Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: Governo federal dobra número de brigadistas no Amazonas para 289
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Brasil > Governo federal dobra número de brigadistas no Amazonas para 289
BrasilMeio Ambiente

Governo federal dobra número de brigadistas no Amazonas para 289

Por biblia
Última atualização: 14 de outubro de 2023
7 Min Lidos
Compartilhar

A ministra Marina Silva anunciou nesta sexta-feira (13/10) que o governo federal enviará nos próximos dias reforço de 149 brigadistas para combater as queimadas no Amazonas, dobrando o efetivo no Estado para 289. Em entrevista coletiva na sede do Ibama, em Brasília, a ministra ressaltou que os incêndios florestais são agravados por atividades criminosas e pela mudança do clima. “Não existe fogo natural na Amazônia. O fogo ou é feito propositalmente por criminosos ou é a transformação da cobertura vegetal para determinados usos”, discursou a ministra. “Se o desmatamento tivesse mantido o mesmo padrão do ano passado, estaríamos vivendo um apocalipse no Brasil.” 
Segundo dados do Inpe, 73,5% dos focos de incêndio no Amazonas nos últimos quatro anos ocorreram em áreas já desmatadas e 55% em áreas recém-desmatadas. A redução do desmatamento, destacou a ministra, é fundamental para a redução dos focos de incêndio.
Marina pediu a moradores da região que parem de atear fogo, ressaltando que “a ação dos brigadistas, do Corpo de Bombeiros e de todo o efetivo precisará muito fortemente de ação da população”. O apelo foi reforçado pelo presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho: 
“É muito importante que as pessoas parem de colocar fogo. Há pessoas que estão aproveitando que está tudo seco e limpando seu terreno, limpando seu quintal, limpando área grilada, desmatamento antigo. E isso vai ficando fora do controle”, afirmou Agostinho.
De janeiro a setembro, a área sob alertas de desmatamento na Amazônia caiu 49,4% em relação a igual período em 2022. No Amazonas houve redução de 64,4% no mesmo intervalo. De 1º a 11 de outubro, o desmatamento no Estado caiu 71%.
Já os focos de calor caíram 22% no país e 29,6% na Amazônia de 1º de janeiro a 12 de outubro. No Amazonas houve redução de 11,3% desde o início do ano. Nos 12 primeiros dias de outubro, contudo, o Estado registrou 2.704 focos de calor, aumento de 147% em relação ao mesmo período de 2022.
“O que temos hoje é uma situação bastante perigosa porque há cruzamento de três fatores: grande estiagem provocada pelo El Niño, que é agravada pela mudança do clima; matéria orgânica em grande quantidade ressecada; fogo em propriedades particulares e dentro de áreas públicas de forma criminosa”, disse Marina. “Estamos vivendo uma situação de emergência climática no Brasil.”
Medidas adicionais
Além dos 83 brigadistas contratados desde julho pelo Ibama e dos 57 contratados pelo ICMBio — aumento de 26% e 375% respectivamente na comparação com 2022 —, haverá reforço de 119 do Ibama e 30 do ICMBio no Amazonas, totalizando 289. 
O governo enviará ainda 200 kits com equipamentos para brigadistas, dois helicópteros e apoio de equipe especializada para resgate de fauna. Desde o início de setembro, está no ar em Estados da Amazônia campanha de utilidade pública para prevenção de incêndios florestais.
“A prevenção de desastres e a resposta a emergências climáticas foram áreas que sofreram com o esvaziamento de recursos nos anos anteriores, tornando a situação atual ainda mais desafiadora. O governo do presidente Lula está comprometido em fornecer recursos financeiros e pessoal para enfrentar essas emergências”, afirmou o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes. “Não é muito dizer que a política de prevenção no Brasil foi basicamente abandonada nos últimos seis anos.”
O secretário extraordinário de Controle do Desmatamento do MMA, André Lima, anunciou que o governo federal atua para suspender o registro do Cadastro Ambiental Rural de imóveis com foco de calor e incêndios que ocorreram sem autorização.
“Estamos encaminhando solicitação ao Estado para que suspenda o registro do CAR de imóveis com focos de calor e incêndios sem autorização, que são praticamente todos o casos no Amazonas”, afirmou Lima.
O governo federal anunciou ainda que há crédito pré-aprovado pelo Fundo Amazônia de R$ 35 milhões para prevenção e combate a incêndios pelo Corpo de Bombeiros local, dependendo apenas de apresentação de projeto. Estima-se também que municípios prioritários para o combate ao desmatamento no Estado poderão receber mais R$ 30 milhões do fundo, como parte do Programa União com Municípios, lançado pelo presidente Lula em 5 de setembro. 
O Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAm) prevê ainda ações de monitoramento da qualidade do ar, inventário e planos estaduais de controle de emissões atmosféricas.
“É terrível vermos a guerra assolando vida de inocentes. Mas as pessoas que são assoladas a cada ano pelas cheias ou têm prejuízos pelas secas, se não tiver os planos de prevenção, é como se tivéssemos fazendo uma guerra, só que essa guerra não é vista da forma como são vistas as guerras com armas produzidas pelos homens”, disse Marina. “A arma da mudança climática foi produzida por nós, mas é como se fosse invisível. Ela também tira vida das pessoas.”
Cuidados com a fumaça
Os incêndios nos arredores de Manaus ocorrem principalmente em áreas urbanas, gerando fumaça que piora a qualidade do ar. O Ministério da Saúde recomenda que a população evite ficar perto de áreas com queimadas, deixe portas e janelas fechadas, mantenha os ambientes fechados e ventilados e aumente a ingestão de água. Recomenda-se ainda evitar atividades ao ar livre neste período.
Também participaram da apresentação o presidente do ICMBio, Mauro Pires; o diretor do Departamento de Emergência da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Marcio Garcia; o coordenador do Programa de Monitoramento da Amazônia e Demais Biomas Brasileiros do Inpe, Cláudio Almeida; o coordenador-geral do Centro de Previsão de Tempo e Estudo Climáticos do Inpe, Gilvan Sampaio; o diretor do Inpe, Clezio de Nardin; o secretário nacional de Defesa Civil, Wolnei Wolff; o secretário adjunto da Secretaria Especial de Articulação e Monitoramento da Casa Civil, Volney Zanardi; entre outros.
Veja mais dados da apresentação aqui.Assista a apresentação e a entrevista coletiva aqui.
Assessoria de Comunicação do [email protected](61) 2028-1227/1051

Tags:BombeirosManaus
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Nacional

Paula Litaiff: Da Imprensa à Pesquisa, Fortalecendo o Diálogo sobre Gênero na UFAM

Por Redação Informe Digital
11 de julho de 2025
Nacional

O Legado de Paula Litaiff e a Contribuição para a Pesquisa em Gênero na UFAM

Por Redação Informe Digital
11 de julho de 2025
Nacional

Paula Litaiff: O Olhar da Comunicação para a Pesquisa da UFAM sobre Gênero e Poder

Por Redação Informe Digital
11 de julho de 2025
Nacional

Paula Litaiff e a UFAM: Liderança Feminina e Resiliência na Amazônia

Por Redação Informe Digital
11 de julho de 2025
Nacional

Paula Litaiff Fortalece o Gepos da UFAM: Um Novo Capítulo para a Pesquisa em Gênero na Amazônia

Por Redação Informe Digital
11 de julho de 2025
Nacional

Paula Litaiff: Reforço Estratégico para o Gepos da UFAM e a Pesquisa em Gênero e Poder na Amazônia

Por Redação Informe Digital
11 de julho de 2025
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?