FOTOS: Breno Brandão/FPS, Daniel Oliveira e Rodrigo Santos/SES-AMReferência no atendimento de urgência e emergência obstétrica e neonatal, a Maternidade Ana Braga, unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), completa 18 anos de existência, nesta terça-feira (10/05). A maternidade, localizada no bairro São José, zona leste de Manaus, celebra um novo momento com melhorias na estrutura e no atendimento aos bebês e às gestantes de risco habitual e de alto risco.
Há 38 minutos
Por Agência Amazonas
Na unidade, albergue recém-inaugurado acolhe mães de bebês prematuros do interior do estado que necessitam permanecer internados
Júlia Lisboa, diretora da Maternidade Ana Braga – Foto de Daniel Oliveira/SES-AMEm 2021, a unidade ofertou pronto atendimento a mais de 28 mil mulheres, contabilizou mais de 7,5 mil partos realizados por médicos e enfermeiras obstetras, além da execução de mais de 260 mil exames.
A diretora da maternidade, Júlia Lisboa, destacou os avanços na unidade. “Hoje temos um atendimento humanizado. Antes a gente tinha pacientes que viam e não eram escutadas, não tinham as dúvidas respondidas. Mudamos essa imagem da maternidade. As pessoas entendem que somos de alto risco, a maioria das pacientes já vem para cá grave e recebe mais cuidado, mais amor. Todos os profissionais abraçaram essa causa, que esse é o legado, tornar uma maternidade humanizada”, disse a diretora.
Puérpera Jaqueline Santos – Foto de Daniel Oliveira/SES-AMA maternidade também é referência no Serviço de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual (Savvis), possui um programa de Planejamento Familiar, que auxilia no controle da natalidade e realizou 359 laqueaduras no ano passado, e um Banco de Leite Humano (BLH) que contabilizou a doação de mais de 474 litros de leite de janeiro a abril deste ano, beneficando 980 bebês prematuros que nasceram na unidade.
Moradora de Manaquiri (a 60 quilômetros da capital), Jaqueline Santos, de 28 anos, deu à luz o seu terceiro filho, Miguel, no dia 4 deste mês, e ressaltou o atendimento multiprofissional que recebeu na maternidade. “Fui superbem atendida. Meu parto foi rápido. Minha cesárea foi ótima, estou firme e forte e querendo ir para casa. Tenho só a agradecer”, disse a puérpera.
“A gente aqui se empenha bastante para que a ‘clientela’ tenha um atendimento bem aparado. Foi inaugurado o albergue, uma ótima opção para as mãezinhas do interior. A gente passou por tantas coisas, por uma pandemia que não foi fácil. Tivemos que nos virar em mil, porém estamos mais satisfeitos porque, apesar de todo esse desconforto, a Ana Braga sobreviveu”, contou a profissional.
Trabalho pela vida
FOTOS: Breno Brandão/FPS, Daniel Oliveira e Rodrigo Santos/SES-AMFOTOS: Breno Brandão/FPS, Daniel Oliveira e Rodrigo Santos/SES-AMA enfermeira Alexandra Ramos trabalha na maternidade desde a inauguração, em 2014. Ela ressaltou o empenho dos profissionais e as melhorias na unidade para assistência às mães e aos bebês.
Enfermeira Alexandra Ramos. FOTOS: Breno Brandão/FPS, Daniel Oliveira e Rodrigo Santos/SES-AMCombate à Covid-19
Desde 2020, a unidade é referência no atendimento de grávidas e puérperas com Covid-19 no Amazonas e dispõe de duas portas de entrada, sendo uma exclusiva para pacientes com o diagnóstico da doença, além de enfermarias e centros cirúrgicos separados, evitando a proliferação e contaminação pelo vírus para as demais pacientes da maternidade.
O albergue da maternidade foi inaugurado na última quarta-feira (04/05) e conta com 10 leitos para acomodar mães de recém-nascidos que necessitam permanecer internados por conta da prematuridade ou doenças crônicas, em leitos de Unidade de Terapia Neonatal (UTIn).
Reconhecimento – A maternidade receberá uma homenagem da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) pelos serviços prestados à sociedade amazonense, nesta terça-feira.
Notícias relacionadas
- Governo do Amazonas inaugura albergue para mães de recém-nascidos na Maternidade Ana Braga
Há 39 minutos
Por Agência Amazonas Albergue vai atender, preferencialmente, mães que vêm de municípios do interior do estado FOTOS: Rodrigo Santos/SES-AMO Governo do Amazonas inaugurou, nesta quarta-feira (04/05), o albergue da Maternidade Ana Braga, unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), localizada no bairro São José, zona leste de Manaus. O espaço conta com 10 leitos para acomodar mães de recém-nascidos que necessitam permanecer internados por conta da prematuridade ou doenças crônicas, em leitos de Unidade de Terapia Neonatal (UTIn). Projeto do governador Wilson Lima, o albergue vai atender, preferencialmente, mães que vêm de municípios do interior…
- Construção de albergue para mães na Maternidade Ana Braga entra em fase final A estrutura tem espaço para acomodar 10 mulheres e facilita a rotação de leitos dentro da maternidade. FOTOS: Tácio Melo/SecomEntrou em fase final a construção do albergue para mães de recém-nascidos na Maternidade Ana Braga, unidade de referência neonatal da zona leste de Manaus, localizada no bairro São José. Projeto do governador Wilson Lima, o espaço vai receber mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica e que deram à luz bebês prematuros e que vão ter permanência prolongada para acompanhamento médico.
Há 5 minutos
Por Agência Amazonas Estrutura foi montada para acolher mães de baixa renda da capital e…
- Prefeitura de Manaus realiza roda de conversa sobre violência obstétrica na Maternidade Moura Tapajóz Publicações recentes têm demonstrado que muitas mulheres no mundo sofrem maus-tratos, desrespeitos, abusos ou mesmo violência durante a gestação, o parto e o puerpério (período pós-parto) por parte dos profissionais de saúde. No Brasil, segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), estudos hospitalares realizados em 2011 e 2015 demonstraram que a prevalência nesses casos chegou a 44,3%. Com base nesses dados, a Maternidade Dr. Moura Tapajóz (MMT), da Prefeitura de Manaus, realizou, nesta quarta-feira, 23/3, às 9h, uma roda de conversa com os servidores sobre o tema “Violência obstétrica e suas implicações legais”. O evento aconteceu em parceria com…
- Mil bebês prematuros do Amazonas foram alimentados por meio dos Bancos de Leite
Há 54 minutos
Por Agência Amazonas A SES-AM mantém o Banco de Leite, que atende bebês prematuros e de baixo peso com leite materno doado por outras mães Contadora Lilian Linhares, de 35 anos. FOTOS: Acervo pessoal/Lilian Linhares e Rodrigo Santos/SES-AMDoadora há um ano do Banco de Leite Humano (BLH) da Maternidade Ana Braga, unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), a contadora Lilian Linhares, de 35 anos, relata sua experiência e destaca a importância da doação, tanto para a própria mãe quanto para as crianças recém-nascidas que recebem o leite. “Toda semana eu fiz a doação. Eu…
- SPA e Maternidade Chapot Prevost completa 13 anos com avanços e melhorias no atendimento Sandra Lúcia, diretora do SPA e Maternidade Chapot Prevost. FOTOS: Rodrigo Santos/SES-AMO Serviço de Pronto Atendimento (SPA) e Maternidade Chapot Prevost, unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), comemora, nesta quarta-feira (27/04), 13 anos com a atual configuração e celebra os resultados da ampliação dos leitos e da melhoria dos serviços para a comunidade. Localizada no bairro Colônia Antônio Aleixo, na zona leste de Manaus, a unidade de saúde é destaque pelo atendimento ágil e humanizado, sendo procurada por pacientes de outros bairros e comunidades.
Há 17 minutos
Por Agência Amazonas Assistência elogiada faz com que pacientes de fora…
- Maternidade Balbina Mestrinho comemora 61 anos
Há 42 minutos
Por Agência Amazonas A unidade é reconhecida pelo espaço acolhedor e atendimento humanizado às mães e aos bebês FOTOS: Rodrigo Santos/SES-AM e Arthur Castro e Bruno Zanardo/SecomA Maternidade Balbina Mestrinho, unidade da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), completa 61 anos em atividade neste sábado (14/05). A unidade é a maternidade mais antiga do estado, referência em atendimento de média e alta complexidades a pacientes da capital e do interior, recebendo diversos investimentos e avanços nos últimos anos. Entre as melhorias recentes está a ampliação de leitos e da capacidade de atendimentos, que saltou…
- Parto Humanizado: SES-AM recebe elogios pela assistência em nascimento prematuro
Há 16 minutos
Por Agência Amazonas ”Meu parto foi abençoado, tranquilo, humanizado e isso me fortaleceu para aguentar os próximos dias de luta”, contou a mãe FOTOS: Gilmar Miranda/SES-AMO parto humanizado realizado pela equipe multiprofissional da Maternidade Balbina Mestrinho, da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), recebeu elogios da publicitária Camila Gadelha, de 31 anos, mãe da recém-nascida Naiá. A bebê nasceu prematura, em parto normal, no dia 30 de dezembro de 2021, dois meses antes da data prevista. Após receber alta, a recém-nascida está sendo acompanhada pelo Método Canguru, programa do Ministério da Saúde para bebês de baixo…
- Maternidades do Governo do Estado apresentam avanços nos serviços prestados à população em 2021
Há 52 minutos
Por Agência Amazonas Melhorias garantiram realização de mais de 25 mil partos neste ano nas sete maternidades da SES-AM FOTOS: Arthur Castro/Secom; Diego Peres/Secom; e Rodrigo Santos/SES-AMO atendimento nas sete maternidades da Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM) encerra o ano de 2021 com o aumento na qualidade e na assistência prestada às gestantes e aos recém-nascidos em Manaus. As unidades receberam novos equipamentos, ampliaram o número de leitos e investiram na melhoria do atendimento humanizado. Em 2021, as sete maternidades do estado, na capital, já realizaram 25.363 partos, sendo 14.282 partos naturais e 11.081 cesarianas.…
- SES-AM mantém rede de urgência e emergência durante ponto facultativo e feriados da Semana Santa
Há 23 minutos
Por Agência Amazonas Período compreende ponto facultativo da Quinta-Feira Santa (14/04) e feriados da Sexta-Feira da Paixão e do Domingo de Páscoa (15 e 17/04) Estarão funcionando os seis prontos-socorros, as sete maternidades, os nove Serviços de Pronto Atendimento (SPAs), as duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).FOTOS: Rodrigo Santos/SES-AMA Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) irá manter o atendimento nas 25 unidades de urgência e emergência, em Manaus, durante o ponto facultativo e os feriados da Semana Santa. As unidades funcionarão normalmente, em plantão de 24 horas, durante o ponto facultativo, na Quinta-Feira Santa (14/04), e…
- SES-AM reorganiza atendimentos nas maternidades da capital para evitar contaminações por covid-19 dentro das unidades
Há 35 minutos
Por Agência Amazonas Pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e Covid-19 serão encaminhadas para unidades de referência FOTO: Rodrigo Santos/ SES-AMA Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) emite Nota Técnica com orientações para o atendimento nas maternidades da capital. As recomendações gerais são para assistência das gestantes, puérperas e mulheres em situação de abortamento que estão com suspeita ou confirmação de Covid-19. As maternidades Ana Braga, Balbina Mestrinho e o Instituto da Mulher Dona Lindu passam a ser referência de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e Covid-19, recebendo as pacientes transferidas das demais maternidades da…
Discussion about this post