Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Pesquisa considera manejo florestal sustentável como alternativa viável para a conservação da biodiversidade
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Estados > Pesquisa considera manejo florestal sustentável como alternativa viável para a conservação da biodiversidade
EstadosPolícia

Pesquisa considera manejo florestal sustentável como alternativa viável para a conservação da biodiversidade

2 anos atrás
Compartilhar
8 Min Lidos
FAPEAM Acervo Pes. Ricardo augusto 1024x587 1


Há 37 minutos

Por Matheus Gil

O estudo recebeu apoio do Governo do Amazonas por meio do Programa Fixam, fomentado pela Fapeam

FAPEAM Acervo Pes. Ricardo augusto 1024x587 1
FOTOS: Acervo do coordenador da pesquisa, pesquisador Ricardo Cerboncini

O manejo florestal sustentável pode ser uma alternativa viável para a conservação da biodiversidade na Amazônia Central, em áreas de exploração madeireira que abrangem os municípios de Itacoatiara (distante 176 quilômetros de Manaus), Silves (a 204 quilômetros de distância de Manaus) e Itapiranga (a 227 quilômetros da capital amazonense). Foi o que apontou um estudo que mediu e avaliou os efeitos dessa exploração, frente aos impactos do desmatamento ilegal.

A pesquisa, intitulada “Manejo florestal sustentável como alternativa para a conservação da Amazônia: impactos da extração de madeira nativa sobre a biodiversidade”, coordenada pelo biólogo Ricardo Augusto Serpa Cerboncini, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), recebeu apoio do Governo do Amazonas – via Programa de Apoio à Fixação de Doutores no Amazonas (Fixam), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

O estudo apresentou resultados que indicam mudanças na composição da comunidade de aves nos primeiros anos após a exploração madeireira. E teve o objetivo de detectar impactos em comunidades de aves, mamíferos, besouros e, ainda, sobre o processo de deposição de material vegetal que forma a serapilheira.

De acordo com Ricardo Cerboncini, no caso das comunidades de aves, a exploração madeireira não afetou o número de espécies nem a quantidade de aves, porém mudou a composição de espécies, ou seja, a identidade das espécies presentes nas comunidades, que provavelmente ocorreu devido à exploração madeireira aumentar a quantidade de clareiras na floresta – o que pode beneficiar algumas espécies, como as mais generalistas ou as que se beneficiam da maior entrada de luz no interior das florestas. 

“No entanto, esse impacto parece ser temporário, visto que os resultados mostraram que a similaridade na composição de espécies entre áreas exploradas e áreas íntegras aumentou com o passar dos anos após a exploração, tornando-se mais similares entre si a partir do quarto ano. Isso é um indicativo de que as comunidades de aves podem estar retornando a uma situação similar à encontrada anterior à perturbação da atividade madeireira, em processo de sucessão ecológica seguindo a regeneração florestal”, disse o biólogo.

Entre outros impactos observados no estudo estão as estimativas ecológicas de alguns grupos da fauna, como de aves e de besouros escarabeídeos. Além de mudanças em estimativas ecológicas como a composição e a estrutura das comunidades biológicas, alguns casos incluíram efeitos como a diminuição no número de espécies e no número de indivíduos após a exploração madeireira. Outros grupos, no entanto, como os mamíferos de médio e grande porte, parecem não sofrer impactos significativos. A taxa de deposição de serapilheira, que sofre grande influência da sazonalidade, com maior acúmulo de folhas e galhos durante a época mais seca do ano, também não apresentou efeitos significativos da atividade madeireira. 

Ainda sobre os resultados, a pesquisa demonstrou que os efeitos negativos na biodiversidade, quando existentes, tendem a ser de baixa intensidade e temporários, como explica Cerboncini.

“Os objetivos do estudo foram, justamente, estimar os efeitos na biodiversidade relacionados ao corte seletivo de impacto reduzido, com a premissa de que as maiores diferenças nas condições ambientais entre as áreas estudadas estão relacionadas à atividade madeireira e ao tempo desde que essa atividade ocorreu”, disse o coordenador, acrescentando que as condições ambientais são modificadas após o corte, e é esperado que as comunidades biológicas respondam a essas mudanças. 

“Para alguns grupos da fauna que foram avaliados em nossos estudos foi possível detectar algumas mudanças. Além disso, conforme esperávamos, os efeitos negativos nas comunidades biológicas parecem ser temporários. No geral, cinco ou seis anos após a exploração foi suficiente para que as estimativas ecológicas se tornassem similares àquelas encontradas em áreas íntegras não exploradas”, completou.

Segundo análise do pesquisador, apesar dos impactos observados, os resultados da pesquisa indicam que as comunidades biológicas podem se regenerar em poucos anos, sendo uma das condições necessárias para que uma atividade seja considerada sustentável. 

“Nossos estudos sugeriram que a forma como a exploração madeireira foi realizada pode ser sustentável e, neste caso, pode se configurar como uma estratégia para o desenvolvimento da região Amazônica. No entanto, é importante ressaltar que, apesar de termos considerado os efeitos em diferentes estimativas da biodiversidade, estudos sobre diferentes aspectos ecológicos ainda são necessários”, frisou o pesquisador, observando que, devido aos impactos existentes, essas áreas manejadas não devem substituir o papel de áreas legalmente protegidas, como as Unidades de Conservação da Natureza de Proteção Integral e as Áreas de Preservação Permanente. 

O biólogo acredita que, apesar do manejo florestal sustentável levar em seu nome o conceito atrelado ao de desenvolvimento sustentável, o conhecimento acerca dos efeitos do corte seletivo de impacto reduzido em diversos aspectos da biodiversidade ainda são incipientes, e deixa claro que o objetivo do estudo foi mensurar seus efeitos em alguns desses aspectos, principalmente em comunidades biológicas que participam de processos ecossistêmicos importantes para a regeneração florestal, como na dispersão de sementes, nas regulações de populações de herbívoros e na decomposição de material orgânico. 

“Logo, as próprias árvores que produzem o recurso natural de interesse para a atividade madeireira dependem desses outros organismos para se regenerar e, consequentemente, a atividade apenas pode ser considerada sustentável se os impactos nesses organismos forem limitados”, destacou.

Apoio

O coordenador da pesquisa reconhece o papel importante desempenhado pelas Fundações de Amparo à Pesquisa e, no caso do estado do Amazonas, a atuação da Fapeam.

“Sem a atuação da Fapeam não seria possível fazer uma análise criteriosa dos efeitos em estimativas de biodiversidade que não são usualmente abordadas em estudos técnicos realizados pelas empresas que desenvolvem as atividades em questão. Com o apoio da Fapeam é possível dar publicidade aos resultados alcançados no estudo, permitindo que as informações sejam disponibilizadas e potencialmente utilizadas por gestores e tomadores de decisão no planejamento do desenvolvimento de atividades no estado do Amazonas”, concluiu.

Sobre o Programa

Os recursos do Programa de Apoio à Fixação de Doutores no Amazonas (Fixam) são destinados a doutores, sem vínculo empregatício, para o desenvolvimento de pesquisas em instituições de ensino superior e/ou pesquisa, institutos de pesquisa, empresas públicas e privadas de pesquisa e desenvolvimento do interior do Estado.

Tags:Ensino SuperiorEstado do AmazonasGoverno do AmazonasItacoatiaraItapirangaManausSilves
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior UEA Fachada ESAT 1 1024x680 1 UEA prorroga prazo de inscrições para curso de especialização em Dança e Promoção da Saúde
Próximo artigo SES AM.01 Nutricionista Daise Cunha 1024x461 1 SES-AM destaca importância da hidratação durante verão amazônico

Mais notícias desta categoria

WhatsApp Image 2025 04 17 at 13.48.38 1024x682 2

Operação Cheia 2025: Governador Wilson Lima acompanha o envio de ajuda humanitária para municípios do Madeira

3 meses atrás
ACAO IIACM FOTO VICTOR LEVY SSP AM 2 577x435 q15iGz

SSP-AM participa de ação social para emissão da Carteira de Identidade Nacional voltada a pessoas em situação de rua

8 meses atrás
PMAM APREENSAO DE ARMA E DROGAS 3a CICOM 577x435 RpLImj

Em ações no bairro Petrópolis, Polícia Militar do Amazonas prende homem e apreende drogas e arma de fogo

8 meses atrás
PCAM FACHADA DECCM NORTE LESTE FOTO DIVULGACAO 5 577x435 eSuxr0

Violência doméstica: Polícia Civil prende homem por agredir fisicamente a companheira no bairro Cidade de Deus

8 meses atrás
PCAM MATERIAL APREENDIDO FOTO DIVULGACAO 577x435 OO2vi0

Polícia Civil prende homem e apreende 34 tabletes de maconha tipo skunk avaliadas em R$ 110 mil

8 meses atrás
SSP AM REDUCAO ZONA OESTE FOTOS VICTOR LEVY SSP 3 577x435 jb17on

SSP-AM registra redução em indicadores criminais na zona oeste de Manaus

8 meses atrás
SECOM Operacao Natal Mais Seguro FOTO Arthur Castro 577x435 oKlycJ

“A presença da polícia traz mais segurança”, diz comerciante sobre a Operação Natal Mais Seguro

8 meses atrás
PCAM DESAPARECIDA EMILY MACEDO LIMA FOTO DIVULGACAO qewGlt

Polícia Civil divulga a imagem de mulher que desapareceu após sair de casa no bairro Flores

8 meses atrás
PCAM DEP DE HUMAITA FOTO DIVULGACAO 577x435 NMIAd8

Em Humaitá, Polícia Civil prende homem por descumprir medida contra a ex-companheira

8 meses atrás
SECOM RecuperaFone FOTOS Arthur Castro 577x435 nmETtR

Em outubro, forças de segurança do Amazonas reduziram mais de 50% os crimes de roubo de aparelhos celulares em Manaus

8 meses atrás
REUNIAO CONESPDS FOTO DIVULGACAO SSP AM 2 577x435 n4ie8D

SSP-AM realiza 22° reunião do Conselho Estadual de Segurança Pública e Defesa Social do Amazonas

8 meses atrás
PCAM DELEGACIA DE JURUA769 FOTO DIVULGACAO 577x435 KSi9A4

Operação Hagnos: PC-AM indicia professor por estupro de vulnerável e aliciamento de seis alunas, em Juruá

8 meses atrás

Em Alvarães, PC-AM e GCM prendem homem por descumprir medida protetiva e ameaçar a ex-companheira

Em ações na capital, Polícia Militar do Amazonas prende cinco pessoas por envolvimento com tráfico de drogas

Operação Natal Mais Seguro: Governo do Amazonas reforça policiamento durante compras e festividades de fim de ano

Polícia Militar do Amazonas prende dupla com 350 tabletes de maconha avaliados em mais de R$ 7 milhões

Em ações na capital, Polícia Militar do Amazonas prende dois homens e apreende drogas

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?