• Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
Get Started
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
PUBLICIDADE
WhatsApp Image 2022 05 10 at 11.03.45 1 300x200 1 Portal Informe Digital

Em três anos, acordos de pesca no Amazonas aumentam mais de 40%; entenda importância do regulamento

10 de maio de 2022
na categoria Governo do Estado


Há 52 minutos
Por Agência Amazonas

Mesmo na pandemia, Governo do Estado deu salto no número de acordos firmados

Regulamento melhorou a vida de mais de 11 mil pescadores em quase 300 comunidades. Foto de Lucas Silva/SecomRegular para preservar. Esse é o lema de um dos principais regramentos de proteção dos recursos pesqueiros do Amazonas. Os acordos de pesca são ferramentas implementadas por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) para garantir a proteção dos recursos e evitar conflitos entre pescadores. Desde 2019, o número de acordos firmados no estado subiu mais de 40%, melhorando a vida de mais de 11 mil pescadores em quase 300 comunidades.

Os primeiros acordos de pesca do Amazonas foram firmados em 2011. Desde então, o Governo participou das tratativas de 33 acordos, espalhados em 39 municípios do estado, atingindo 299 comunidades e favorecendo mais de 11 mil pescadores, divididos em 5.620 famílias.

Desde o início da atual gestão, em 2019, o Amazonas teve um aumento representativo de 41,6% no número de acordos de pesca. Foram 10 acordos firmados em apenas três anos de gestão. Segundo o coordenador do Núcleo de Pesca da Sema, Rogério Bessa, os acordos vêm para assegurar, além de ordenamento e resolução de conflitos, uma garantia de preservação dos recursos naturais.

“Nós entendemos que o recurso natural, que a gente chama de ativo ambiental, precisa ter a garantia primeiro, e prioritariamente, para o morador, para a pessoa que mora lá. Se naquele ambiente não tiver peixe para ele se sustentar, realmente a gente vai perder aquele foco de se fazer um trabalho garantindo que amanhã esse peixe volte. Então é um trabalho de longo prazo”, afirmou o coordenador.

Construção do acordo

Joarlison Garrido, da comunidade indígena Nova Esperança – Foto de Tácio Melo/SecomOs acordos de pesca são processos de conversa e debate entre a população envolvida e agentes da Sema. O início dessas tratativas pode ser por meio de solicitação da população, ou da própria secretaria, ao identificar a necessidade de implantar a política.

“Após essa discussão, a gente [Sema] leva, produz uma minuta dessas regras contendo os petrechos permitidos, cotas de armazenamento e, principalmente, o zoneamento, que a gente vai classificar em cinco categorias zoneadas dentro daquele ambiente. Cito: pesca de subsistência, que é aquela pesca que garante o sustento familiar; a pesca comercial, seja em pequena escala ou uma escala um pouco maior; a pesca ornamental, se aquela região tiver um ambiente favorável para tal atividade eles entendem e separam essa área para tal; a pesca esportiva; e também a pesca de manejo”, aponta Rogério.

No rio Cuieiras, zona rural de Manaus, um acordo de pesca firmado em 2020, deve beneficiar diretamente 250 pescadores de cinco comunidades. Na comunidade indígena Nova Esperança, localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Puranga Conquista, o ordenamento já apresenta resultados.

“O acordo de pesca foi um processo muito democrático, no qual todas as comunidades se reuniram e decidiram. E, quando pensamos em criar algo que pudesse dar ordenamento à atividade aqui, recorremos à própria Sema: ‘O que a gente precisa fazer? Porque do jeito que está não pode continuar, nossos peixes estão indo embora, tem gente que está vindo com barcos grandes, levando grandes quantidades de caça, estão levando o que é nosso’, e já eram visíveis os reflexos negativos e os impactos aqui na unidade. E pensamos: ‘A única forma de a gente frear isso é construindo um acordo de pesca’”, afirmou o comunitário Joarlison Garrido.

Até o fim de 2022, o Amazonas deve firmar mais 10 acordos de pesca em municípios do estado.

Benefícios

Foto de Lucas Silva/SecomFoto de Lucas Silva/SecomFoto de Lucas Silva/SecomCom a intensificação da exploração do pirarucu, nas décadas de 1960 e 1970, os anos seguintes foram marcados pelo risco de extinção da espécie, que só conseguiu ser revertida após a implantação do projeto de manejo sustentável do pescado.

Sendo uma das categorias de zoneamento dos acordos de pesca, o manejo garante a perpetuação da espécie e a exploração sustentável dos recursos. Outras categorias, como a de pesca comercial e esportiva, garantem o sustento das famílias e também desenvolvem outros setores, como turismo comunitário e desenvolvimento econômico das comunidades.

“Esses são os benefícios que a gente enxerga aqui, uma política de qualidade quando ela é feita na base, quando ela leva uma esperança e, principalmente, na nossa área ambiental, é fazer com que o espírito de conservação, e não o de depredação, prevaleça. Então é um trabalho muito legal, que a gente espera que cada vez tenhamos mais ofícios solicitando esse sistema de ordenamento, porque é uma das melhores formas de a gente garantir que uma das nossas principais riquezas que a gente tem hoje seja perpetuada”.

Fiscalização

Rogério Bessa, coordenador do Núcleo de Pesca da Sema – Foto de Lucas Silva/SecomApós a publicação no Diário Oficial, o Acordo de Pesca torna-se instrumento com força de lei, por meio do qual as lideranças comunitárias podem conseguir – de forma mais eficiente – uma resposta mais rápida dos órgãos de controle. São eles: Delegacia Especializada em Meio Ambiente (Dema), da Polícia Civil; o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam); ou Batalhão Ambiental, da Polícia Militar (PMAM).

“A partir desse momento [publicação], é uma obrigação se fazer cumprir a lei, então ganha todo mundo, e ganha principalmente o meio ambiente, porque a gente sabe que todas essas regras, sendo cumpridas, a gente vai ter a garantia do estoque pesqueiro, e principalmente a perpetuação daquelas espécies naquela região”, concluiu Bessa.

Notícias relacionadas

  • Amazonas ganhou três novos acordos de pesca ao longo de 2021 Há 2 minutos Por Agência Amazonas Regramento de rios e lagos tem objetivo de preservar recursos pesqueiros e amenizar conflitos com pescadores FOTO: Diego Peres/SecomO Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), viabilizou a publicação de três novos acordos de pesca no Amazonas, no ano de 2021. Com os novos regramentos, o estado passa a contar com 34 áreas ordenadas pela Sema, beneficiando mais de 5,8 mil famílias e 10,2 mil pescadores. As regiões que estabeleceram regras para o manejo dos ambientes aquáticos em 2021 foram o Complexo Hídrico do Setor Macopani, o…
  • Acordos de pesca do Baixo e Alto Juruá são aprovados em Eirunepé FOTO: Divulgação/SemaO município de Eirunepé (a 1.160 quilômetros de Manaus) agora tem dois novos acordos de pesca. Os regramentos de proteção dos recursos pesqueiros do Baixo e Alto rio Juruá foram aprovados nesta segunda-feira (11/04) e na terça-feira (12/04), em consulta pública realizada no Plenário João Conceição, da Câmara Municipal da cidade. Há 20 minutos Por Agência Amazonas Regramento vai beneficiar 26 comunidades moradoras da zona urbana do município Os acordos de pesca são ferramentas implementadas pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), para garantir a proteção dos recursos pesqueiros e evitar conflitos…
  • Nupemec/TJAM divulga balanço de atividades de 2021 e Plano de Ação para 2022 Conforme o documento, entre os principais objetivos alcançados em 2021 está a disseminação da política de autocomposição nas comarcas do interior do Estado. O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Amazonas (Nupemec/TJAM), coordenado pelo juiz de Direito Gildo Alves de Carvalho Filho, divulgou seu Relatório de Gestão 2021. Destacam-se no documento as ações e atividades desenvolvidas ao longo do ano de 2021; as estatísticas dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs); o quantitativo de alunos certificados no "Curso de Formação de Mediadores e Conciliadores Judiciais"; bem como o Plano…
  • Sema recebe homenagem pelos seus 19 anos de atuação, em sessão especial da Assembleia Legislativa FOTOS: Jakeline Xavier/SemaA Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) homenageou, na tarde desta terça-feira (15/02), os 19 anos de existência da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema). Por meio de entrega de placa comemorativa e certificados de reconhecimento, a casa legislativa condecorou o trabalho exercido por colaboradores que estão e que passaram pela Sema no decorrer desses anos. Há 11 horas Por Agência Amazonas Autoridades expressaram mensagens de apoio ao trabalho executado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente O secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, trouxe uma reflexão sobre a “maioridade” da Secretaria e fez…
  • Em Parintins, Idam coordena reuniões para o ordenamento pesqueiro no município FOTO: Diego Alves/IdamCom o objetivo de controlar a pesca predatória, em busca de um acordo que regule as atividades pesqueiras no município de Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus), o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), coordenou duas reuniões no fim de semana, nas localidades do Paraná de Parintins e Lago do Máximo, com representantes de 37 comunidades e diversas entidades com expertise no assunto. Há 53 minutos Por Agência Amazonas Objetivo é a criação de um Acordo de Pesca a fim de melhor controlar a pesca predatória O Idam, por meio da Gerência de Apoio…
  • TJAM inaugura novas instalações do Nupemec no fórum cível de Manaus Magistrados (as), servidores (as) e autoridades convidadas prestigiaram o evento de entrega das novas instalações do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal. O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) inaugurou na manhã de quarta-feira (16/3), as novas instalações do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Amazonas (Nupemec), que funciona no 1.º andar do Fórum de Justiça Desembargadora Euza Maria Naice de Vasconcellos, no bairro São Francisco, zona Sul de Manaus. Instituído por meio da Resolução n.º 04/2015-TJAM, o Núcleo tem como objetivo implementar, no âmbito do Tribunal,…
  • Mais 300 pescadores recebem kits de pesca artesanal do Governo do Amazonas Há 42 minutos Por Agência Amazonas Entregas foram realizadas em Rio Preto da Eva, Itacoatiara e Boa Vista do Ramos Com novas entregas, chega a 400 o número de kits distribuídos entre pescadores artesanais, de um total de 1.024 adquiridos com recurso de emenda parlamentar. FOTOS: Divulgação/SeprorO Governo do Estado, por meio da Secretaria de Produção Rural (Sepror) e do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário Florestal e Sustentável do Amazonas (Idam), entregou 300 kits de pesca artesanal a pescadores de Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros de Manaus) e Itacoatiara, localidade de Lindóia (a 176 quilômetros de Manaus), na…
  • TJAM realiza solenidade de assinatura do programa Pacto de Mediação – Empresa Amiga da Justiça Objetivo do pacto é aumentar o número de acordos de conciliação relacionados às matérias afetadas à Justiça Estadual e promover a cultura da paz para a resolução de demandas (incluindo o âmbito administrativo para solução extrajudicial de conflitos).   O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), por meio do Sistema Permanente de Mediação e Conflitos (Sispemec/TJAM), presidido pelo desembargador Délcio Luís Santos, formalizou na sexta-feira (11/03) o Termo de Compromisso Público com 10 empresas signatárias do “Pacto de Mediação – Empresa Amiga da Justiça”. A solenidade de assinatura foi realizada no Plenário Desembargador Ataliba David Antonio, no Edifício-Sede do Judiciário…
  • Sema participa de oficina para planejamento operacional do projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia Há 30 minutos Por Agência Amazonas Plano Orçamentário visa distribuir R$ 30 milhões para os estados da Amazônia que compõem o projeto FOTO: Divulgação/SemaA Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Amazonas (Sema) participou, nos dias 28 e 29 de março, das oficinas para o planejamento da terceira etapa do Plano Operativo Anual (POA) do Projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia (Amazon Sustainable Landscapes – ASL), organizada pela Conservação Internacional Brasil (CI-Brasil). O objetivo do POA de 2022 é destinar R$ 30 milhões, que devem ser distribuídos entre as unidades operativas do ASL e executados entre julho de 2022 a…
  • Governo do Amazonas realiza ações de fomento e incentivo à pesca e à agricultura em Manacapuru FOTOS: Divulgação/Sepror e Divulgação/SecomO Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), realizou, na terça-feira (15/02), ações de fomento e incentivo à pesca e à agricultura de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus). Na ação, com a participação do governador Wilson Lima, a Sepror celebrou termo de fomento com três entidades de pesca para o repasse de 100 motores rabetas, beneficiando pescadores da região, e entregou 300 mudas de citros (laranja e limão), que vão alavancar a produção dos agricultores. Há 25 minutos Por Agência Amazonas Foram entregues 100 motores rabetas e 300 mudas de…
Assuntos: GovernadorGoverno do AmazonasGoverno do EstadoManausPolíciaWilson Lima
Próxima notícia
Inscrições para Bombeiro Mirim no interior são prorrogadas até sexta-feira (13/05)

Inscrições para Bombeiro Mirim no interior são prorrogadas até sexta-feira (13/05)

Em Manicoré, Idam incentiva boas práticas no manejo do açaí nativo e da castanha-do-Brasil

Em Manicoré, Idam incentiva boas práticas no manejo do açaí nativo e da castanha-do-Brasil

Manutenção da iluminação pública em becos do Colônia Terra Nova solicitada por Sassá é atendida pela Prefeitura

Manutenção da iluminação pública em becos do Colônia Terra Nova solicitada por Sassá é atendida pela Prefeitura

Discussion about this post

PUBLICIDADE
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Informe Digital. Todos os direitos reservados
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção

Utilizamos cookies analisar como você interage em nosso sitePolítica de Privacidade.