A Prefeitura de Manaus informa que nove casos de dengue, um de chikungunya e três de mayaro foram confirmados no município, de 20 a 26 de abril. No período, que corresponde à Semana Epidemiológica 17 deste ano, não houve registro de novos casos de zika ou oropouche. Os dados constam da nova edição do Informe Epidemiológico das Arboviroses, elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
De acordo com o levantamento da Semsa, neste ano, até o momento, Manaus contabiliza 548 casos confirmados de dengue, dois de zika, 38 de chikungunya, um de oropouche e 14 de mayaro. Não há óbitos confirmados ou em investigação por qualquer dessas arboviroses no município.
O informe aponta ainda que 51 casos suspeitos de dengue e dois de chikungunya foram notificados na última semana, não tendo sido notificados casos suspeitos de zika. No acumulado do ano, os casos suspeitos de dengue somam 1.550, 126 dos quais seguem em análise; de zika são 38, sem casos em investigação; e, de chikungunya, são 124, seis ainda em estudo.
O relatório não traz casos notificados de oropouche nem mayaro, por não se tratarem de doenças de notificação compulsória. A confirmação de casos dessas arboviroses é feita somente por critério laboratorial.
De periodicidade semanal, o Informe Epidemiológico de Arboviroses é elaborado pelas gerências de Vigilância Epidemiológica, de Vigilância Ambiental e Controle de Agravos por Vetores, e do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde da Semsa. Os dados do levantamento são oriundos do Ministério da Saúde.
Todas as edições da publicação estão disponíveis para consulta em www.manaus.am.gov.br/semsa/vigilancia/vigilancia-epidemiologica/.
Enfrentamento
A Semsa orienta a população a manter as medidas de prevenção e controle do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, com a inspeção semanal de casas e quintais para detecção e eliminação de focos de água parada, potenciais criadouros do mosquito, bem como a utilizar roupas para cobrir a pele ao circular em locais abertos durante os horários de maior atividade do vetor, nos horários no início da manhã e no final da tarde.
O órgão municipal reforça ainda a importância da vacinação de crianças de 10 a 14 anos contra a dengue. A vacina está disponível em mais de 60 unidades de saúde da rede municipal, distribuídos por toda a cidade. A lista com endereços e horários de funcionamento pode ser consultada on-line no endereço www.manaus.am.gov.br/semsa/wp-content/uploads/sites/8/2025/03/SALAS-DE-VACINA-QDENGA-1.pdf/.
— — —
Texto e fotos: Divulgação / Semsa