Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Festival de Parintins: servidores recebem capacitação do Unicef e Unfpa para combate às violências contra mulheres e crianças
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Festival de Parintins: servidores recebem capacitação do Unicef e Unfpa para combate às violências contra mulheres e crianças
Gestão EstadualPolítica

Festival de Parintins: servidores recebem capacitação do Unicef e Unfpa para combate às violências contra mulheres e crianças

1 ano atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Representantes de todas as áreas participaram dos treinamentos

Foto: Lincoln Ferreira/SEJUSC

Estar com o efetivo preparado para lidar com as situações adversas que envolvem um evento de grande porte como o 57º Festival de Parintins é um compromisso do Governo do Amazonas que, por meio de uma parceria com as agências da Organização das Nações Unidas (ONU), está capacitando os servidores estaduais que atuarão em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus) em protocolos de segurança para situações de violência.

A parceria para os treinamentos são uma iniciativa da Secretaria de Estado de justiça, direitos humanos e Cidadania (SEJUSC) e da Unidade de Gestão Integrada (UGI), para capacitar membros das áreas de saúde, segurança pública, social, infraestrutura, meio ambiente, educação, desenvolvimento econômico, turismo e cultura.

Jussara Pedrosa, titular da SEJUSC, frisa que é importante o alinhamento das informações para que qualquer servidor solicitado saiba dar direcionamentos e como proceder. Os treinamentos iniciaram nesta segunda-feira (03/06).

Foto: Lincoln Ferreira/SEJUSC

“Ano passado nós trabalhamos com o Unicef no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, no período do festival, e esse ano nós estamos com o UNFPA no combate às violações contra as mulheres, na aplicação do Protocolo Não é Não, da Lei Federal 14.786, que passa a ser obrigatória no dia 25 de junho”, observa a secretária.

“Nós estamos trabalhando com todos os órgãos do estado, capacitando as equipes para que possam aplicar o protocolo. Isso é de suma importância para que a gente possa resguardar nossa população, assegurar que não ocorram violações de direitos”, emendou Jussara Pedrosa.

As capacitações são realizadas pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), com foco no combate às violências de gênero e contra crianças e adolescentes, em suas diversas formas.

O 3º sargento Jhonathan, que atua na Ronda Maria da Penha há oito meses em Manaus, estará no efetivo de Parintins, reforçando os trabalhos já realizados pela polícia Militar do município. Ele diz que no pouco tempo de atuação na área atendeu situações que nunca tinha vivido antes e que o treinamento do Protocolo “Não é Não” serviu para aprender ainda mais.

“Essa capacitação tem sido de extrema importância tanto para que possa acontecer esse atendimento especializado e que também na extensão, após o festival, para que o atendimento seja sempre humanizado e especializado, para que a gente possa trazer mais segurança para essas vítimas de violência de gênero”, destacou o policial.

Foto: Lincoln Ferreira/SEJUSC

A tenente Patrícia Mota, que atua no Corpo de Bombeiros e também na área da saúde, como farmacêutica, deu seu relato durante a capacitação reconhecendo que agiu de forma intuitiva em uma situação de violência sexual, mas agora vai repassar o conhecimento com seus pares.

“Primeiro tratei o que ela precisava, que era com relação ao suporte à saúde dela e informei a ela que ela poderia descansar e que ela não teria muito tempo ainda para poder decidir e fazer a denúncia, mas que se fosse da escolha dela, ela poderia não ir. Foi uma abordagem meio intuitiva e aqui eu descobri que foi uma abordagem correta”, recordou a profissional.

Foto: Lincoln Ferreira/SEJUSC

“Uma das coisas que eu aprendi aqui é que nós devemos nos direcionar às pessoas como sobreviventes, para que a gente possa tratá-las com maior empatia e empoderando essas pessoas que são vítimas de algum tipo de agressão. A gente precisa respeitar, dar autonomia a ela quando se tratar de um adulto, e quando se tratar de uma criança, solicitar o apoio das autoridades”, emendou a tenente.

Os treinamentos seguem até quarta-feira (04/06), durante todo o dia, com temas voltados à exploração sexual infanto juvenil, trabalho infantil, acolhimento de vítimas de violências, escuta qualificada, Protocolo Não é Não, dentre outros.

O post Festival de Parintins: servidores recebem capacitação do Unicef e Unfpa para combate às violências contra mulheres e crianças apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

   

Tags:BombeirosDenúnciasGoverno do AmazonasManausmeio ambienteParintinsPolíciaPolícia MilitarSegurança PúblicaViolência
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Lei de autoria de Roberto Cidade fortalece legislação da Anatel que proíbe ações abusivas de telemarketing
Próximo artigo Alunos da Prefeitura de Manaus participam da 19ª OBMEP

Mais notícias desta categoria

Maconha tipo skunk: Apreensão de 300 quilos em Manaus

13 horas atrás

Atletismo Amazonas destaca 12 representantes no Sul-Americano

2 dias atrás

Provão Eletrônico: Inscrições Abertas no Amazonas

2 dias atrás

David Almeida – Caravana Natalina na Ponta Negra

2 dias atrás

Ilumina+ Amazonas: Sustentabilidade em Iluminação Pública

5 dias atrás

Serviço de teleconsultas transforma saúde em Manaus

5 dias atrás

COP30: Inovações em Saúde no Amazonas à Frente das Mudanças Climáticas

5 dias atrás

Aumente a cobertura vacinal no Alto Solimões

5 dias atrás

SES-AM inova na gestão de pessoas em Brasília

5 dias atrás

Governador Wilson Lima entrega modernização da AM-010

6 dias atrás

Educação no Trânsito: Ação da SuperTrans

6 dias atrás

Ressonâncias de 2025 – Um Concerto Imperdível

6 dias atrás
REDD+ no Amazonas: Proteção Ambiental Garantida
COP30: Casos de sucesso em infraestrutura sustentável
Ação de Cidadania: Direitos em Parintins
Amazonas destaca-se na prevenção da tuberculose
Governo do Amazonas: Parceria com Banco Mundial
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?