Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Plano Estadual de Bioeconomia do Amazonas avança com participação de comunidades tradicionais
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Plano Estadual de Bioeconomia do Amazonas avança com participação de comunidades tradicionais
Governo do Amazonas

Plano Estadual de Bioeconomia do Amazonas avança com participação de comunidades tradicionais

5 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Na quarta-feira (12/02), participarão startups, empresas, fundações, investidores e acadêmicos

Foto: Bruno Leão/Sedecti

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) avançou na construção do Plano Estadual de Bioeconomia do Amazonas, nesta terça-feira (11/02), durante o evento Diálogos – Plano Estadual de Bioeconomia do Amazonas, no Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA), em Manaus. O encontro ouviu representantes de povos indígenas, quilombolas, comunidades tradicionais (PQCTs) para contribuir na formulação de um plano estratégico voltado ao desenvolvimento sustentável da região.

Durante a abertura do evento, o secretário da Sedecti, Serafim Corrêa, ressaltou a importância da escuta ativa de diferentes públicos ligados à bioeconomia no processo de elaboração do plano, valorizando suas experiências e vivências. Ele destacou ainda que esta é uma das 80 escutas que a secretaria realizará.

Foto: Bruno Leão/Sedecti

“A construção de um plano começa ouvindo as pessoas envolvidas no processo. Diálogos é a denominação dada, e tem esse objetivo, ouvir. Nós temos dois ouvidos e uma boca, então é melhor ouvir dobrado daquilo que falamos. E a Sedecti dá início a esse processo ouvindo a sociedade, ouvindo os parceiros para que possamos construir o plano no que há de melhor no campo da bioeconomia”, destacou.

A iniciativa da Sedecti atende à recomendação do governador Wilson Lima, que enfatizou a necessidade de um planejamento detalhado e responsável. “Nada de pressa, mas eu garanto que ainda este ano nós teremos o plano, só que para isso vamos seguir todas as etapas com cautela, inclusive por orientação do governador Wilson Lima”.

Foto: Bruno Leão/Sedecti

Dentre os participantes, esteve presente o cacique Domingos Francis Prado Vaz, da comunidade indígena Cipiá, localizada a cerca de 35 quilômetros de Manaus. Conhecido como “Cuia” em sua língua, ele compartilhou a experiência de sua comunidade com o etnoturismo e a valorização da cultura indígena.

“É sempre interessante estar nessas etapas, porque nós somos as raízes, conhecemos também como preservar a natureza, de onde realmente tirar e como sempre indicar a natureza. Então, para a gente, é sempre bom. Nem todas as coisas a gente sabe, mas estamos aqui também para aprender, como desenvolver, como cuidar melhor e como fazer o replante”, revela.

A diretora de Bionegócios do CBA, Andrea Lanza, destacou que a construção do plano de bioeconomia do Estado do Amazonas vem sendo acompanhada desde o ano passado, com participação ativa nas discussões, desde as fases iniciais, na formulação do projeto, até o momento atual, em que a sociedade é ouvida para garantir transparência e visibilidade ao processo.

Foto: Bruno Leão/Sedecti

“É muito bom, hoje, sermos palco deste cenário de discussões, de discussões que vão alavancar cada vez mais esse ponto, essa compreensão e transformar esse plano de bioeconomia do Estado, em algo palpável, algo operacional de fato, e não somente que fique naquela letra, a letra morta, como a gente fala. Então, assim, estamos muito felizes de estar abrigando aqui o start, o primeiro encontro do ano nessas eletivas, nessas audições”, destacou.

Na quarta-feira (12/02), participarão startups, empresas, fundações, investidores e acadêmicos para contribuir na formulação de um plano estratégico voltado ao desenvolvimento sustentável da região. Após os dois dias, a Sedecti dará continuidade às Escutas Regionais, que serão realizadas em diversas cidades do interior, seguindo para a consolidação das informações e a validação da primeira versão do Plano Estadual de Bioeconomia do Amazonas.

Entre as principais ações que estão sendo discutidas para a construção do plano estão linhas de crédito, a aplicação de pesquisas para fortalecer cadeias socioprodutivas, a expansão do uso de energia solar, a certificação de produtos e a criação de um banco de mudas. Essas iniciativas estão alinhadas aos eixos prioritários do plano: ecossistema de negócios, descarbonização e energia renovável, pessoas e cultura, patrimônio cultural e genético, e governança.

Esteve presente no primeiro dia do Diálogos os representantes do CBA, Fundação Estadual dos Povos Indígenas do Amazonas (Fepiam), Conselho Regional de Economia do Amazonas e Roraima (Corecon-AM/RR), Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) e outras instituições.

O post Plano Estadual de Bioeconomia do Amazonas avança com participação de comunidades tradicionais apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonascapa
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior ADS realiza ações em Santo Isabel do Rio Negro para fortalecer comercialização de produtos regionais
Próximo artigo FUnATI disponibiliza 2 mil vagas gratuitas em oficinas de extensão

Mais notícias desta categoria

Detran-AM: Operação de combate ao ‘rolezinho’ registra 200 infrações e remove 55 motocicletas em Manaus

22 minutos atrás

Ipaam aplica mais de R$ 100 mil em multas durante a 7ª fase da Operação Região Metropolitana

23 minutos atrás

Com apoio do Governo do Amazonas, pesquisadora amazonense ganha prêmio de melhor tese de doutorado

23 minutos atrás

Atualização das Indicações Geográficas do Amazonas é apresentada na 132ª reunião da Câmara Setorial da Bioindústria

23 minutos atrás

Sine Amazonas divulga 140 vagas de emprego para esta sexta-feira

1 hora atrás

Em três meses, cinco novos municípios do Amazonas passaram a contar com bases fixas do Corpo de Bombeiros

1 hora atrás

Amazonas sedia Encontro Nacional da Rede Cieges que reúne os Centros de Inteligência Estratégica de Gestão do SUS no Brasil

1 hora atrás

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, nesta quinta-feira (17/07)

2 horas atrás

Polícia Civil do Amazonas divulga imagens de duas pessoas desaparecidas em Manaus

2 horas atrás

Projeto Mais Vida realiza mais de 200 mil atendimentos no primeiro semestre de 2025

3 horas atrás

Detran-AM realiza ação educativa na Ponta Negra para conscientizar sobre os riscos no trânsito

4 horas atrás

Festival Folclórico do Amazonas: Celebrações Encantadoras

5 horas atrás

‘Muiraquitã Muy Latino’: Espaço Muiraquitã inicia novo ciclo com festa celebrando a cultura latina

Cosama faz diagnóstico do sistema de abastecimento de água em Caapiranga para levar mais eficiência aos serviços prestados à população

Trilhas de Filmes e Séries – Uma Experiência Musical Incrível

Idoso em Movimento: Projeto do Governo do Amazonas promove lazer e bem-estar a cerca de 5 mil participantes

Sopas são refeições nutritivas e versáteis servidas nas cozinhas populares do programa Prato Cheio

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?