Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Festival de Parintins 2025: Projeto de arena do Boi Caprichoso propõe retomada da memória e da ancestralidade
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Festival de Parintins 2025: Projeto de arena do Boi Caprichoso propõe retomada da memória e da ancestralidade
Governo do Amazonas

Festival de Parintins 2025: Projeto de arena do Boi Caprichoso propõe retomada da memória e da ancestralidade

6 meses atrás
Compartilhar
7 Min Lidos

A proposta artística do Boi Caprichoso foi oficialmente lançada durante coletiva de imprensa na escola de Arte Irmão Miguel de Pascale, no Curral Zeca Xibelão

FOTO: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa

O Boi Caprichoso apresentou, na quarta-feira (25/06), o projeto de arena para o Festival de Parintins 2025, com o tema “É Tempo de Retomada”. Inspirado em um livro da escritora indígena makuxi Truduá Dorrico, o espetáculo será dividido em três atos que dialogam com a proposta de resgatar a história e a identidade amazônida.

O Caprichoso é o segundo bumbá a entrar na Arena do Bumbódromo na sexta-feira (27/06) e abre as noites de sábado e domingo (28 e 29).

A proposta artística foi oficialmente lançada durante coletiva de imprensa na escola de Arte Irmão Miguel de Pascale, no Curral Zeca Xibelão. Na ocasião, também foi relançado o livro “Tempo de Retomada”, que serve de base para o projeto, agora com edição especial em parceria com o Boi Caprichoso.

Segundo o diretor de arena Edwan Oliveira, o espetáculo une pesquisa, planejamento e alta produção artística para exaltar lendas, rituais e a força dos povos indígenas da Amazônia.

“O Caprichoso vem com um projeto grandioso, muito bem pesquisado, planejado e elaborado. Teremos três noites altamente produzidas do ponto de vista artístico, plástico, coreográfico, cênico e musical. ‘É Tempo de Retomada’ fala sobre nos reapropriarmos daquilo que deixamos de fazer ou que nos foi tirado. É a hora de levantar bandeiras: das minorias, dos povos indígenas, da Amazônia. É um projeto bonito, potente e simbólico. Não tenho dúvidas de que a nação azul e branca, e todo o público, vai se encantar nas três noites”, afirmou.

O presidente do Boi Caprichoso, Rossy Amoedo, reforçou que o projeto segue o padrão elevado do bumbá nos últimos anos e que a agremiação está confiante na busca pelo tetracampeonato.

FOTO: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa

“O Caprichoso vem numa evolução constante. Em 2022, 2023, 2024 e agora em 2025, elevamos ainda mais o padrão do espetáculo. Temos um álbum incrível, composições marcantes, alegorias impactantes, figurinos de tirar o fôlego. Estamos muito seguros da apresentação que levaremos à arena. E é importante destacar: o Caprichoso se prepara para ser pontuado, não para ser despontuado”, declarou.

O presidente do Conselho de artes, Ericky Nakanome, explicou que o tema central foi desenvolvido com autorização da autora indígena e que a narrativa do projeto também resgata histórias dos territórios culturais do Caprichoso, como os bairros do Palmares e da Francesa.

“Nossa principal fonte de inspiração vem da própria trajetória do Caprichoso nos últimos anos. Estamos retomando filhos, convicções, territórios, espaços simbólicos, memórias e afetividades. Sabemos que o festival tem raízes coloniais. Temos um boi com elementos sincréticos, mas reconhecemos o poder transformador desse espaço. Por isso, buscamos uma perspectiva decolonial, mesmo dentro da tradição. Queremos brincar, subverter e reinventar — hackear culturalmente a própria cultura também é uma tática de resistência”, afirmou.

O espetáculo será dividido em três atos, com títulos em línguas indígenas: Amyinpaguana: Retomada pelas Lutas (1ª noite); Kizomba: Retomada pela Tradição (2ª noite); Kaá-eté: Retomada pela Vida (3ª noite).

“Na primeira noite, vamos entrar na arena celebrando nossa ancestralidade. Depois, apresentamos a Lenda Amazônica, que simboliza essa retomada. A segunda noite vai além do encantamento: quando a tinta toca o boi, ela limpa, mas também denuncia. Denuncia a dor de uma festa que muitas vezes se constrói dentro de estruturas racistas. A festa do boi também é uma festa de resistência. Por isso, a retomada também é pela memória e pela tradição”, explicou Nakanome.

FOTO: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa

“Na terceira noite, ‘Retomada pela Vida’, o Caprichoso vai encher a arena com a cor que mais representa a gente: o verde. O verde das florestas, da vida que recomeça. Quando olhamos para o ar, o igarapé, o rio — nos ensinam que são apenas espaços de lazer. Mas não. Eles são corpos sagrados, espirituais. E é isso que queremos dizer com essa retomada”, completou.

Literatura indígena como base do enredo

A escritora Truduá Dorrico, autora do livro Tempo de Retomada, destacou que a obra não trata apenas da retomada territorial, mas também de uma reconexão subjetiva com o orgulho de ser indígena.

“O livro busca resgatar o orgulho nos corpos indígenas, inclusive naqueles que ainda não se reconhecem como indígenas. Trazer isso para a arena, para o curral, transmite uma mensagem poderosa — para Parintins, para o Brasil e para o mundo. Se o Brasil sente tanto orgulho das identidades europeias, por que não das indígenas?”, questionou.

Com 15 anos de trajetória acadêmica, Truduá é doutora em Teoria da Literatura, além de poeta, curadora, artista e palestrante. Ela contou que a motivação para escrever surgiu da necessidade de ressignificar a imagem do corpo indígena.

“Os relatos dos meus parentes se repetiam: por termos cabelo preto, olhos puxados, pele morena, sempre fomos colocados no lugar do ‘índio feio’. E eu pensei: está na hora de mudar isso. O livro é uma forma de ressignificar, de escrever outras imagens e criar caminhos para um país mais democrático”, concluiu.

O post Festival de Parintins 2025: Projeto de arena do Boi Caprichoso propõe retomada da memória e da ancestralidade apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Comissão aprova isenção de IPI a computadores comprados para pessoas com deficiência
Próximo artigo Parintins 2025: Cosama reforça compromisso ambiental com ações de sustentabilidade durante o festival

Mais notícias desta categoria

FVS-RCP orienta sobre alimentação equilibrada e segurança alimentar durante festas de fim de ano

2 horas atrás

Governo do Amazonas inicia obras do Amazonas Ecolar em Iranduba e inaugura sistema viário e iluminação em Janauari

2 horas atrás

Governo do Amazonas inicia obras do Amazonas Ecolar em Iranduba e entrega sistema viário e iluminação pública em LED

2 horas atrás

Concurso Ipaam oferece 140 vagas com inscrições de 16 a 30 de janeiro de 2026 e provas em março

3 horas atrás

Polícia Civil do Amazonas divulga imagens de dois desaparecidos em Manaus e pede informações à população

3 horas atrás

Governo do Amazonas entrega viaturas, armamentos e munições a Iranduba para reforçar policiamento local

3 horas atrás

Prosamin+ reassenta 1.734 famílias e entrega Parque Residencial Maués para Natal em Manaus

3 horas atrás

Governo do Amazonas entrega 500 cartões do Auxílio Estadual e anuncia R$ 1,5 milhão em Iranduba para fomento rural e ações sociais

4 horas atrás

Arena da Amazônia preparada para receber o Campeonato Amazonense de Futebol 2026 com manutenção concluída

4 horas atrás

Afeam aplica mais de R$ 127 milhões em Manaus em 2025 para fortalecer comércio e serviços

5 horas atrás

CBMAM conclui curso de mergulho com 22 especialistas e amplia quadro para 62 mergulhadores no Amazonas

5 horas atrás

Governo do Amazonas amplia mutirão em Iranduba e realiza cirurgias de catarata para 50 pacientes

5 horas atrás
Polícia Civil divulga imagem de Flávio Amaral Félix procurado por estupro de adolescente em Itapiranga
Governo Presente amplia acesso à saúde em Manaus com mais de 17,6 mil atendimentos em 2025
FVS-RCP atualiza informe sobre vírus respiratórios e registra 5.408 casos notificados no Amazonas em 2025
Oratório de Natal de Johann Sebastian Bach no Teatro Amazonas tem sessões às 19h até 23/12
Produtores rurais destacam o fortalecimento do setor primário com apoio do Governo do Amazonas
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?