Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Pesquisa apoiada pelo Governo do Amazonas revela que Mandioca açucarada é alternativa para a produção de bioetanol
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Pesquisa apoiada pelo Governo do Amazonas revela que Mandioca açucarada é alternativa para a produção de bioetanol
Governo do Amazonas

Pesquisa apoiada pelo Governo do Amazonas revela que Mandioca açucarada é alternativa para a produção de bioetanol

8 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

O estudo foi amparado pelo Programa CT&I Áreas Prioritárias, da Fapeam

FOTOS: Arquivo/Fapeam

O uso e a produção de biocombustíveis, como o etanol, promovem a autonomia energética, o que é especialmente importante em áreas isoladas, onde o acesso a recursos energéticos PODE ser limitado. Em pesquisa, apoiada pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), investigou-se a viabilidade da produção de bioetanol, através da hidrólise e fermentação das raízes de mandioca açucarada.

Amparada pelo Programa de Apoio à Ciência, Tecnologia e Inovação em Áreas Prioritárias para o Estado do Amazonas – CT&I Áreas Prioritárias, Edital N° 010/2021, o estudo intitulado “Mandioca açucarada, uma alternativa para a produção de bioetanol no estado do Amazonas”, analisou que a quantidade de amido presente no bagaço, após extração do caldo, permite uma maior liberação de açúcares, o que torna o processo fermentativo mais eficiente e vantajoso.

Segundo a coordenadora do estudo e doutora em Engenharia de Recursos Naturais da Amazônia, Leiliane do Socorro Sodré de Souza, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), a mandioca foi escolhida devido à motivação do grupo de pesquisa em desenvolver bioprodutos a partir de biomassa vegetal presente no estado.

“A produção de biocombustíveis é uma possibilidade interessante para comunidades isoladas. E, como a mandioca é uma espécie que vários produtores têm experiência com cultivo e, mesmo que a mandioca açucarada tenha algumas características diferentes, a mandioca amilácea e açucarada são similares no cultivo, e assim esta foi escolhida para a pesquisa”, afirmou.

A mandioca açucarada apresenta em sua composição em torno de 85% de água e o restante da composição divide-se em açúcares, proteína, amido e fibras.

FOTO: Arquivo/Fapeam

Bioetanol

Sobre a investigação da viabilidade da produção de bioetanol através da hidrólise, um fenômeno químico no qual uma molécula é quebrada em moléculas menores na presença de água, e da fermentação das raízes de mandioca açucarada, Leiliane Souza explica mais sobre o processo.

“Foi utilizado o caldo extraído da raiz, que já contém açúcares, e o bagaço restante foi analisado e ao observarmos que o mesmo apresenta mais de 50% de amido, foi aplicado o processo de hidrólise para a quebra desse amido em moléculas menores, os açúcares. Com mais açúcar, favorecemos o processo de fermentação, no qual o etanol é liberado”, afirmou a pesquisadora.

No processo, após prensar as raízes, foram obtidas duas porções, uma fase líquida (caldo) e uma fase sólida (bagaço), essa última foi levada para análise, por apresentar um teor significativo de amido, observou-se que o uso das enzimas permitiria aumentar a contração de açúcares.

Durante a pesquisa, no processo de fermentação com a levedura Saccharomyces cerevisiae a concentração de etanol obtida foi de 14,33 g/L em 72 horas de processo, sendo possível obter 0,29 g de etanol/g de biomassa. Esses resultados podem ser melhorados com ajustes na concentração de açúcares e no tipo de microrganismo.

Outro benefício apontado pela pesquisadora sobre a utilização dessas fontes alternativas de energia foi a respeito da redução das emissões de gases de efeito estufa. Os biocombustíveis, que usam fontes renováveis, têm um ciclo de carbono mais equilibrado em comparação com os combustíveis fósseis, contribuindo para a mitigação das mudanças climáticas.

Apoio da Fapeam

“Através do fomento da Fapeam, foi possível adquirir equipamentos e preparar mão-de-obra qualificada para atuar com bioprocessos, com foco no aproveitamento de biomassa vegetal. Já coordenei quatro projetos de pesquisa com apoio da Fapeam, e uma estrutura significativa foi montada no Laboratório de Processos de Separação (LABPROS/UFAM). Esse apoio é fundamental para o fortalecimento da bioeconomia do estado do Amazonas”, afirmou.

CT&I Áreas Prioritárias

O post Pesquisa apoiada pelo Governo do Amazonas revela que Mandioca açucarada é alternativa para a produção de bioetanol apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Trabalhos científicos para o 8º Congresso Pan-Amazônico de Oncologia podem ser submetidos até 31 de agosto
Próximo artigo Prefeitura de Manaus reforça transparência na aferição de velocidade dos novos radares

Mais notícias desta categoria

Inclusão sobre Rodas: Governo do Estado segue com entregas domiciliares de cadeiras de rodas para pessoas com deficiência

1 hora atrás

Concerto da cantora Morgana no Teatro Amazonas marca celebração do Dia de Santa Brígida em 1º de fevereiro

2 horas atrás

Prosai Parintins avança com obras habitacionais, mercado e infraestrutura de água e esgoto previstas para 2026 no Amazonas

2 horas atrás

Polícia Civil do Amazonas pede ajuda para localizar Jaercio José Ferreira Viana desaparecido na avenida Getúlio Vargas

2 horas atrás

Fapeam divulga resultado final do PROPG-EX e amplia apoio a 20 propostas no Amazonas

3 horas atrás

Lafron Tabatinga conquista Selo Prata na Avaliação Externa de Qualidade para exames de HIV, HBV e HCV

3 horas atrás

Forças de segurança do Amazonas intensificam buscas por homicídio de criança em Manaus e região

3 horas atrás

Operação Águia mobiliza 30 cavalos da Polícia Militar do Amazonas no Centro de Manaus

3 horas atrás

Defesa Civil do Amazonas intensifica coordenação com municípios para resposta à Cheia 2026 e redução de impactos

3 horas atrás

Credenciamento aberto para cobertura da 1ª Teia Amazonas no Palacete Provincial até 26 de janeiro

5 horas atrás

Detran-AM alerta sobre golpe com sites falsos que cobram por inscrição na CNH Social do Amazonas

5 horas atrás

Feiras de produtos regionais da ADS em Manaus movimentaram R$ 20 milhões e 8.507 toneladas em 2025

5 horas atrás
Fapeam divulga resultado final do PPSUS com 20 propostas aprovadas e mais de R$ 5 milhões em recursos
FVS-RCP reforça vigilância da qualidade da água com capacitação prática na ETA Ponta das Lajes
Amazonas discute inclusão da profilaxia pré-exposição antirrábica no calendário de vacinação para comunidades de difícil acesso
Redução de homicídios no Amazonas atinge maior queda percentual entre estados em 2025, aponta MJSP
Seas realiza oficina de alinhamento do Auxílio Estadual em 21/01 e define critérios, fluxos e estratégias de atendimento
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?