Há 22 minutos
Por Agência Amazonas
É recomendado aos pacientes com a doença autoimune associar uso de medicamentos com prática de atividade física
Juliana Scrignoli, reumatologista da SES-AMFOTOS: Rodrigo Santos/SES-AMO Dia Mundial do Lúpus é comemorado nesta terça-feira (10/05), com o objetivo de conscientizar e discutir o impacto da doença autoimune, educando a população sobre os sintomas, diagnóstico e tratamento. A reumatologista da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), Juliana Scrignoli, que atua na Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), explica o que é a doença, a prevenção e os sinais relevantes para a análise clínica.
De acordo com a especialista, a doença autoimune crônica, que ocorre quando o sistema imunológico do paciente ataca seus próprios órgãos e tecidos, pode inflamar várias partes do corpo, porém é tratável.
“O nosso corpo fabrica várias células de defesa, anticorpos, mas alguns deles causam inflamação no próprio corpo, faz uma reação contrária, uma agressão, e nisso inflama várias partes do corpo. Pode comprometer a articulação, pele, sistema nervoso central, rins, o sangue. A gente fala que ela é sistêmica porque compromete várias partes do corpo”, explica.
Existem dois tipos de lúpus: o cutâneo, que se restringe à pele; e o Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), que atinge vários órgãos. Os sintomas variam de acordo com o local comprometido e inflamado no corpo. A reumatologista informa os principais sintomas da doença.
“O mais comum que a gente identifica é aquela lesão aguda na bochechinha, que dá aquela asa de borboleta, que tem relação com a exposição solar. Mas tem outras manifestações de pele também. Tem manifestação de articulação, pode inchar a junta, pode doer, pode ficar rígida, queda de cabelo, emagrecimento, dependendo do órgão que compromete pode ter uma crise convulsiva, comprometer o cérebro, alteração do funcionamento do rim, as perninhas incham, pressão eleva”, esclareceu.
Prevenção
Conforme a médica, a causa da doença ainda não foi determinada e pode ser multifatorial, genético e ambiental. Contudo, há como evitar o reaparecimento e postergar um possível gatilho.
“É um conjunto. Alterações hormonais podem desencadear a doença, mas tem que ter um fator também genético na associação. Alterações ambientais como alguns tipos de vírus, alguns hormônios tipo estrógeno, infecções”, enfatizou a médica.
Segundo a reumatologista, a genética é observada para avaliar a possibilidade de aparição da doença, e uma justificativa para adoção de hábitos e estilos de vida que ajudam a prevenir o lúpus.
“Para aqueles pacientes que já têm parentescos de primeiro grau de lúpus ou gêmeos que tiveram lúpus, o que é necessário? Evitar exposição solar, controlar o grau de estresse, atividade física, alimentação equilibrada para não ficar com obesidade e para não ficar mais inflamado, fazer os exames de rotina e observar os sintomas”, disse.
Acompanhamento
Para lúpus, o tratamento é feito de forma medicamentosa e não medicamentosa. São usados, principalmente, medicamentos como hidroxicloroquina, corticoides e imunossupressores, de acordo com a avaliação médica. Contudo, há outras orientações que acompanham o tratamento envolvendo atividades do cotidiano, conforme explica a reumatologista.
“Também temos que orientar os pacientes que é necessário não ter exposição solar porque o sol é um fator que ativa a doença. Usar protetor solar e passar várias vezes ao dia, evitar cigarro. Tabagismo é um dos fatores que ativam a doença e diminuem a eficácia dos remédios. Controlar o peso, fazer atividade física regular, psicoterapia, porque alguns dos pacientes são depressivos, angustiados pela própria doença e a situação que vivem. O tratamento é um conjunto, não só remédio”, ressaltou a médica.
Serviço
Para o início do tratamento de lúpus no Sistema Único de Saúde (SUS), é necessário que o usuário possua um encaminhamento da Unidade Básica de Saúde (UBS) ou da rede estadual de saúde para que seja direcionado ao especialista e acompanhado por equipe multiprofissional.
O profissional indicado para o tratamento da doença é o reumatologista. Uma das unidades que acompanham o diagnóstico de lúpus é a FHAJ, realizando o tratamento de forma regular. As policlínicas da rede estadual de saúde também contam com profissionais capacitados para a assistência desses pacientes.
Notícias relacionadas
- Fevereiro Roxo: SES-AM realiza ação de conscientização sobre Alzheimer, fibromialgia e lúpus
Há 22 minutos
Por Agência Amazonas Governo do Amazonas oferece atendimento integral aos pacientes diagnosticados com essas doenças Conscientização sobre Alzheimer, fibromialgia e lúpus. FOTO: FOTOS: Divulgação/SES-AMO Centro de Atenção Integral ao Idoso (Caimi) André Araújo, da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), preparou uma programação especial em alusão à campanha Fevereiro Roxo, mês de conscientização para as doenças lúpus, Alzheimer e fibromialgia, criada em 2014. As ações serão realizadas na próxima semana na unidade, na avenida Camapuã, bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus, com a participação de profissionais da unidade, pacientes e familiares. No dia 23 de fevereiro,…
- Farmacêutica da SES-AM alerta sobre uso racional de medicamentos FOTOS: Rodrigo Santos/SES-AMO uso inadequado de medicamentos é um dos principais fatores de risco à saúde no mundo, de acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Nesta quinta-feira (05/05), Dia Nacional sobre o Uso Racional de Medicamentos, a farmacêutica Genize Kaoany Vasconcelos, do Departamento de Política de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), esclarece a população sobre as recomendações de melhor uso de medicamentos para evitar danos à saúde.
Há 42 minutos
Por Agência Amazonas Especialista orienta população a buscar uso de medicamentos por recomendação profissional e não de pessoas próximas Uma das principais…
- Cooperação técnica entre Prefeitura de Manaus e hospital Adriano Jorge assegura serviços a pacientes da Atenção Básica A Prefeitura de Manaus, representada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), assinou um acordo de cooperação técnica com a Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), instituição da estrutura da rede estadual de saúde, na manhã desta quinta-feira, 16/12. Na prática, o termo possibilita que os dois órgãos promovam o intercâmbio de profissionais e a prestação de serviços, como exames e procedimentos cirúrgicos em pacientes atendidos nas unidades da rede municipal de saúde. Inicialmente, o acordo terá a duração de 12 meses, podendo ser prorrogado por mais períodos. A titular da Semsa, Shádia Fraxe, destacou a importância dessa cooperação…
- Dia Internacional do Celíaco: SES-AM alerta para sintomas e tratamento da doença autoimune
Há 55 minutos
Por Agência Amazonas Os portadores da doença celíaca são intolerantes ao glúten, proteína encontrada no trigo, aveia, cevada, centeio e seus derivados FOTOS: Acervo Pessoal e Gilmar Miranda/SES-AMNeste domingo (15/05), é o Dia Internacional do Celíaco, enfermidade que afeta pessoas intolerantes ao glúten e seus derivados, causando desconforto abdominal e outros sintomas como diarreia, prisão de ventre e até anemia. Por conta desta data, a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) alerta para os sinais, necessidade do diagnóstico precoce e tratamento da doença. Os portadores da doença celíaca são intolerantes ao glúten, proteína encontrada…
- Aberta as inscrições para processo seletivo de novos projetos no PAIC – FHAJ
Há 31 minutos
Por Agência Amazonas As inscrições poderão ser feitas no período de 15/03 a 25/04 FOTO: Divulgação/FHAJA Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES) do Governo do Amazonas, abriu nesta terça-feira (15/03), as inscrições para o Programa de Apoio à Iniciação Científica (PAIC). As inscrições poderão ser feitas no período de 15 de março a 25 de abril (término às 13h). De acordo com a coordenação, o objetivo do PAIC/FHAJ/FAPEAM é disseminar o conhecimento científico através do envolvimento em todo o processo de investigação científica, proporcionando um pensamento crítico-analítico e…
- Saúde realiza campanha de conscientização para uso de medicamentos e o risco da automedicação
Há 54 minutos
Por Agência Amazonas Campanha iniciou nesta quarta-feira (04/05) e segue até sexta-feira (06/05) FOTO: Girlene Medeiros/FVS-RCPCom o objetivo de orientar acadêmicos e população em geral sobre o uso adequado de medicamentos, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), realiza, a partir de hoje (04/05) até a sexta-feira (06/05), uma campanha sobre os cuidados com medicamentos e os riscos da automedicação. A programação do evento está dividida em quatro espaços: nas unidades do Centro Universitário Fametro da zona centro-sul e da…
- Dia Mundial da Atividade Física movimenta UBS da zona Leste Na semana em que é comemorado o Dia Mundial da Atividade Física, 6/4, a Prefeitura de Manaus iniciou a retomada da prática de exercícios físicos em unidades assistenciais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). As atividades haviam sido suspensas em 2020, em decorrência da pandemia da Covid-19, e estão sendo retomadas a partir da Unidade Básica de Saúde (UBS) Ivone Lima, no bairro Coroado, zona Leste, onde a manhã foi aberta com atividades físicas dirigidas aos usuários. Conforme a chefe do Núcleo de Promoção a Hábitos de Vida Saudáveis da Semsa, Valéria Rojas, o estímulo à prática de atividade física…
- Prefeitura de Manaus amplia a oferta do serviço de profilaxia pré-exposição ao HIV Nesta sexta-feira, 18/2, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), ampliou o número de Unidades de Saúde que oferecem a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP), estratégia que reduz em mais de 90% o risco de infecção pelo HIV. Além da Clínica de Saúde da Família Raimundo Franco de Sá, na zona Oeste, que oferece o serviço desde março do ano passado, a rede municipal iniciou a oferta do serviço em mais três Unidades de Saúde: clínica da família Carmen Nicolau (zona Norte), clínica da família Desembargador Fábio do Couto Valle (zona…
- Equipe da Fundação Hospital Adriano Jorge realiza cirurgia inédita no Amazonas FOTOS: Divulgação/FHAJA Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), unidade de saúde vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realizou, nesta segunda-feira (10/01), a primeira cirurgia de Exérese de tumor em mandíbula e reconstrução com prótese customizada de mandíbula e ATM (articulação temporomandibular), sendo o segundo caso no Estado, feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS), realizado na FHAJ.
Há 2 minutos
Por Agência Amazonas Cirurgia durou mais de seis horas e envolveu mais de dez profissionais em sítio cirúrgico, realizando dois procedimentos ao mesmo tempo O procedimento devolveu a função ao paciente, um adolescente de 17 anos, que sofria de…
- Abril Marrom: oftalmologista da SES-AM alerta para conscientização e prevenção da cegueira Diretora do Banco de Olhos do Amazonas, oftalmologista Cristina Garrido analisa córnea para realização do transplante. FOTOS: Rodrigo Santos/SES-AMO Abril Marrom é o mês da prevenção da cegueira e cuidados com os olhos. A oftalmologista e diretora do Banco de Olhos do Amazonas, Cristina Garrido, que coordena as centrais de doações e captações de córneas na Fundação Hospital Adriano Jorge, unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), e no Instituto Médico Legal (IML), esclarece sobre cuidados com a saúde ocular, prevenção da cegueira e transplante de córnea.
Há 21 minutos
Por Agência Amazonas Médica orienta sobre consulta anual, higiene…
Discussion about this post