Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Conselho de Povos e Comunidades Tradicionais discute salvaguardas socioambientais no AM
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Conselho de Povos e Comunidades Tradicionais discute salvaguardas socioambientais no AM
Gestão Estadual

Conselho de Povos e Comunidades Tradicionais discute salvaguardas socioambientais no AM

5 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos
Diálogo teve como objetivo alinhar políticas públicas de proteção à floresta e às comunidades tradicionais

A 2ª Reunião Extraordinária do Conselho de Desenvolvimento Sustentável de Povos e Comunidades Tradicionais (CDSPCT) abordou, nesta quarta-feira (16/09), a temática das salvaguardas socioambientais. O debate faz parte do processo de construção para regulamentar a Lei de Serviços Ambientais e Mudanças Climáticas do Estado do Amazonas.

 O Conselho de Povos e Comunidades Tradicionais é um dos órgãos colegiados da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA), criado para incluir representações da sociedade na discussão das agendas ambientais do Amazonas. Nesta quarta (16/09), o diálogo ocorreu em torno das salvaguardas socioambientais, segundo conta a secretária adjunta de gestão ambiental da SEMA, Christina Fischer.  

“A Política de Serviços Ambientais do Amazonas (Lei Nº 4.266/2015) prevê a criação de sete programas, entre eles, o Programa de Regulação do Clima e Carbono. Para que a Lei, seus programas e subprogramas tenham validade, alguns aspectos precisam ser regulamentados, como as salvaguardas socioambientais. O diálogo de hoje foi fundamental para fortalecer as políticas públicas estaduais voltadas para a redução de emissão de gases de efeito estufa por desmatamento e degradação florestal, alinhado com a proteção de direitos dos povos,  comunidades tradicionais e agricultores familiares ( PCTAFs)”, disse. 

A regulamentação das salvaguardas socioambientais faz parte do processo de regulamentação e implementação da Lei de Serviços Ambientais e Mudanças Climáticas. A partir da legislação, o Governo do Amazonas avança na execução do Programa de Regulação do Clima, bem como do subprograma de REDD+, que visa recompensar o Estado por resultados positivos na redução de emissões de gases do efeito estufa provenientes do desmatamento e da degradação florestal.

 “As salvaguardas são diretrizes para que, a partir da regulamentação do Subprograma de REDD+, a gente consiga orientar a conservação florestal, o manejo sustentável para diminuir o desmatamento e seus impactos negativos, ao mesmo tempo que os impactos positivos são potencializados, como o aumento dos estoques de carbono, manutenção da biodiversidade, dos serviços ecossistêmicos, além da melhoria da qualidade de vida e garantia ordenada de participação e usufruto, por essas populações tradicionais, dos benefícios gerados”, explicou o chefe do Departamento de Gestão Ambiental e Territorial (Degat) da SEMA, Francisco Itamar. 

participação social – O processo de construção do arcabouço jurídico para implementação da Lei de Serviços Ambientais resultou em uma minuta de decreto que possibilitará a implementação do Subprograma REDD+ no Amazonas.  

A regulamentação foi construída após diversas oficinas participativas, realizadas ao longo de 2019 e início de 2020, com integração do setor público, instituições da sociedade civil, associações municipais, conselhos e representantes comunitários. As oficinas ocorreram em Apuí, NOVO Aripuanã, Tefé, Tabatinga. São Gabriel da Cachoeira e Manaus. 

Após a apreciação da minuta pelo Fórum Amazonense de Mudanças Climáticas (Famc), o documento segue para o Conselho Estadual de Meio Ambiente (Cemaam), que é o órgão colegiado da SEMA responsável pela deliberação e aprovação da pauta. 

Sobre o projeto – O projeto de Regulamentação e Implementação da Lei Estadual de Serviços Ambientais do Amazonas é supervisionado pela SEMA e coordenado pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS), em parceria com Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam), Fundação Vitória Amazônica (FVA) e Conservação Internacional Brasil (CI-Brasil).  

O projeto é apoiado pelo Edital “Janela A” da Força Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF Task Force), gerido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e apoio financeiro do Ministério Real Norueguês do Clima e Meio Ambiente.

Tags:ApuíEstado do AmazonasGoverno do AmazonasManausmeio ambientemudanças climáticasNovo AripuanãSão Gabriel da CachoeiraTabatingaTefé
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Sistema prisional supera número de inscritos para o ano letivo de 2020
Próximo artigo FEI avalia projeto de turismo em comunidades indígenas de Manacapuru e Iranduba

Mais notícias desta categoria

COP30: Inovações em Saúde no Amazonas à Frente das Mudanças Climáticas

2 horas atrás

Aumente a cobertura vacinal no Alto Solimões

4 horas atrás

SES-AM inova na gestão de pessoas em Brasília

19 horas atrás

Governador Wilson Lima entrega modernização da AM-010

23 horas atrás

Educação no Trânsito: Ação da SuperTrans

1 dia atrás

Ressonâncias de 2025 – Um Concerto Imperdível

1 dia atrás

Ministério da Justiça e a segurança pública eficaz

1 dia atrás

Prosamin+ transforma Manaus com projetos inovadores

2 dias atrás

Curso de Mergulho Autônomo – Novas turmas no Amazonas

2 dias atrás

Proesc: 5 Anos de Avanços na Educação em Manaus

2 dias atrás

Polícias Civil do Amazonas – Operação Dardanário

2 dias atrás

REDD+ no Amazonas: Proteção Ambiental Garantida

2 dias atrás
Vistoria garante novas vagas de carga e descarga
Prefeitura avança na regularização fundiária em Manaus
Cigás testa protocolos de segurança em simulado de emergência
Inscrições para o 8º Congresso Pan-Amazônico de Oncologia
Prefeitura remove 7,5 toneladas de cabos obsoletos
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?