrar em contato com a Defesa Civil Municipal, pelo Disque 199 (ligação gratuita), que funciona 24 horas, ou pelo WhatsApp (92) 98802-3547. Além disso, é possível cadastrar o CEP da residência no número 40199 para receber alertas oficiais por SMS.
“Estamos atentos, mobilizados e trabalhando 24 horas para proteger a nossa população”, reforçou o prefeito David Almeida.
Sistema
O sistema de alerta é uma tecnologia em implantação em Manaus, e está sendo operada de forma compartilhada, conforme o cronograma de integração e testes entre os entes federativos. O objetivo é garantir que, em situações de risco real e imediato, a população seja alertada com agilidade, independentemente da origem da emissão.
O evento registrado nesta terça-feira foi caracterizado por chuvas intensas e ventos fortes em diferentes zonas da cidade. As ocorrências foram pontuais e provocadas principalmente pelo transbordamento de igarapés, acúmulo de resíduos sólidos e obstrução de bueiros.
A Defesa Civil de Manaus mantém equipes de plantão 24 horas, monitorando as áreas afetadas e reforçando a importância da colaboração da população, especialmente no descarte correto de resíduos, ação fundamental para reduzir os impactos das chuvas e melhorar o escoamento das águas pluviais.
— — —
Texto – Emanuelle Baires / Semcom-Prefeito e Laís Fernandes / Semseg
Fotos – Antonio Pereira / Semcom-Prefeito
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCxurr