Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Estudo avalia incrementos à produção de mel de abelhas em cultivos de guaraná e camu-camu
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Estado > Estudo avalia incrementos à produção de mel de abelhas em cultivos de guaraná e camu-camu
Governo do Estado

Estudo avalia incrementos à produção de mel de abelhas em cultivos de guaraná e camu-camu

3 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos
Meliponario associado a plantio de camu camu em Manacapuru AM 300x225 1


Há 11 minutos
Por Agência Amazonas

Estudo viabiliza práticas agrícolas sustentáveis e a valoração de produtos regionais

FOTOS: Arquivo pessoal da pesquisadora Cristiane KrugO Governo do Estado tem apoiado projetos que possibilitam agregar valores à economia sustentável no interior e em comunidades rurais do Amazonas. A pesquisa sobre “Caracterização e valoração do mel de abelhas nativas produzido em cultivos de guaraná e camu-camu para fomentar a bioeconomia amazônica” está entre as propostas amparadas pelo Programa Mulheres na Ciência, Edital N° 001/2021, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

O estudo, que ainda está na fase da coleta de dados em campo e análises laboratoriais, é executado, inicialmente, nos municípios de Maués (distante 276 km de Manaus) e Manacapuru (a 68 km de distância da capital amazonense), onde se concentram os cultivos dos frutos guaraná e camu-camu, os quais agregam a meliponicultura – criação de abelhas nativas sem ferrão, atividade comumente realizada por agricultores familiares.

De acordo com a bióloga e coordenadora do projeto, doutora em Ciências (Entomologia), Cristiane Krug, a proposta pretende avaliar e caracterizar o mel produzido por colônias de abelhas nativas sem ferrão da espécie Melipona (Michmelia) seminigra, associadas aos cultivos de guaraná e camu-camu, visando identificar características químicas herdadas do néctar das plantas, para agregar maior valor ao produto, e assim fortalecer o desenvolvimento da bioeconomia regional.

“Estimular a associação da meliponicultura com cultivos regionais na Amazônia traz benefícios diretos para o meio ambiente, pois as abelhas visitam outras plantas próximas aos cultivos, atuando como agentes polinizadores e favorecendo os serviços ambientais locais. Além disso, a presença das abelhas nos cultivos exige que os agricultores tenham mais cuidado com agrotóxicos, reduzindo consideravelmente seu uso”, ressalta a coordenadora.

Resultados – Entre os impactos positivos que poderão ser gerados com a pesquisa, Cristiane Krug destaca a melhoria na qualidade de vida para os agricultores envolvidos no projeto, que servirão de vitrine para outros produtores no estímulo à utilização de práticas agrícolas sustentáveis e valoração de produtos regionais emblemáticos da Amazônia; o estímulo à associação da meliponicultura com cultivos regionais na Amazônia trazendo benefícios diretos para o meio ambiente, como o retorno duplo ou acumulado ao produtor, além da geração de publicações científicas em revistas especializadas com os resultados do perfil palinológico, químico e físicoquímico do mel de guaraná e camu-camu.

Programa – O Programa Mulheres na Ciência é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Fapeam, que visa estimular a participação de mulheres na coordenação de propostas nas áreas de Ciências Exatas e da Terra, Engenharias e Ciências Agrárias no interior do estado do Amazonas.

O projeto “Caracterização e valoração do mel de abelhas nativas produzido em cultivos de guaraná e camu-camu para fomentar a bioeconomia amazônica” é estruturado por uma equipe inicial multidisciplinar de cinco mulheres, contando com engenheiras agrônomas, biólogas e farmacêuticas.

Tags:Estado do AmazonasGovernadorGoverno do Amazonasgoverno do estadoManacapuruManausMauésmeio ambienteWilson Lima
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Fotos do laboratorio de DNA FOTO CARLOS SOARES 2 1 300x200 1 Peritos legistas utilizam técnicas científicas na identificação de cadáveres
Próximo artigo Carro 2 300x200 1 Concurso público do Corpo de Bombeiros registra mais de 9 mil faltosos em Manaus e no interior

Mais notícias desta categoria

AMTUR FITUR FOTO ANAYRA BENEVIDES 3

Amazonas na Feira Internacional de Turismo de Madri

2 anos atrás
FURTO 14a E 30a CICOM 768x1024 6

Três homens foram detidos por furto durante o fim de semana em Manaus

3 anos atrás
6a CICOM SIMULACRO E DROGAS 1024x768 6

Em Manaus, PM prende dois homens e apreende dois adolescentes com entorpecentes

3 anos atrás
FORCA TATICA ARMA 5

Policiais da Força Tática prendem dois homens e apreende adolescente na zona norte de Manaus

3 anos atrás

Rocam prende dois homens com armas e drogas em Manaus e na Região Metropolitana

3 anos atrás

Mais de 65 quilos de drogas são apreendidos durante operação Hórus em Tabatinga

3 anos atrás

Estudo avalia o desempenho produtivo da cafeicultura no Amazonas

3 anos atrás

Atendimento 190 recebe reforço de novos profissionais

3 anos atrás

Resíduos de sementes do guaraná podem servir como alternativa na produção do etanol

3 anos atrás

Batalhão Ambiental intensifica operação Pantera nas rodovias e na orla de Manaus

3 anos atrás

Boletim: Amazonas atualiza cenário da Covid-19 neste domingo (24/07)

3 anos atrás

JEA’s 2022: Estudante da rede estadual conquista medalha de ouro na modalidade de Natação Infantil

3 anos atrás

Agentes da SSP-AM apreendem sete quilos de drogas no Porto de Manaus

Paciente ganha festa de aniversário em novo projeto de humanização do Hemoam

UEA realiza Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia de 27 a 29 de julho

Procon-AM alerta que instalação de ‘medidores aéreos’ de energia está proibida no Amazonas

JEAs 2022: gêmeos de Boa Vista do Ramos vencem concorrentes e se classificam para vôlei de praia em jogos nacionais

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?