• Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
Get Started
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
PUBLICIDADE
WhatsApp Image 2022 05 10 at 09.16.25 1 300x169 1 Portal Informe Digital

Maternidade Ana Braga completa 18 anos de história

10 de maio de 2022
na categoria Governo do Estado

FOTOS: Breno Brandão/FPS, Daniel Oliveira e Rodrigo Santos/SES-AMReferência no atendimento de urgência e emergência obstétrica e neonatal, a Maternidade Ana Braga, unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), completa 18 anos de existência, nesta terça-feira (10/05). A maternidade, localizada no bairro São José, zona leste de Manaus, celebra um novo momento com melhorias na estrutura e no atendimento aos bebês e às gestantes de risco habitual e de alto risco.
Há 38 minutos
Por Agência Amazonas

Na unidade, albergue recém-inaugurado acolhe mães de bebês prematuros do interior do estado que necessitam permanecer internados

Júlia Lisboa, diretora da Maternidade Ana Braga – Foto de Daniel Oliveira/SES-AMEm 2021, a unidade ofertou pronto atendimento a mais de 28 mil mulheres, contabilizou mais de 7,5 mil partos realizados por médicos e enfermeiras obstetras, além da execução de mais de 260 mil exames.

A diretora da maternidade, Júlia Lisboa, destacou os avanços na unidade. “Hoje temos um atendimento humanizado. Antes a gente tinha pacientes que viam e não eram escutadas, não tinham as dúvidas respondidas. Mudamos essa imagem da maternidade. As pessoas entendem que somos de alto risco, a maioria das pacientes já vem para cá grave e recebe mais cuidado, mais amor. Todos os profissionais abraçaram essa causa, que esse é o legado, tornar uma maternidade humanizada”, disse a diretora.

Puérpera Jaqueline Santos – Foto de Daniel Oliveira/SES-AMA maternidade também é referência no Serviço de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual (Savvis), possui um programa de Planejamento Familiar, que auxilia no controle da natalidade e realizou 359 laqueaduras no ano passado, e um Banco de Leite Humano (BLH) que contabilizou a doação de mais de 474 litros de leite de janeiro a abril deste ano, beneficando 980 bebês prematuros que nasceram na unidade.

Moradora de Manaquiri (a 60 quilômetros da capital), Jaqueline Santos, de 28 anos, deu à luz o seu terceiro filho, Miguel, no dia 4 deste mês, e ressaltou o atendimento multiprofissional que recebeu na maternidade. “Fui superbem atendida. Meu parto foi rápido. Minha cesárea foi ótima, estou firme e forte e querendo ir para casa. Tenho só a agradecer”, disse a puérpera.

“A gente aqui se empenha bastante para que a ‘clientela’ tenha um atendimento bem aparado. Foi inaugurado o albergue, uma ótima opção para as mãezinhas do interior. A gente passou por tantas coisas, por uma pandemia que não foi fácil. Tivemos que nos virar em mil, porém estamos mais satisfeitos porque, apesar de todo esse desconforto, a Ana Braga sobreviveu”, contou a profissional.

Trabalho pela vida

FOTOS: Breno Brandão/FPS, Daniel Oliveira e Rodrigo Santos/SES-AMFOTOS: Breno Brandão/FPS, Daniel Oliveira e Rodrigo Santos/SES-AMA enfermeira Alexandra Ramos trabalha na maternidade desde a inauguração, em 2014. Ela ressaltou o empenho dos profissionais e as melhorias na unidade para assistência às mães e aos bebês.

Enfermeira Alexandra Ramos. FOTOS: Breno Brandão/FPS, Daniel Oliveira e Rodrigo Santos/SES-AMCombate à Covid-19

Desde 2020, a unidade é referência no atendimento de grávidas e puérperas com Covid-19 no Amazonas e dispõe de duas portas de entrada, sendo uma exclusiva para pacientes com o diagnóstico da doença, além de enfermarias e centros cirúrgicos separados, evitando a proliferação e contaminação pelo vírus para as demais pacientes da maternidade.

O albergue da maternidade foi inaugurado na última quarta-feira (04/05) e conta com 10 leitos para acomodar mães de recém-nascidos que necessitam permanecer internados por conta da prematuridade ou doenças crônicas, em leitos de Unidade de Terapia Neonatal (UTIn).

Reconhecimento – A maternidade receberá uma homenagem da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) pelos serviços prestados à sociedade amazonense, nesta terça-feira.

Notícias relacionadas

  • Governo do Amazonas inaugura albergue para mães de recém-nascidos na Maternidade Ana Braga Há 39 minutos Por Agência Amazonas Albergue vai atender, preferencialmente, mães que vêm de municípios do interior do estado FOTOS: Rodrigo Santos/SES-AMO Governo do Amazonas inaugurou, nesta quarta-feira (04/05), o albergue da Maternidade Ana Braga, unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), localizada no bairro São José, zona leste de Manaus. O espaço conta com 10 leitos para acomodar mães de recém-nascidos que necessitam permanecer internados por conta da prematuridade ou doenças crônicas, em leitos de Unidade de Terapia Neonatal (UTIn). Projeto do governador Wilson Lima, o albergue vai atender, preferencialmente, mães que vêm de municípios do interior…
  • Construção de albergue para mães na Maternidade Ana Braga entra em fase final A estrutura tem espaço para acomodar 10 mulheres e facilita a rotação de leitos dentro da maternidade. FOTOS: Tácio Melo/SecomEntrou em fase final a construção do albergue para mães de recém-nascidos na Maternidade Ana Braga, unidade de referência neonatal da zona leste de Manaus, localizada no bairro São José. Projeto do governador Wilson Lima, o espaço vai receber mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica e que deram à luz bebês prematuros e que vão ter permanência prolongada para acompanhamento médico. Há 5 minutos Por Agência Amazonas Estrutura foi montada para acolher mães de baixa renda da capital e…
  • Prefeitura de Manaus realiza roda de conversa sobre violência obstétrica na Maternidade Moura Tapajóz  Publicações recentes têm demonstrado que muitas mulheres no mundo sofrem maus-tratos, desrespeitos, abusos ou mesmo violência durante a gestação, o parto e o puerpério (período pós-parto) por parte dos profissionais de saúde. No Brasil, segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), estudos hospitalares realizados em 2011 e 2015 demonstraram que a prevalência nesses casos chegou a 44,3%. Com base nesses dados, a Maternidade Dr. Moura Tapajóz (MMT), da Prefeitura de Manaus, realizou, nesta quarta-feira, 23/3, às 9h, uma roda de conversa com os servidores sobre o tema “Violência obstétrica e suas implicações legais”.       O evento aconteceu em parceria com…
  • Mil bebês prematuros do Amazonas foram alimentados por meio dos Bancos de Leite Há 54 minutos Por Agência Amazonas A SES-AM mantém o Banco de Leite, que atende bebês prematuros e de baixo peso com leite materno doado por outras mães Contadora Lilian Linhares, de 35 anos. FOTOS: Acervo pessoal/Lilian Linhares e Rodrigo Santos/SES-AMDoadora há um ano do Banco de Leite Humano (BLH) da Maternidade Ana Braga, unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), a contadora Lilian Linhares, de 35 anos, relata sua experiência e destaca a importância da doação, tanto para a própria mãe quanto para as crianças recém-nascidas que recebem o leite. “Toda semana eu fiz a doação. Eu…
  • SPA e Maternidade Chapot Prevost completa 13 anos com avanços e melhorias no atendimento Sandra Lúcia, diretora do SPA e Maternidade Chapot Prevost. FOTOS: Rodrigo Santos/SES-AMO Serviço de Pronto Atendimento (SPA) e Maternidade Chapot Prevost, unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), comemora, nesta quarta-feira (27/04), 13 anos com a atual configuração e celebra os resultados da ampliação dos leitos e da melhoria dos serviços para a comunidade. Localizada no bairro Colônia Antônio Aleixo, na zona leste de Manaus, a unidade de saúde é destaque pelo atendimento ágil e humanizado, sendo procurada por pacientes de outros bairros e comunidades. Há 17 minutos Por Agência Amazonas Assistência elogiada faz com que pacientes de fora…
  • Maternidade Balbina Mestrinho comemora 61 anos Há 42 minutos Por Agência Amazonas A unidade é reconhecida pelo espaço acolhedor e atendimento humanizado às mães e aos bebês FOTOS: Rodrigo Santos/SES-AM e Arthur Castro e Bruno Zanardo/SecomA Maternidade Balbina Mestrinho, unidade da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), completa 61 anos em atividade neste sábado (14/05). A unidade é a maternidade mais antiga do estado, referência em atendimento de média e alta complexidades a pacientes da capital e do interior, recebendo diversos investimentos e avanços nos últimos anos. Entre as melhorias recentes está a ampliação de leitos e da capacidade de atendimentos, que saltou…
  • Parto Humanizado: SES-AM recebe elogios pela assistência em nascimento prematuro Há 16 minutos Por Agência Amazonas ”Meu parto foi abençoado, tranquilo, humanizado e isso me fortaleceu para aguentar os próximos dias de luta”, contou a mãe FOTOS: Gilmar Miranda/SES-AMO parto humanizado realizado pela equipe multiprofissional da Maternidade Balbina Mestrinho, da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), recebeu elogios da publicitária Camila Gadelha, de 31 anos, mãe da recém-nascida Naiá. A bebê nasceu prematura, em parto normal, no dia 30 de dezembro de 2021, dois meses antes da data prevista. Após receber alta, a recém-nascida está sendo acompanhada pelo Método Canguru, programa do Ministério da Saúde para bebês de baixo…
  • Maternidades do Governo do Estado apresentam avanços nos serviços prestados à população em 2021 Há 52 minutos Por Agência Amazonas Melhorias garantiram realização de mais de 25 mil partos neste ano nas sete maternidades da SES-AM FOTOS: Arthur Castro/Secom; Diego Peres/Secom; e Rodrigo Santos/SES-AMO atendimento nas sete maternidades da Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM) encerra o ano de 2021 com o aumento na qualidade e na assistência prestada às gestantes e aos recém-nascidos em Manaus. As unidades receberam novos equipamentos, ampliaram o número de leitos e investiram na melhoria do atendimento humanizado. Em 2021, as sete maternidades do estado, na capital, já realizaram 25.363 partos, sendo 14.282 partos naturais e 11.081 cesarianas.…
  • SES-AM mantém rede de urgência e emergência durante ponto facultativo e feriados da Semana Santa Há 23 minutos Por Agência Amazonas Período compreende ponto facultativo da Quinta-Feira Santa (14/04) e feriados da Sexta-Feira da Paixão e do Domingo de Páscoa (15 e 17/04) Estarão funcionando os seis prontos-socorros, as sete maternidades, os nove Serviços de Pronto Atendimento (SPAs), as duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).FOTOS: Rodrigo Santos/SES-AMA Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) irá manter o atendimento nas 25 unidades de urgência e emergência, em Manaus, durante o ponto facultativo e os feriados da Semana Santa. As unidades funcionarão normalmente, em plantão de 24 horas, durante o ponto facultativo, na Quinta-Feira Santa (14/04), e…
  • SES-AM reorganiza atendimentos nas maternidades da capital para evitar contaminações por covid-19 dentro das unidades Há 35 minutos Por Agência Amazonas Pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e Covid-19 serão encaminhadas para unidades de referência FOTO: Rodrigo Santos/ SES-AMA Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) emite Nota Técnica com orientações para o atendimento nas maternidades da capital. As recomendações gerais são para assistência das gestantes, puérperas e mulheres em situação de abortamento que estão com suspeita ou confirmação de Covid-19. As maternidades Ana Braga, Balbina Mestrinho e o Instituto da Mulher Dona Lindu passam a ser referência de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e Covid-19, recebendo as pacientes transferidas das demais maternidades da…
Assuntos: GovernadorGoverno do AmazonasGoverno do EstadoManaquiriManausWilson Lima
Próxima notícia
Governo do Amazonas anuncia revitalização do Campo do Pallet, na zona leste de Manaus

Governo do Amazonas anuncia revitalização do Campo do Pallet, na zona leste de Manaus

Governo do Amazonas participa do projeto Pravaler de regularização ambiental, em Boca do Acre

Governo do Amazonas participa do projeto Pravaler de regularização ambiental, em Boca do Acre

Atendimento remoto da Adaf é sucesso entre produtores, e ampliação é estudada

Atendimento remoto da Adaf é sucesso entre produtores, e ampliação é estudada

Discussion about this post

PUBLICIDADE
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Informe Digital. Todos os direitos reservados
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção

Utilizamos cookies analisar como você interage em nosso sitePolítica de Privacidade.