Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Amazonas é referência em política para refugiados e migrantes no Brasil, afirmam agências da ONU
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Estados > Amazonas é referência em política para refugiados e migrantes no Brasil, afirmam agências da ONU
EstadosPolícia

Amazonas é referência em política para refugiados e migrantes no Brasil, afirmam agências da ONU

1 ano atrás
Compartilhar
7 Min Lidos
REUNIA771 O UNICEF TIAGO CORREA UGPE11 1024x683 1


Há 7 minutos

Ações apoiadas pelo Governo do Estado, como Operação Acolhida, proteção a mulheres vítimas de violência e Selo Unicef servem de modelo para outros estados

REUNIA771 O UNICEF TIAGO CORREA UGPE11 1024x683 1
Amazonas é referência em política para refugiados e migrantes no Brasil, afirmam agências da ONU

Foto: Tiago Corrêa/UGPE

As políticas de proteção e acolhimento a migrantes e refugiados no Amazonas são referência para o Brasil, segundo as agências da Organização das Nações Unidas (ONU) que participaram, nesta quinta-feira (22/02), de reunião com órgãos estaduais, na sede da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE). Participaram quatro organizações com escritório no Estado – Agência de Refugiados (Acnur), Organização Internacional para as Migrações (OIM), Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e Agência Sexual Reprodutiva da ONU (UFPA).

Na ocasião, representantes dos escritórios locais das agências da ONU apresentaram os resultados dos trabalhos conduzidos no Amazonas e que, conforme declaram, colocam o Estado na condição de pioneirismo na proteção de refugiados, assegurando direitos, bem-estar e soluções para pessoas que precisam de proteção internacional. Além disso, também em ações de enfrentamento à violência contra mulheres, políticas para crianças e adolescentes, moradia e demais temas transversais sob a tutela dessas agências.

O objetivo da reunião foi consolidar e fortalecer as parcerias com o Governo do Amazonas, inclusive, com a possibilidade de se criar uma linha de atendimento no Programa Amazonas Meu Lar específica para refugiados e migrantes em situação de vulnerabilidade.

REUNIA771 O UNICEF TIAGO CORREA UGPE17 1024x683 1
Amazonas é referência em política para refugiados e migrantes no Brasil, afirmam agências da ONU

Foto: Tiago Corrêa/UGPE

De acordo com secretário da UGPE, Marcellus Campêlo, que conduziu a reunião, o programa de moradia estadual contemplou o pré-cadastro de estrangeiros, com 142 inscrições. Com apoio da ONU e do Governo Federal, ele afirma ser possível ampliar essa participação para uma linha específica de atendimento. Junto com ele, participaram também da reunião a secretária executiva da UGPE, Cuca Chaves e Tiago Monteiro de Paiva, representando a Unidade de Gestão Integrada (UGI).

“O Amazonas Meu Lar já prevê na sua qualificação uma pontuação para famílias que tenham mulheres que sofreram algum tipo de violência, mulheres chefes de família, crianças em vulnerabilidade e outros temas transversais que tratamos com as Agências da ONU, como por exemplo os estrangeiros na condição de migrantes ou refugiados”, disse o secretário. A intenção da reunião, afirma, é ampliar a parceria para outros programas. Ele cita como exemplo os programas Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), de saneamento Integrado (Prosai) de Parintins, além do Amazonas Meu Lar.

Sobre o programa de moradia, a chefe da Acnur para o Amazonas, Pará, Acre, Rondônia e Amapá, Laura Lima, disse que há uma negociação nacional para abrir o programa Minha Casa Minha Vida ao atendimento de estrangeiros refugiados ou na condição de migrantes. O case do Amazonas Meu Lar, que já contempla de alguma forma esse público, pode abrir precedente para criar uma política nacional, considerou.

“Acreditamos que esse passo dado pelo Governo do Amazonas vai servir para impulsionar os mesmos movimentos em outros estados. É uma medida essencial que garante, novamente, que as pessoas que estão dentro do território possam usar os direitos que já estão previstos dentro da Constituição brasileira”, declarou Laura Lima.

d5ad9941 c540 40b4 9df3 f79f5f725b04

Foto: Tiago Corrêa/UGPE

O Amazonas, prossegue ela, é referência, não apenas para a região norte do país, mas para todo o Brasil, inclusive dentro da América Latina. “Estamos falando de um estado que tem assumido, de forma completa, toda a desativação de estruturas emergenciais que foram criadas nas respostas humanitárias, sobretudo as que atenderam o fluxo migratório da Venezuela. Houve a incorporação de equipamentos pelo Estado, dando sustentabilidade, dando um arcabouço jurídico que permitirá que os direitos das pessoas refugiadas sejam respeitados e salvaguardados, não apenas hoje, mas também no futuro”.

Aguida Bezerra, chefe do escritório da OIM, destacou a possibilidade de parcerias em ações de capacitações feitas no Prosamin+. A OIM, que é a Agência da ONU para as Migrações, tem total interesse e disponibilidade em apoiar tecnicamente as capacitações e divulgar esses cursos para a nossa população de atendimento, que são os migrantes”.

Casa ONU e Selo Unicef

A chefe da Unicef, Débora Nandja, destacou o apoio irrestrito do Governo do Amazonas com as agências da ONU no Estado, por meio da UGPE e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb). Uma delas, a implantação da Casa ONU, onde todas as agências vão atuar no mesmo espaço. O local definido é o prédio onde hoje funciona a Companhia de saneamento do Amazonas (Cosama), que irá mudar para um endereço novo.

Outro marco importante, aponta Débora Nandja, é a condução das ações para a certificação dos municípios com o Selo Unicef. “O Governo do Amazonas está criando um diferencial em todo o norte do País e em todo o Brasil, porque está assumindo o seu protagonismo em relação a todas as iniciativas da ONU aqui, não apenas o Unicef. Falando especificamente do Unicef, o fato do Governo do Amazonas estar na frente, na liderança, é fundamental. A certificação do selo esse ano vai ser inédita, porque pela primeira vez vamos alcançar um número expressivo de municípios, o que vai repercutir em todo o país”.

A certificação está prevista para acontecer em junho. São 55 municípios inscritos e a expectativa é de que mais da metade irá alcançar a certificação, um número inédito para o Estado.

Debora Rodrigues, chefe de escritório da UFPA, explica que o trabalho desenvolvido junto com entes públicos e a sociedade civil tem entre as metas a erradicação de mortes maternas evitáveis, com planejamento reprodutivo, além da prevenção de violência contra as mulheres e meninas. “Nosso foco é a população de acolhida, refugiados e migrante, com ênfase naquelas mulheres mais vulnerabilizadas, como as negras, indígenas, ribeirinhas e da periferia”

Tags:Governo do AmazonasManausParintinsViolência
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Idam Unidades de Referencia Tecnologica para a Cultura da Banana em Tefe Fotos Divulgacao 1 1024x768 2 Idam acompanha a implantação de Unidades de Referência Tecnológica para a Cultura da Banana em Tefé
Próximo artigo Gilvanete Costa Serfi 3 1024x683 1 Governo do Amazonas reúne com o ministro da Pesca para tratar sobre exportação de peixes ornamentais

Mais notícias desta categoria

WhatsApp Image 2025 04 17 at 13.48.38 1024x682 2

Operação Cheia 2025: Governador Wilson Lima acompanha o envio de ajuda humanitária para municípios do Madeira

3 meses atrás
ACAO IIACM FOTO VICTOR LEVY SSP AM 2 577x435 q15iGz

SSP-AM participa de ação social para emissão da Carteira de Identidade Nacional voltada a pessoas em situação de rua

9 meses atrás
PMAM APREENSAO DE ARMA E DROGAS 3a CICOM 577x435 RpLImj

Em ações no bairro Petrópolis, Polícia Militar do Amazonas prende homem e apreende drogas e arma de fogo

9 meses atrás
PCAM FACHADA DECCM NORTE LESTE FOTO DIVULGACAO 5 577x435 eSuxr0

Violência doméstica: Polícia Civil prende homem por agredir fisicamente a companheira no bairro Cidade de Deus

9 meses atrás
PCAM MATERIAL APREENDIDO FOTO DIVULGACAO 577x435 OO2vi0

Polícia Civil prende homem e apreende 34 tabletes de maconha tipo skunk avaliadas em R$ 110 mil

9 meses atrás
SSP AM REDUCAO ZONA OESTE FOTOS VICTOR LEVY SSP 3 577x435 jb17on

SSP-AM registra redução em indicadores criminais na zona oeste de Manaus

9 meses atrás
SECOM Operacao Natal Mais Seguro FOTO Arthur Castro 577x435 oKlycJ

“A presença da polícia traz mais segurança”, diz comerciante sobre a Operação Natal Mais Seguro

9 meses atrás
PCAM DESAPARECIDA EMILY MACEDO LIMA FOTO DIVULGACAO qewGlt

Polícia Civil divulga a imagem de mulher que desapareceu após sair de casa no bairro Flores

9 meses atrás
PCAM DEP DE HUMAITA FOTO DIVULGACAO 577x435 NMIAd8

Em Humaitá, Polícia Civil prende homem por descumprir medida contra a ex-companheira

9 meses atrás
SECOM RecuperaFone FOTOS Arthur Castro 577x435 nmETtR

Em outubro, forças de segurança do Amazonas reduziram mais de 50% os crimes de roubo de aparelhos celulares em Manaus

9 meses atrás
REUNIAO CONESPDS FOTO DIVULGACAO SSP AM 2 577x435 n4ie8D

SSP-AM realiza 22° reunião do Conselho Estadual de Segurança Pública e Defesa Social do Amazonas

9 meses atrás
PCAM DELEGACIA DE JURUA769 FOTO DIVULGACAO 577x435 KSi9A4

Operação Hagnos: PC-AM indicia professor por estupro de vulnerável e aliciamento de seis alunas, em Juruá

9 meses atrás
Portal Informe Digital > Blog > Estados > Amazonas é referência em política para refugiados e migrantes no Brasil, afirmam agências da ONU
EstadosPolícia

Amazonas é referência em política para refugiados e migrantes no Brasil, afirmam agências da ONU

1 ano atrás
Compartilhar
7 Min Lidos
REUNIA771 O UNICEF TIAGO CORREA UGPE11 1024x683 1


Há 7 minutos

Ações apoiadas pelo Governo do Estado, como Operação Acolhida, proteção a mulheres vítimas de violência e Selo Unicef servem de modelo para outros estados

REUNIA771 O UNICEF TIAGO CORREA UGPE11 1024x683 1
Amazonas é referência em política para refugiados e migrantes no Brasil, afirmam agências da ONU

Foto: Tiago Corrêa/UGPE

As políticas de proteção e acolhimento a migrantes e refugiados no Amazonas são referência para o Brasil, segundo as agências da Organização das Nações Unidas (ONU) que participaram, nesta quinta-feira (22/02), de reunião com órgãos estaduais, na sede da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE). Participaram quatro organizações com escritório no Estado – Agência de Refugiados (Acnur), Organização Internacional para as Migrações (OIM), Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e Agência Sexual Reprodutiva da ONU (UFPA).

Na ocasião, representantes dos escritórios locais das agências da ONU apresentaram os resultados dos trabalhos conduzidos no Amazonas e que, conforme declaram, colocam o Estado na condição de pioneirismo na proteção de refugiados, assegurando direitos, bem-estar e soluções para pessoas que precisam de proteção internacional. Além disso, também em ações de enfrentamento à violência contra mulheres, políticas para crianças e adolescentes, moradia e demais temas transversais sob a tutela dessas agências.

O objetivo da reunião foi consolidar e fortalecer as parcerias com o Governo do Amazonas, inclusive, com a possibilidade de se criar uma linha de atendimento no Programa Amazonas Meu Lar específica para refugiados e migrantes em situação de vulnerabilidade.

REUNIA771 O UNICEF TIAGO CORREA UGPE17 1024x683 1
Amazonas é referência em política para refugiados e migrantes no Brasil, afirmam agências da ONU

Foto: Tiago Corrêa/UGPE

De acordo com secretário da UGPE, Marcellus Campêlo, que conduziu a reunião, o programa de moradia estadual contemplou o pré-cadastro de estrangeiros, com 142 inscrições. Com apoio da ONU e do Governo Federal, ele afirma ser possível ampliar essa participação para uma linha específica de atendimento. Junto com ele, participaram também da reunião a secretária executiva da UGPE, Cuca Chaves e Tiago Monteiro de Paiva, representando a Unidade de Gestão Integrada (UGI).

“O Amazonas Meu Lar já prevê na sua qualificação uma pontuação para famílias que tenham mulheres que sofreram algum tipo de violência, mulheres chefes de família, crianças em vulnerabilidade e outros temas transversais que tratamos com as Agências da ONU, como por exemplo os estrangeiros na condição de migrantes ou refugiados”, disse o secretário. A intenção da reunião, afirma, é ampliar a parceria para outros programas. Ele cita como exemplo os programas Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), de saneamento Integrado (Prosai) de Parintins, além do Amazonas Meu Lar.

Sobre o programa de moradia, a chefe da Acnur para o Amazonas, Pará, Acre, Rondônia e Amapá, Laura Lima, disse que há uma negociação nacional para abrir o programa Minha Casa Minha Vida ao atendimento de estrangeiros refugiados ou na condição de migrantes. O case do Amazonas Meu Lar, que já contempla de alguma forma esse público, pode abrir precedente para criar uma política nacional, considerou.

“Acreditamos que esse passo dado pelo Governo do Amazonas vai servir para impulsionar os mesmos movimentos em outros estados. É uma medida essencial que garante, novamente, que as pessoas que estão dentro do território possam usar os direitos que já estão previstos dentro da Constituição brasileira”, declarou Laura Lima.

d5ad9941 c540 40b4 9df3 f79f5f725b04

Foto: Tiago Corrêa/UGPE

O Amazonas, prossegue ela, é referência, não apenas para a região norte do país, mas para todo o Brasil, inclusive dentro da América Latina. “Estamos falando de um estado que tem assumido, de forma completa, toda a desativação de estruturas emergenciais que foram criadas nas respostas humanitárias, sobretudo as que atenderam o fluxo migratório da Venezuela. Houve a incorporação de equipamentos pelo Estado, dando sustentabilidade, dando um arcabouço jurídico que permitirá que os direitos das pessoas refugiadas sejam respeitados e salvaguardados, não apenas hoje, mas também no futuro”.

Aguida Bezerra, chefe do escritório da OIM, destacou a possibilidade de parcerias em ações de capacitações feitas no Prosamin+. A OIM, que é a Agência da ONU para as Migrações, tem total interesse e disponibilidade em apoiar tecnicamente as capacitações e divulgar esses cursos para a nossa população de atendimento, que são os migrantes”.

Casa ONU e Selo Unicef

A chefe da Unicef, Débora Nandja, destacou o apoio irrestrito do Governo do Amazonas com as agências da ONU no Estado, por meio da UGPE e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb). Uma delas, a implantação da Casa ONU, onde todas as agências vão atuar no mesmo espaço. O local definido é o prédio onde hoje funciona a Companhia de saneamento do Amazonas (Cosama), que irá mudar para um endereço novo.

Outro marco importante, aponta Débora Nandja, é a condução das ações para a certificação dos municípios com o Selo Unicef. “O Governo do Amazonas está criando um diferencial em todo o norte do País e em todo o Brasil, porque está assumindo o seu protagonismo em relação a todas as iniciativas da ONU aqui, não apenas o Unicef. Falando especificamente do Unicef, o fato do Governo do Amazonas estar na frente, na liderança, é fundamental. A certificação do selo esse ano vai ser inédita, porque pela primeira vez vamos alcançar um número expressivo de municípios, o que vai repercutir em todo o país”.

A certificação está prevista para acontecer em junho. São 55 municípios inscritos e a expectativa é de que mais da metade irá alcançar a certificação, um número inédito para o Estado.

Debora Rodrigues, chefe de escritório da UFPA, explica que o trabalho desenvolvido junto com entes públicos e a sociedade civil tem entre as metas a erradicação de mortes maternas evitáveis, com planejamento reprodutivo, além da prevenção de violência contra as mulheres e meninas. “Nosso foco é a população de acolhida, refugiados e migrante, com ênfase naquelas mulheres mais vulnerabilizadas, como as negras, indígenas, ribeirinhas e da periferia”

Tags:Governo do AmazonasManausParintinsViolência
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Idam Unidades de Referencia Tecnologica para a Cultura da Banana em Tefe Fotos Divulgacao 1 1024x768 2 Idam acompanha a implantação de Unidades de Referência Tecnológica para a Cultura da Banana em Tefé
Próximo artigo Gilvanete Costa Serfi 3 1024x683 1 Governo do Amazonas reúne com o ministro da Pesca para tratar sobre exportação de peixes ornamentais

Mais notícias desta categoria

DELEGADO GERAL ADJUNTO GUILHERME TORRES 577x435 zFaI8q

Polícia Civil prende jornalista por suspeita de estupro, coação de aborto e outros crimes

9 meses atrás
APREENSAO FRONTEIRA MAIS SEGURA FOTO DIVULGACAO SSP AM 577x435 1IxtMw

Homem é preso por porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas durante operação Fronteira Mais Segura

9 meses atrás
PC AM DEL DANNIEL ANTONY FOTO ERLON RODRIGUES 577x435 nR7tEp

Polícia Civil prende principal suspeito do homicídio de professora praticado em janeiro de 2023 em Manaus

9 meses atrás
PC AM OPERACAO POLICIAL FOTO ERLON RODRIGUES 4 577x435 eog2gJ

Operação Hagnos: Polícia Civil prende dois homens por organizar passeios para abusar sexualmente de adolescente em Jutaí

9 meses atrás
PC AM DELEGADA DEBORAH BARREIROS ADJUNTA DA DEHS FOTO ERLON RODRIGUES 577x435 RM8s1c

Por meio da DEHS, PC-AM prende dois homens envolvidos em homicídios distintos praticados na zona leste de Manaus

9 meses atrás
PC AM 57a DIP FOTO DIVULGACAO 2 577x435 P5kjLa

Em Alvarães, PC-AM e GCM prendem homem por descumprir medida protetiva e ameaçar a ex-companheira

9 meses atrás
PMAM ROCAM TRAFICO FOTO DIVULGACAO PMAM 577x435 JqmOVJ

Em ações na capital, Polícia Militar do Amazonas prende cinco pessoas por envolvimento com tráfico de drogas

9 meses atrás
Operacao Natal Mais Seguro Governo do Amazonas reforca policiamento durante compras e festividades de fim de ano Fotos Arthur Castro Secom 1 577x435 jNSIkR

Operação Natal Mais Seguro: Governo do Amazonas reforça policiamento durante compras e festividades de fim de ano

9 meses atrás
PMAM TRAFICO COARI FOTO DIVULGACAO PMAM 577x435 frlE0j

Polícia Militar do Amazonas prende dupla com 350 tabletes de maconha avaliados em mais de R$ 7 milhões

9 meses atrás
PMAM TRAFICO 14a CICOM FOTO DIVULGACAO PMAM 1 577x435 edP3xC

Em ações na capital, Polícia Militar do Amazonas prende dois homens e apreende drogas

9 meses atrás
PC AM 57a DIP FOTO DIVULGACAO 577x435 sE9cFa

PC-AM, PMAM e GCM prendem mulher por envolvimento com o tráfico de drogas, em Alvarães

9 meses atrás
PCAM DESAPARECIDO PAULO HENRIQUE PAZ DO NASCIMENTO FOTO DIVULGACAO 1 577x435 wQ6axK

Polícia Civil divulga a imagem de homem que desapareceu no bairro Japiim

9 meses atrás

Operação Hagnos: Central Integrada de Fiscalização é desencadeada no Centro de Manaus para coibir crimes contra crianças e adolescentes

Polícia Civil deflagra 1ª fase da Operação Restauração voltada ao combate às organizações criminosas em Coari

Protetor das Fronteiras: PMAM apreende armas, munições e drogas em acampamento usado pelo tráfico no Rio Preto da Eva

Base Arpão 1: PMAM apreende mais de 18 kg de pasta-base de cocaína em formato de batatas em uma embarcação

Operação Hagnos: Em Tefé, PC-AM e GCM prendem homem por estupro de vulnerável contra a enteada

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?