Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Prefeitura de Manaus fomenta o cultivo da pitaya com a perspectiva de consolidar a produção no cinturão verde da capital
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura de Manaus fomenta o cultivo da pitaya com a perspectiva de consolidar a produção no cinturão verde da capital
Manaus

Prefeitura de Manaus fomenta o cultivo da pitaya com a perspectiva de consolidar a produção no cinturão verde da capital

3 anos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Com o intuito de fomentar a produção agrícola familiar, o prefeito de Manaus, David Almeida, lançou, na manhã quarta-feira, 22/3, dentro do programa “Manaus+Agro”, o fomento à cultura da pitaya, com a entrega da fruta, além de adubo e calcário, para produtores rurais do ramal Rio Branquinho, quilômetro 67, BR-174, e comunidade São Francisco do Caramuri, quilômetro 134, AM-010. O objetivo da ação é promover a oferta da fruta para o atendimento da demanda local e futuras exportações.

A fruta vem ganhando cada vez mais espaço no mercado local, devido às condições naturais, como calor e chuvas típicas da região, que favorecem o cultivo. Para o chefe do Executivo municipal, com esse incentivo, a perspectiva é gerar emprego e renda para mais produtores rurais.

“Pela primeira vez, a prefeitura adentra os ramais, para que nós possamos dar dignidade aos produtores. O olhar diferenciado da Prefeitura de Manaus fez com que o poder público municipal pudesse chegar nessas pessoas, dando a elas condições, trazendo a elas implementos, buscando dar vazão a sua produção, para que elas possam ter renda. Além disso, nós vamos agregar a pitaya à merenda escolar, para que possamos escoar essa produção, tanto nas escolas quanto nas nossas feiras e mercados”, assegurou Almeida.

Responsável pela ação, a Secretaria Municipal de agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), além de fomentar com as mudas e adubos, irá ajudar na prática do cultivo da fruta, os agricultores farão cursos para adquirir técnica e conhecimento para, futuramente, terem condições, inclusive, de exportar a fruta.

“Mais uma vez a gestão municipal vem fazendo história na zona rural de Manaus, e nós estamos muito empenhados, isso aqui é resultado de muito trabalho, hoje, estamos entregando mudas de pitaya, adubo, um kit especial aqui para o agricultor. Esse mapeamento é feito junto a nossa equipe técnica da Semacc, para que a gente consiga trazer todo esse fomento”, frisou o titular da Semacc, Wanderson Costa.

De propriedade do produtor rural Cléber Medeiros, a fazenda Toca da Pitaya, no quilômetro 35 da AM-010 (Manaus-Itacoatiara), é a primeira e maior produtora de pitaya do Estado, e tem colaborado, de forma muito positiva, com incentivo à cultura. A área de cultivo da pitaya tem uma das maiores plantações, possui mais de 120 mil pés e conta com mais 60 mil em propriedades agregadas, somando uma produção mensal de 20 toneladas.

Aproximadamente três toneladas de pitaya são exportadas todos os meses para os Estados de São Paulo e Roraima, enquanto a maior parte da produção é consumida no mercado local, e é essa logística e produção que a Prefeitura de Manaus quer incentivar aos agricultores rurais que estão no início do cultivo.

Além da comercialização da fruta in natura, o produtor rural trabalha com extração de néctar das flores para produção de mel e, também, alimentação de animais com o talo da planta. Tudo muito aproveitável nesta cultura. Com todos esses atrativos, a produção dessa fruta exótica tem atraído mais produtores familiares interessados no cultivo.

Israel Feitosa, presidente da cooperativa do ramal Rio Branquinho, faz parte das famílias que trabalham com a produção de peixes, galinhas e frutas, como o cupuaçu. Durante o evento, ele destacou que o NOVO incentivo veio na hora certa, contemplando 20 famílias no ramal.

“Esse incentivo da prefeitura veio em boa hora, vamos cultivar a pitaya, que tem uma renda maior hoje. Somos os primeiros a começar esse processo dentro do ramal. Estamos com uma expectativa muito grande”, disse.

O programa tem o apoio da Câmara Municipal de Manaus (CMM), por emendas parlamentares que, até o fim do ano de 2023, vão atender aproximadamente cem produtores rurais.

Kit Empreendedor

Além dos kits, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal do trabalho, empreendedorismo e Inovação (Semtepi) e do fundo municipal de empreendedorismo e Inovação (Fumipeq), vai investir quase R$ 800 mil, para atender 16 hectares de mudas de pitaya.

“A Semtepi, a partir do seu empreendedorismo, tem chegado até mesmo às áreas mais distantes da cidade. Esse é um projeto de um ano e estamos investindo, atendendo e interagindo com essas pessoas, com nosso objetivo de potencializar e distribuir”, pontuou o titular da Semtepi, Radyr Júnior.

— — —

Texto – Beathriz Torres / Semcom e Divulgação / Semacc

Fotos – Dhyeizo Lemos/Semcom e Clóvis Miranda/Semcom

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjAwK3U

Tags:David AlmeidaEmpreendedorismoItacoatiaraManausmanchetePrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Projeto determina instalação de cancela automática em cruzamento rodoferroviário urbano
Próximo artigo Adjuto Afonso reforça necessidade de manutenção urgente de pontes da BR 319 e trechos da BR 174

Mais notícias desta categoria

Prefeitura de Manaus amplia sinalização viária em bairros das zonas Sul, Norte e Oeste para ordenar o tráfego

1 hora atrás

Prefeitura de Manaus abre inscrições para treinamento de interpretação de NR com 80 vagas disponíveis

1 hora atrás

Cemasp completa 15 anos e Prefeitura de Manaus celebra trajetória de atendimento sociopsicopedagógico na rede municipal

1 hora atrás

Manaus fiscaliza descarte irregular de resíduos em cinco locais da zona Leste durante operação municipal

17 horas atrás

PMM combate depósito e comercialização irregular de resíduos

17 horas atrás

Semsa realiza 10ª edição do Circuito da Mulher para prevenção do câncer do colo do útero em Manaus

20 horas atrás

Serviços de saúde para mulheres na zona Sul da capital

20 horas atrás

Unidades móveis da prefeitura fortalecem ações na USF Ada Viana

20 horas atrás

Unidades móveis reforçam saúde da mulher e atendimento odontológico na zona rural de Manaus

20 horas atrás

Prefeito David Almeida acompanha vistoria do Morar Melhor 13 antes da entrega de 576 apartamentos

21 horas atrás

Manaus lança pedra fundamental da Academia de Formação da Guarda Municipal da Amazônia para ampliar efetivo

21 horas atrás

Prefeitura de Manaus publica segunda lista do Morar Melhor 14 e avança na entrega de apartamentos mobiliados

21 horas atrás
Prefeitura de Manaus reúne ouvidorias no Dia Nacional do Ouvidor e discute implantação da ouvidoria de Manaus
Prefeitura de Manaus realiza plantio de mudas no Parque Linear do Novo Aleixo para recuperação ambiental
Prefeitura de Manaus intensifica manutenção asfáltica na rua 211 do Cidade Nova para ampliar mobilidade e segurança
Manaus inaugura UBS móvel para ampliar atendimento da atenção primária em bairros com vazio assistencial
Prefeitura de Manaus intensifica recuperação asfáltica na rua 73-A em Nova Cidade com manutenção viária
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?