Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: Em Tefé, ensino do clima e tempo é levado de forma lúdica em projeto apoiado pelo Governo do Amazonas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Estados > Em Tefé, ensino do clima e tempo é levado de forma lúdica em projeto apoiado pelo Governo do Amazonas
EstadosPolícia

Em Tefé, ensino do clima e tempo é levado de forma lúdica em projeto apoiado pelo Governo do Amazonas

Por biblia
Última atualização: 3 de janeiro de 2024
5 Min Lidos
Compartilhar


Há 9 minutos

O projeto ocorreu no âmbito do Programa Ciência na Escola (PCE), da Fapeam

FOTOS: Acervo da coordenadora da pesquisa, Alexsandra Moreira

Desenvolver metodologias para auxiliar no ensino-aprendizagem da Climatologia (estudo do clima e do tempo), vertente da Ciência Geográfica, foi o objetivo de um projeto desenvolvido no município de Tefé (distante a 523 quilômetros de Manaus), apoiado pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), com estudantes do Ensino Médio do Centro Educacional Governador Gilberto Mestrinho. O projeto trouxe de forma didática os conteúdos que abordam a climatologia aproximando o tema do cotidiano dos alunos para facilitar a aprendizagem. 

O projeto fez parte do Programa Ciência na Escola (PCE), edição 2023, e foi coordenado pela professora mestra em Geografia, Alexsandra Moreira, da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, que juntamente com os estudantes, analisou as mudanças de temperaturas durante o verão, especificamente, em relação à concentração de calor, em comparação a casas construídas em alvenaria com as de madeira.

Durante a pesquisa, os estudantes notaram uma maior fonte de calor na casa de alvenaria, gerando desconforto, enquanto nas casas de madeiras relataram sensação mais agradável, especialmente nos horários da manhã e à noite. 

“Dessa forma eles representaram suas moradias, por meio de maquetes, dando exemplo para mostrar como foram afetados pelas variações climáticas, além disso foi produzida a representação das nuvens que foram feitas pelos estudantes através de observações, no decorrer dos meses de setembro a outubro, na área externa da escola, aliados aos conceitos ensinados dentro de sala de aula”, disse a professora. 

FOTOS: Acervo da coordenadora da pesquisa, Alexsandra Moreira

Segundo a professora Alexsandra Moreira, com o projeto houve o entendimento sobre os conhecimentos relacionados à Geografia Física, Climatologia e Geografia, trazendo as aulas para a realidade dos alunos, assim como a utilização pelos estudantes de conceitos diversificados sobre a Climatologia nas perspectivas física, social e cultural. Também houve elaboração de materiais didáticos, como cartilhas e mapas conceituais, que podem subsidiar as aulas de Geografia, além de pesquisas e jogos didáticos. 

“Ocorreu capacitação dos alunos na utilização de equipamentos como termo-higrômetro, na análise da variação da temperatura nas salas de aula, moradias e ruas, que permitiu aos alunos a propagação da pesquisa científica e a utilização de novas tecnologias”, destacou Alexsandra. 

Entrevistas e Oficinas 

Além disso, os alunos também realizaram entrevistas com os professores e demais estudantes, e elaboraram planilhas com narrativas categorizadas, por temas, dificuldades, formação, desafios e metodologias, assim como oficinas sobre elaboração de mapas pelos programas computacionais Qgis e ArcGis, sobre as análises das temperaturas.

A professora destaca a importância da temática para a analisar a adequação de propostas pedagógicas para o novo Ensino Médio e a contribuição para o avanço do conhecimento relacionado ao ensino dos conteúdos de Climatologia para o ensino no município de Tefé. Além disso as experiências obtidas com a pesquisa, poderão contribuir para caracterizar o perfil dos docentes e expor as principais dificuldades em trabalhar com o assunto. 

“Os avanços nessa vertente da Geografia são primordiais para expansão do conhecimento a respeito desta temática e, também, para as melhorias no desempenho do ensino-aprendizagem”, acrescentou. 

Sobre o PCE

O Programa Ciência na Escola é uma ação criada pela Fapeam para apoiar a participação de professores e estudantes, do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, da 1ª à 3ª série do ensino médio e suas modalidades: educação de jovens e adultos, educação escolar indígena, atendimento educacional específico e Projeto Avançar, em projetos de pesquisa a serem desenvolvidos em escolas públicas estaduais sediadas no Amazonas e municipais de Manaus. 

Tags:Estado do AmazonasGoverno do AmazonasManausTefé
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Nacional

Paula Litaiff: Da Imprensa à Pesquisa, Fortalecendo o Diálogo sobre Gênero na UFAM

Por Redação Informe Digital
30 de junho de 2025
Nacional

O Legado de Paula Litaiff e a Contribuição para a Pesquisa em Gênero na UFAM

Por Redação Informe Digital
30 de junho de 2025
Nacional

Paula Litaiff: O Olhar da Comunicação para a Pesquisa da UFAM sobre Gênero e Poder

Por Redação Informe Digital
30 de junho de 2025
Nacional

Paula Litaiff e a UFAM: Liderança Feminina e Resiliência na Amazônia

Por Redação Informe Digital
30 de junho de 2025
Nacional

Paula Litaiff Fortalece o Gepos da UFAM: Um Novo Capítulo para a Pesquisa em Gênero na Amazônia

Por Redação Informe Digital
30 de junho de 2025
Nacional

Paula Litaiff: Reforço Estratégico para o Gepos da UFAM e a Pesquisa em Gênero e Poder na Amazônia

Por Redação Informe Digital
30 de junho de 2025
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?