• Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
Get Started
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
PUBLICIDADE
justica federal do parana 300x180 1 Portal Informe Digital

Justiça Federal julga improcedente ação de improbidade administrativa contra gestores do Estado, na crise do oxigênio em Manaus

10 de maio de 2022
na categoria Governo do Estado


Há 22 minutos
Por Agência Amazonas

Juiz tomou como base, na decisão, a nova Lei de Improbidade Administrativa

Foto Divulgação – Justiça Federal/CuritibaA Justiça Federal inocentou o ex-secretário de Saúde do Amazonas, Marcellus Campêlo e o comandante da Defesa Civil no estado, coronel Francisco Máximo, na ação por improbidade administrativa movida pelo Ministério Público Federal (MPF), na crise do oxigênio durante a segunda onda de Covid-19 em Manaus, em janeiro de 2021.

O juiz federal da 1ª Região, Diego Oliveira, julgou improcedente a ação, com base na nova Lei de Improbidade Administrativa (LIA 14.230/2021). A Lei diz que o ato de improbidade se caracteriza quando existe dolo (intenção) do agente público em praticá-lo.

“Exige-se que a conduta seja subsumida a algum dos incisos do artigo 11 da LIA, apresente finalidade de obter proveito ou benefício indevido para si ou para outra pessoa ou entidade, bem como sejam indicadas as normas constitucionais, legais ou infralegais violadas (§§ 1º e 3º do mesmo dispositivo)”, alega o magistrado em seu despacho.

A decisão cita, ainda, a jurisprudência da matéria em outras situações. “Inicialmente, recordo que, antes mesmo das modificações promovidas pela Lei 14.230/2021 na Lei de Improbidade Administrativa (Lei n. 8.429/92), a jurisprudência já sinalizava quanto à natureza diferenciada da ação de improbidade administrativa em relação às demandas puramente civis”, diz a decisão.

O ex-secretário Marcellus Campêlo disse que a decisão corrobora com sua defesa, de que desde o momento em que assumiu a secretaria, seis meses antes do pico da segunda onda de Covid-19 no Amazonas, trabalhou incansavelmente para melhorar a estrutura de saúde do Estado e aumentar a capacidade da rede para o recrudescimento da pandemia. “É uma decisão que faz justiça também aos profissionais de saúde e a todos que travaram a maior batalha de suas carreiras para salvar vidas”.

Segundo Marcellus, o aumento exponencial do consumo de oxigênio ocorreu por conta da entrada de uma nova variante, a Gama, muito mais transmissível e que não era possível prever esse aumento na ocasião. Ele reforça que todas as providências possíveis foram adotadas pela Secretaria de Saúde do Amazonas (SES-AM).

Outras decisões favoráveis – A Secretaria Estadual de Saúde (SES-AM) e Marcellus Campêlo já obtiveram outros resultados favoráveis em processos abertos por órgãos de controle no contexto da pandemia, por não encontrarem comprovação de irregularidades. Em novembro do ano passado, o Ministério Público do Amazonas (MP-AM) arquivou Procedimento Administrativo para acompanhar as medidas adotadas pela SES-AM a fim de garantir recursos humanos em hospitais para atendimento aos pacientes com Covid-19. O órgão também arquivou, por considerar resolvidos, o PA Nº 09.202100000092-3 para medidas adotadas pela SES-AM no auge da segunda onda da pandemia.

Em 18 de novembro de 2021, o Ministério Público Federal (MPF) publicou cinco decisões de arquivamentos e de declínio de atribuição de processos abertos contra a SES-AM. Entre os objetos dos procedimentos que foram considerados sem fundamento estão denúncias de irregularidades em contratação e prestação de serviços, em operação de transporte para pacientes com Covid-19, no Hospital de Combate à Covid-19 Nilton Lins e sobre distribuição de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) em unidade da rede estadual.

Foi publicada ainda a promoção de arquivamento de procedimento preparatório contra Marcellus Campêlo por suposto descumprimento de requisições expedidas pelo 1º ofício da Procuradoria da República no Amazonas. Entre as justificativas do órgão estão a não comprovação de improbidade administrativa ou crime; ausência de demonstração da inequívoca ciência pessoal do representado; constatação de que parte muito significativa dos expedientes não pode ser considerada como requisição e também por não conter indicação específica dos dados requisitados.

Em 04 de julho, o Tribunal de Contas da União arquivou o processo nº 033.121/2020 e considerou improcedente a suspeita de irregularidade na contratação de empresa para prestação de serviços de UTI aérea durante a pandemia. A apuração dos valores feitas pelo TCU não encontrou sobrepreço nem direcionamento da dispensa de licitação.

Notícias relacionadas

  • Relator indefere pedido para sustar condenação que suspendeu direitos políticos de ex-prefeito Político pretendia benefício de lei posterior a julgamento, mas questão ainda é debatida e diversidade de interpretações impede deferimento do pedido. Em decisão monocrática, o desembargador Jomar Fernandes indeferiu petição inicial do ex-prefeito de Coari, Manoel Adail Amaral Pinheiro, com a extinção do processo (n.º 4002917-67.2022.8.04.0000), sem resolução de mérito, por inadequação da via eleita. Adail Pinheiro havia apresentado ação rescisória visando a desconstituir sentença da 2.ª Vara da Comarca de Coari, que julgou parcialmente procedente a denúncia formulada pelo Ministério Público, condenando-o pela prática de ato de improbidade administrativa e suspensão dos direitos políticos pelo prazo de três anos.…
  • Desembargador do TJAM palestra no encerramento do ano letivo da Escola de Contas Públicas O desembargador Flávio Pascarelli, diretor da Escola de Aperfeiçoamento do Servidor do Tribunal de Justiça do TJAM, abordou o tema "Ativismo Judicial". O ano letivo da Escola de Contas Públicas (ECP) do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE/AM) foi encerrado, na manhã de segunda-feira (20/12), com a palestra do diretor da Escola de Aperfeiçoamento do Servidor do Tribunal de Justiça do Amazonas (Eastjam), desembargador Flávio Pascarelli. O evento aconteceu no auditório da Corte de Contas e foi realizado de forma híbrida, com transmissão pelas redes sociais e pelo canal do órgão no YouTube. "Ativismo Judicial" foi o tema da palestra…
  • Governo do Amazonas cede usina de oxigênio à Prefeitura de Manacapuru Há 18 minutos Por Agência Amazonas Termo de Cessão foi assinado nesta quinta-feira (30/12), na sede da SES-AM FOTOS: Geraldo Farias e Divulgação/SES-AMO Governo do Amazonas cedeu uma usina de oxigênio, com capacidade de produção de 13 metros cúbicos por hora, para a Prefeitura de Manacapuru. O Termo de Cessão foi assinado pelo titular da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), Anoar Samad, nesta quinta-feira (30/12). O equipamento, doado pelo Ministério da Saúde, estava sendo usado no Hospital de Campanha do município (a 68 quilômetros de Manaus), destinado ao atendimento de pacientes com Covid-19. O Hospital de Campanha foi…
  • Em Presidente Figueiredo, Justiça suspende abertura das comportas de Balbina e determina que Eletronorte apresente estudo de impacto socioambiental da medida Decisão atendeu pedido da Prefeitura do Município, que alega elevados riscos de procedimento - o qual afetaria mais de mil residentes da área -, com impactos ambientais, além da negativa das concessionárias que administram a usina de arcar com qualquer auxílio operacional e material para o enfrentamento desses impactos. O juiz de Direito Roger Luiz Paz de Almeida, titular da Comarca de Presidente Figueiredo, deferiu pedido formulado pela Prefeitura do Município em Ação Cautelar Preparatória de Ação Civil Pública, e determinou que a Centrais Elétricas do Norte do Brasil (Eletrobrás/Eletronorte) e a Centrais Elétricas do Norte Brasil S.A. (Amazonas GT)…
  • Governo do Amazonas cede usina de oxigênio à Prefeitura de Envira Há 40 minutos Por Agência Amazonas Termo de Cessão foi assinado nesta quarta-feira (16/03), na sede da SES-AM O equipamento foi doado pelo Ministério da Saúde e será instalado na unidade hospitalar do município. FOTOS: Rodrigo Santos/SES-AMO Governo do Amazonas cedeu uma usina de oxigênio, com capacidade de produção de 13 metros cúbicos por hora, para a Prefeitura de Envira (a 1.208 quilômetros de Manaus). O Termo de Cessão foi assinado pelo titular da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), Anoar Samad, nesta quarta-feira (16/03). O equipamento foi doado pelo Ministério da Saúde e será instalado na unidade hospitalar…
  • Justiça determina que construtora devolva mais de R$ 1 milhão a cliente que comprou imóvel e não recebeu o bem A decisão liminar considerou, entre outros aspectos, que o autor da ação é idoso e tem problemas de saúde.   A Primeira Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) decidiu, por unanimidade de votos, que empresa uma imobiliária deverá devolver a quantia de R$ 1.043.442,34 a um cliente que, em 2015, adquiriu uma unidade habitacional, ainda na planta, sem que tenha recebido o imóvel até o momento. Em seu voto, proferido na sessão do colegiado no último dia 31 de janeriro, a relatora do Agravo de Instrumento n.º 4001714-41.2020.8.04.0000, desembargadora Maria das Graças Pessôa Figueiredo, rejeitou o pedido…
  • SES-AM instala tanque de oxigênio no SPA São Raimundo, em Manaus FOTO: Rodrigo Santos/SES-AMA Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) instalou, neste sábado (12/03), um tanque de oxigênio no Serviço de Pronto Atendimento (SPA) São Raimundo, na zona oeste de Manaus. A unidade também recebeu uma usina de oxigênio para atender às demandas dos atendimentos.  Há 32 minutos Por Agência Amazonas A instalação do equipamento é uma ação do Governo do Amazonas para aumentar a oferta do insumo na rede estadual de saúde “Esse tanque vai armazenar o oxigênio na forma líquida e depois distribui para diversos pontos de utilização dentro da unidade de saúde, bem como a usina, que armazena o…
  • Homem acusado de matar o pai e ferir a mãe é condenado a mais de 20 anos de prisão pela 3.ª Vara do Tribunal do Júri Crime ocorreu em maio de 2020, na residência da família, no bairro de Petrópolis.  A 3.ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Manaus condenou a 20 anos e quatro meses de prisão o réu Andrey dos Santos Queiroz, acusado de matar o próprio pai, Francisco André de Queiroz, e de tentativa de homicídio contra a mãe, Joelma Castro dos Santos, crimes ocorridos em maio de 2020, na residência da família, no bairro de Petrópolis, zona Sul da capital. A sessão de julgamento da Ação Penal n.º 0663033-26.2020.8.04.0001, realizada na terça-feira (15/02), no Fórum de Justiça Ministro Henoch Reis,…
  • CNJ reúne-se com o Conselho Penitenciário do Amazonas O encontro aconteceu na Sala de Reuniões da Presidência do TJAM, integrando as atividades da correição extraordinária que o a Corregedoria Nacional de Justiça realiza nesta semana no Estado.   Conhecer melhor e aperfeiçoar a forma de funcionamento do sistema prisional amazonense, bem como fazer observações que possam ser adequadas também à correição de situações foi a finalidade da reunião ocorrida nesta manhã de terça-feira (03/5) dos integrantes da Corregedoria Nacional de Justiça do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Representantes do Conselho Penitenciário do Estado do Amazonas (Copen) reuniram-se na manhã de terça-feira (03/05) com a equipe do Conselho Nacional…
  • Decisão do presidente do TJAM suspende liminar que impedia a realização das provas do concurso público da Polícia Militar do Amazonas Ao atender pedido de suspensão de liminar apresentado pelo Governo do Estado, Domingos Chalub afirmou que a suspensão do concurso público a poucas horas de sua realização fulminaria o interesse público. O presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargador Domingos Jorge Chalub, em decisão proferida nos autos do processo 4000698-81.2022.8.04.0000 na manhã desta sexta-feira (04/02), suspendeu a liminar deferida por Juízo de 1.ª Instância que impedia a realização das provas do concurso público da Polícia Militar do Amazonas, agendadas para ocorrer neste final de semana. Ao decidir pela suspensão da liminar, o desembargador Domingos Jorge Chalub afirmou, em…
Assuntos: GovernadorGoverno do AmazonasGoverno do EstadoManausWilson Lima
Próxima notícia
TJAM divulga editais de remoção para unidades judiciais de Manaus

TJAM divulga editais de remoção para unidades judiciais de Manaus

Em Coari, PC-AM prende homem por crime de latrocínio ocorrido em abril deste ano

Em Coari, PC-AM prende homem por crime de latrocínio ocorrido em abril deste ano

Sine Amazonas divulga 175 vagas de emprego em diversas áreas para esta quarta-feira (11/05)

Sine Amazonas divulga 175 vagas de emprego em diversas áreas para esta quarta-feira (11/05)

Discussion about this post

PUBLICIDADE
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Informe Digital. Todos os direitos reservados
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção

Utilizamos cookies analisar como você interage em nosso sitePolítica de Privacidade.