• Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
PUBLICIDADE
WhatsApp Image 2022 05 13 at 09.07.52 300x200 1 Portal Informe Digital

‘O Menino Maluquinho’, de Ziraldo, sobe ao palco do Teatro Amazonas no domingo (15/05)

13 de maio de 2022
na categoria Governo do Estado

Com um elenco 100% amazonense, a ópera estreia neste domingo (15/05), às 17h. FOTOS: Antônio Lima e Michael Dantas (Teatro Amazonas)/Secretaria de Estado de Cultura e Economia CriativaA obra “O Menino Maluquinho”, que apresentou ao mundo um dos personagens brasileiros mais conhecidos, criado pelo cartunista Ziraldo, na década de 1980, ganhou adaptação em tiras e quadrinhos, filme, cantata e, no 24º Festival Amazonas de Ópera (FAO), inspirou a montagem do compositor e maestro Ernani Aguiar. Com um elenco 100% amazonense, a ópera estreia neste domingo (15/05), às 17h, no palco do Teatro Amazonas, no Centro de Manaus.
Há 44 minutos
Por Agência Amazonas

A 24ª edição do Festival Amazonas de Ópera traz montagem do clássico infantil encenada por artistas amazonenses

“A ópera traz uma abordagem afetuosa da obra de um escritor brasileiro e reúne os nossos artistas, encenando um gênero que ganhou popularidade no estado, a partir do Festival Amazonas de Ópera. Optamos por uma montagem de fácil entendimento, com crianças e jovens no palco e na plateia”, destaca Marcos Apolo Muniz, secretário da pasta.

O FAO chega a sua 24ª edição com montagens diferenciadas, dentre as quais a do clássico infantil, encenada por artistas locais, com a participação do Coral Infantil e Infantojuvenil do Liceu de Artes e Ofício Claudio Santoro.

“Com toda a certeza, é um espetáculo que fala da relação da criança com o seu entorno, então os adultos também fazem parte desse universo e conseguem se reconhecer”, comenta o diretor, que também iniciou a carreira artística como aluno do Liceu Claudio Santoro.

O ator Davi Lucas vive o Menino Maluquinho, e a direção da montagem é de Matheus Sabbá.

Por dentro da história

Fotos de Antonio Lima/Secretaria de Cultura e Economia CriativaFotos de Antonio Lima/Secretaria de Cultura e Economia Criativa“Uma infância cheia de amor, uma criança com a imaginação aflorada e um mundo transformado pela visão livre do Menino Maluquinho, traz a ópera escrita por Ernani Aguiar”, adianta Ligiana Costa, dramaturgista do FAO.

Davi Lucas, que vive o Menino Maluquinho na montagem do 24º FAO. Fotos de Antonio Lima/Secretaria de Cultura e Economia CriativaO figurino da montagem é assinado por Melissa Maia, confeccionado com 80% de tecidos recicláveis, pelas mãos de 50 costureiras que trabalham no Centro Técnico de Produção (CTP).

“A ópera narra a trajetória de um menino que tem a capacidade de brincar com o tempo. Maluquinho é um menino alegre, cheio de imaginação e que adora aprontar e viver aventuras com os amigos. Uma das manias do personagem é usar um panelão na cabeça”, acrescenta Ligiana, que, no dia da estreia, vai comandar um bate-papo com o diretor da ópera, Matheus Sabbá, às 16h, no palco do Teatro Amazonas.

O clássico infantil, em formato de ópera, conta ainda com a namorada de Maluquinho, Julieta, e o melhor amigo dele, Bocão, interpretados por Lunna e Thaylon, ambos artistas do Liceu Claudio Santoro.

Festival

O FAO iniciou no dia 29 de abril e segue até 31 de maio, na capital e interior. Cinco óperas, recitais, concertos, workshop e encontro de economia criativa estão na agenda do evento.

A montagem de Ziraldo tem ainda apresentações nos dias 21 e 28 de maio, ambas no Teatro Amazonas, às 19h. A classificação é livre, e os ingressos estão à venda na www.bilheteriadigital.com e na bilheteria do Teatro Amazonas.

O FAO é realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC). O projeto, aprovado na Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cidadania e Secretaria Especial de Cultura, tem patrocínio master do Bradesco e patrocínio da Innova.

A programação inclui atrações no Teatro Amazonas, Teatro da Instalação, centros culturais Palácio da Justiça e Palácio Rio Negro e também no interior. As estreias das óperas são transmitidas pela TV Encontro das Águas e nas redes sociais da @culturadoam.

São eventos regionais, feiras, exposições, centros culturais, orquestras, musicais e muitos outros. O banco também mantém o Bradesco Cultura, plataforma digital que reúne conteúdo relacionado às iniciativas culturais que contam com o patrocínio da instituição. Visite em cultura.bradesco.

Bradesco e cultura

Com centenas de projetos patrocinados anualmente, o Bradesco acredita que a cultura é um agente transformador da sociedade. Além do Teatro Bradesco, o banco apoia iniciativas que contribuem para a sustentabilidade de manifestações culturais que acontecem de norte a sul do país, reforçando o seu compromisso com a democratização da arte.

Notícias relacionadas

  • Ópera ‘O Menino Maluquinho’ estreia com ‘casa cheia’ no Teatro Amazonas FOTOS: Michael Dantas/Secretaria de Estado de Cultura e Economia CriativaUm menino de imaginação fértil, com capacidade de inventar histórias, mania de usar uma panela na cabeça e que “só queria ser feliz”. A mensagem do livro “O Menino Maluquinho” (1980), do escritor brasileiro Ziraldo, ganhou adaptação contemporânea para o palco, encenada por artistas amazonenses, no domingo (15/05), no Teatro Amazonas. O espetáculo estreou na programação do 24º Amazonas Festival de Ópera (FAO), promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC). Há 44 minutos Por…
  • Governo do Amazonas lança 24º Festival Amazonas de Ópera FOTOS: Michael Dantas/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (FAO 2019)Vozes preparadas, instrumentos afinados, figurino e cenário caprichados para o 24º Festival Amazonas de Ópera (FAO). O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, anuncia a programação do maior festival do gênero na América Latina, que volta a receber público de 29 de abril a 31 de maio, na capital e interior. Os ingressos já estão à venda em www.bilheteriadigital.com e na bilheteria do Teatro Amazonas. Há 2 minutos Por Agência Amazonas Programação inclui cinco óperas, concertos, recitais, workshop e encontro de…
  • Festival Amazonas de Ópera celebra parcerias nacionais e internacionais FOTOS: Michael Dantas/Secretaria de Estado de Cultura e Economia CriativaO Festival Amazonas de Ópera (FAO), ao longo de 24 edições, se consolidou como o maior evento do gênero na América Latina com o apoio de instituições nacionais e internacionais. Neste ano, entre os destaques estão as parcerias com os estados do Espírito Santo e Pará; a Universidade de Los Andes, da Colômbia; a comunidade portuguesa no Amazonas, por meio do Luso Sporting Club; o canal de TV por assinatura Allegro HD, com alcance em sete países da América Latina; a plataforma digital My Opera, do Teatro Real de Madrid; e…
  • Festival Amazonas de Ópera: Obra ‘Il Tabarro’ é destaque em noite de estreia no Teatro Amazonas FOTO: Bruno Zanardo/SecomApós dois anos sem público presencial, o palco do Teatro Amazonas teve estreia, na noite desta sexta-feira (29/04), do espetáculo mais tradicional de ópera da América Latina. Preenchendo todas as cadeiras disponíveis, o 24º Festival Amazonas de Ópera (FAO) apresentou a obra ‘Il Tabarro’, do compositor italiano Giacomo Puccini. As apresentações na capital seguirão até o dia 31 de maio. Há 7 horas Por Agência Amazonas As apresentações na capital seguirão até o dia 31 de maio na 24ª edição do festival, considerado o maior da América Latina “Seguindo a determinação do governador Wilson Lima, estamos retomando esse…
  • FAO 2022: ‘Peter Grimes’ perpassa natureza humana e emociona no palco do Teatro Amazonas Há 22 minutos Por Agência Amazonas Estreia da montagem no 24º Festival Amazonas de Ópera foi nesta sexta-feira (20/05), e próximas récitas serão no domingo (22/05) e na terça (24/05) FOTO: Michael Dantas/Secretaria de Estado de Cultura e Economia CriativaCom mais de 80 artistas envolvidos, troca de cenários e abordando temas relevantes sobre a humanidade, a ópera “Peter Grimes” teve a sua estreia no 24º Festival de Ópera do Amazonas (FAO), nesta sexta-feira (20/05), no Teatro Amazonas. A obra do compositor Benjamin Britten, escrita no século XX, na Inglaterra, e adaptada aos palcos, foi apresentada pela primeira vez no Amazonas. FOTO: Michael…
  • Davi Lucas, um ‘Menino Maluquinho’ amazonense Foto de Davi Lucas, protagonista da ópera “O Menino Maluquinho” – FOTO: Arthur Castro/SecomO convite ao amazonense Davi Lucas para interpretar o protagonista em “O Menino Maluquinho” no Festival Amazonas de Ópera (FAO) foi feito em 2020, mas a pandemia adiou o sonho do artista. Com o retorno do maior festival do gênero na América Latina, o espetáculo estreia no dia 15 de maio, no Teatro Amazonas, e o personagem da obra de Ziraldo ganha vida e promete emocionar o público. Há 49 minutos Por Agência Amazonas Artista de reconhecimento nacional é aluno do Liceu Claudio Santoro e vai ser…
  • Teatro de marionetes ‘Onheama’ estreia no 24º Festival Amazonas de Ópera Há 43 minutos Por Agência Amazonas Montagem vai ser apresentada para público infantojuvenil neste sábado (07/05), com entrada gratuita no Teatro Amazonas A ópera narra a saga de Iporangaba, um jovem guerreiro indígena, abordando tradições, lendas e origens amazônicas. FOTOS: Michael Dantas/Secretaria de Cultura e Economia CriativaNeste sábado (07/05), no hall do Teatro Amazonas, às 11h, a técnica milenar de marionetes de fio se une à ópera, na montagem de “Onheama”, de João Guilherme Ripper. O espetáculo, que faz parte da programação do 24º Festival Amazonas de Ópera (FAO), é assinado pela companhia paulista O Pequeno Teatro do Mundo…
  • Festival Amazonas de Ópera movimenta produção local FOTO: Michael Dantas/Secretaria de Estado de Cultura e Economia CriativaO Festival Amazonas de Ópera (FAO) chega à 24ª edição no palco do Teatro Amazonas e movimenta a cadeia produtiva da cultura, entre artistas, músicos e trabalhadores, além de fomentar o turismo e a geração de emprego e renda no Estado. Aproximadamente 100 profissionais trabalham para o festival na Central Técnica de Produção (CTP), que abriga o acervo de materiais utilizados nos eventos promovidos pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Economia Criativa do Amazonas. Há 44 minutos Por Agência Amazonas Profissionais amazonenses somam na construção do festival “É…
  • FAO 2022: Ópera ‘O Caixeiro da Taverna’ estreia no Teatro da Instalação Há 55 minutos Por Agência Amazonas Sátira de Guilherme Bernstein, baseada na peça homônima de Martins Pena, tem mais uma apresentação nesta segunda-feira FOTOS: Michael Dantas/Secretaria de Estado de Cultura e Economia CriativaO 24º Festival Amazonas de Ópera (FAO) apresentou, na noite de ontem (30/04), a obra “O Caixeiro da Taverna”, no Teatro da Instalação (rua Frei José dos Inocentes, no Centro). A sátira de Guilherme Bernstein, baseada na peça homônima de Martins Pena e repleta de confusões, armações e reviravoltas, tem mais uma apresentação nesta segunda-feira (02/05), às 19h, com entrada gratuita. “O Caixeiro da Taverna” é uma…
  • Sucesso de público, ópera do ‘O Menino Maluquinho’ abre nova sessão no Teatro Amazonas Há 54 minutos Por Agência Amazonas Após esgotarem os ingressos das três apresentações do FAO, o Maluquinho vai ter sessão na segunda-feira (30/5), às 19h FOTO: Antonio Lima/Secretaria de Estado de Cultura e Economia CriativaFoi com uma panela na cabeça e muita imaginação que a ópera do “O Menino Maluquinho” lotou as três sessões programadas para o 24º Festival Amazonas de Ópera. Para atender ao público, uma nova sessão, na próxima segunda-feira (30/5), às 19h, foi aberta e já está com ingressos disponíveis na bilheteria do Teatro Amazonas e no site www.bilheteriadigital.com. O clássico infantil de Ziraldo, encenado por…
Assuntos: GovernadorGoverno do AmazonasGoverno do EstadoManausWilson Lima
Próxima notícia
Parque São Pedro recebe mutirão de serviços do Governo Presente, neste sábado (14/05)

Parque São Pedro recebe mutirão de serviços do Governo Presente, neste sábado (14/05)

Planifica SUS: projeto avança em municípios do Baixo Amazonas

Planifica SUS: projeto avança em municípios do Baixo Amazonas

Mais de 3 mil policiais militares do Amazonas receberam gratificação por armas apreendidas em ocorrências

Mais de 3 mil policiais militares do Amazonas receberam gratificação por armas apreendidas em ocorrências

Discussion about this post

PUBLICIDADE
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Informe Digital. Todos os direitos reservados
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção

Utilizamos cookies analisar como você interage em nosso sitePolítica de Privacidade.