FOTO: Tiago Corrêa / UGPEA Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) e a Superintendência Estadual de Habitação (Suhab), órgãos do Governo do Amazonas, realizaram reunião de alinhamento para a nova etapa do processo de reassentamento das famílias das comunidades da Sharp e Manaus 2000, que serão atendidas pelo Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamim+), nas zonas leste e sul de Manaus.
Há 12 minutos
Por Agência Amazonas
Objetivo do encontro foi mostrar as inovações da nova etapa do programa e como isso vai impactar no trabalho das equipes de campo
De acordo com o coordenador executivo da UGPE, Marcellus Campêlo, a ideia é que servidores da UGPE e da Suhab estejam afinados com relação aos critérios para iniciar a desapropriação das áreas, que sofrerão intervenção do novo Prosamin+. “A UGPE já fez o trabalho prévio de cadastrar e certificar as famílias, os decretos de desapropriação das áreas já foram publicados, já assinamos o convênio com a Suhab. Agora, estamos na fase em que o processo de cada morador será aberto pela Suhab, para definição das soluções de moradia previstas no PDR”, explicou.
No encontro foram definidos parâmetros e procedimentos de trabalho para as equipes que vão realizar o reassentamento de cerca de 12 mil pessoas da envoltória de obras do programa. Foram apresentados detalhes do Plano Diretor de Reassentamento (PDR) do novo Prosamin+, além das ações ambientais que serão realizadas na área e como se dará o processo de reassentamento por frentes de obras.
De acordo com a subcoordenadora do setor social da UGPE, Viviane Dutra, é fundamental que as equipes que vão ter contato direto com as famílias, estejam alinhadas com as premissas do novo Prosamin+, que traz inovações em relação aos projetos passados, como a questão de gênero e diversidade.
O diretor-presidente da Suhab, João Coelho Braga, destaca a importância do trabalho de reassentamento que vem sendo realizado pelo Governo por meio do Prosamin+. “O Estado vem cumprindo com seu papel de viabilizar soluções de moradia digna para essa população, que está em vulnerabilidade em área de risco, em área passível de enchente. O Estado está trabalhando de forma séria, competente e com agilidade”, disse.
A coordenadora de desapropriação da Suhab, Jacqueline Galvão, ressalta a importância do compromisso do Prosamin+ com questões atuais e reforça o apoio da Suhab para manter o sucesso na execução do novo programa.
“Precisamos enxergar, por exemplo, situações de diferença de gênero dentro do processo de reassentamento. As equipes de campo precisam estar preparadas, por exemplo, para identificar mulheres em situação de vulnerabilidade social dentro da área de abrangência do programa”, enfatizou.
“O desafio é grande, já que é um projeto novo e diferente dos outros. É um projeto não só de revitalização, mas que vai levar o empreendedorismo através do comércio e o foco principal tem que ser a mulher. Por isso, precisamos falar a mesma língua dentro do processo de reassentamento”, concluiu.
Notícias relacionadas
- UGPE e Suhab assinam termo de cooperação que permitirá reassentamento das famílias do Prosamin+
Há 50 minutos
Por Agência Amazonas Em sua nova etapa, Prosamin+ aplicará R$ 165,3 milhões no reassentamento de 2.580 imóveis localizados nas áreas de intervenção de obras Comunidades da Sharp, na zona leste e Manaus 2000, no Japiim, zona sul,serão áreas prioritárias do novo Prosamin+. FOTOS: Tiago Corrêa/UGPEA Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas e a Superintendência Estadual de Habitação (Suhab) assinaram, nesta terça-feira (26/04), o termo de convênio para o reassentamento dos imóveis localizados nas áreas de abrangência do novo Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+). O documento foi assinado pelo…
- Com 207,4 milpessoas beneficiadas em 2021, Prosamin+ terá inovações anunciadas pelo Governo do Amazonas em 2022
Há 38 minutos
Por Agência Amazonas Programa que leva saneamento básico, urbanização e moradia digna para moradores de áreas de risco, chega à zona leste e vai se expandir para o interior FOTO: Tiago Corrêa/UGPEPelo menos 207,4 mil pessoas foram beneficiadas diretamente em 2021, pelas ações do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), executadas pelo Governo do Amazonas, através da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE). Para 2022, o programa terá inovações e a expansão das frentes de obras para a zona leste e interior do Estado. As informações constam do balanço anual divulgado, nesta terça-feira (13/12), pela…
- Prosamin+ realiza terceira etapa de certificação para reassentamento de imóveis na Comunidade da Sharp FOTO: Tiago Corrêa/UGPEO Governo do Amazonas mantém a ação de certificação na comunidade da Sharp, para reassentamento de imóveis pelo Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+). Nesta quinta-feira (10/03), a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) iniciou a terceira fase dos trabalhos, com meta de entregar 325 certificados a moradores e comerciantes da área de intervenção.
Há 23 minutos
Por Agência Amazonas Nesta etapa serão certificados 325 imóveis Com a maior área de intervenção da nova fase do Prosamin+, a Comunidade da Sharp, no bairro Armando Mendes, conta também com o maior número de imóveis de famílias…
- Mais de 700 moradores da Sharp e Manaus 2000 receberam certificado residencial para reassentamento no Prosamin+
Há 49 minutos
Por Agência Amazonas Áreas receberão intervenção pelo programa e concentram mais de 2.500 famílias FOTOS: DivulgaçãoCom a entrega de certificados em andamento para famílias a serem reassentadas pelo Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), o Governo do Estado já entregou, até a segunda-feira (07/02), mais de 700 certificados para moradores da comunidade da Sharp e da Manaus 2000, áreas a receberem a intervenção pelo programa. Ao todo, 2.580 imóveis estão cadastrados para receber o registro nas duas áreas. O Prosamin+ recebeu novos investimentos, seguindo determinação do governador Wilson Lima. As ações são coordenadas…
- Governo do Amazonas publica decreto que permite desapropriação das áreas do novo Prosamin+ FOTOS: Divulgação / UGPEManaus 18.01.2022 – UGPE INICIA 2ª ETAPA DA CERTIFICAÇÃO DOS IMOVEIS CADASTRADOS PELO PROSAMIN+ NA COMUNIDADE DA SHARP. FOTO:TIAGO CORREA_UGPEO Governo do Amazonas publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) decreto referente ao processo de desapropriação e reassentamento na área de abrangência do novo Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+). O Decreto N.º 45.115, de 19 de janeiro de 2022, declara de utilidade pública e interesse social, para fins de desapropriação, áreas urbanas específicas da cidade de Manaus, denominada de “Manaus I”, com vistas à implementação de ações de intervenção do Prosamin.
Há 45…
- Prosamin+ entrega certificados de imóveis na comunidade da Sharp Manaus 18.01.2022 – UGPE INICIA 2ª ETAPA DA CERTIFICAÇÃO DOS IMOVEIS CADASTRADOS PELO PROSAMIN+ NA COMUNIDADE DA SHARP.
FOTO:TIAGO CORREA_UGPEA Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas realizou, nesta terça-feira (18/01), na comunidade da Sharp, zona leste, mais uma etapa de entrega de certificados dos imóveis aos moradores que serão reassentados pelo Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+). Nessa nova etapa, a certificação deverá alcançar 423 imóveis das frentes de obra 06, 07 e 09.
Há 43 minutos
Por Agência Amazonas Nessa nova etapa, a certificação deverá alcançar 423 imóveis A comunidade da Sharp será…
- UGPE avalia resultados e alinha projetos para 2022 com Suhab e SECT
Há 1 hora
Por Agência Amazonas Foram avaliados avanços nos reassentamentos, decretos de desapropriação previstos no Prosamin+ e áreas estratégicas para projetos futuros do Estado FOTOS: Tiago Corrêa/UGPEOs avanços nos reassentamentos do Programa Social e Ambiental de Manaus e do Interior (Prosamin+) foram avaliados em reunião entre a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), Superintendência Estadual de Habitação do Amazonas (Suhab-AM) e Secretaria de Estado das Cidades e Territórios (SECT), na quinta-feira (13/01). As ações já atingiram a marca de 97%, que totalizam mais de 6 mil pessoas retiradas dos leitos dos igarapés do 40 e Mestre Chico. A reunião,…
- Com Política de Igualdade de Gênero, novo Prosamin+ promove o empoderamento feminino
Há 22 minutos
Por Agência Amazonas Programa criou condições para que as mulheres, que são a maioria na chefia dos lares nas comunidades alcançadas, tenham proteção e direitos preservados FOTO: Tiago Corrêa / UGPEO novo Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+) do Governo do Amazonas tem como um dos principais destaques na sua concepção a promoção do empoderamento feminino, nas suas áreas de abrangência, nas zonas sul e leste da capital amazonense. Uma das inovações do programa, executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), é a Política de Igualdade de Gênero, que prevê a capacitação…
- Prosamin+ vai gerar até 11 mil empregos, impulsionar o empreendedorismo feminino e capacitar mão de obra
Há 20 minutos
Por Agência Amazonas Novo programa social e ambiental do Governo do Amazonas vai proporcionar aquecimento do mercado de trabalho nas comunidades FOTOS: Tiago Corrêa/UGPEO Governo do Amazonas estima a geração de 11 mil postos de trabalhos diretos e indiretos com as obras do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), que começam a ser executadas no início de 2022. O novo programa implanta a política de gênero como inovação, abrindo espaço para a inclusão feminina, não apenas nas obras como também impulsionando o empreendedorismo. E mais uma novidade: dará oportunidade de capacitação e contratação…
- Prosamin+: Governo conclui primeira fase de certificação de imóveis para reassentamento das famílias da Comunidade da Sharp FOTO: Tiago Corrêa/UGPEO Governo do Amazonas concluiu a primeira fase da certificação dos imóveis cadastrados pelo Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+) na comunidade da Sharp, no bairro Armando Mendes, zona leste da capital, etapa importante para o plano de reassentamento das famílias. De acordo com a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), que gerencia o programa, entre o dia 6 de dezembro e ontem (20/12), foram certificados 583 imóveis na área.
Há 13 minutos
Por Agência Amazonas O processo é uma das principais etapas do programa, gerenciado pela UGPE Segundo ele, as equipes da UGPE trabalham com…
Discussion about this post