Há 25 minutos
Por Agência Amazonas
FVS-RCP está em visita técnica a Amaturá, onde foram notificados 12 casos
FOTO: Divulgação/FVS-RCPA Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), alerta para a prevenção de doença de Chagas, por meio da manutenção de boas práticas de higiene na manipulação de açaí.
As boas práticas aplicadas de forma adequada, desde a coleta, higienização e processamento do fruto, previnem a contaminação do açaí com o agente causador da doença de Chagas, o protozoário parasita Tripanossomo cruzi, que é transmitido pelas fezes do inseto triatomíneo, conhecido popularmente como “barbeiro”.
FOTO: Divulgação/FVS-RCPA diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca que o “barbeiro” se alimenta de sangue de animais mamíferos que possam ter ninhos próximos ao açaizeiro, caindo, ocasionalmente, nas palmeiras de açaí. “O açaí é um alimento de grande importância nutricional e bastante difundido na região amazônica. Para que o produto esteja adequado para consumo, é fundamental a prática de cuidados sanitários”, afirma Tatyana.
O chefe do Departamento de Vigilância Sanitária (Devisa) da FVS-RCP, Jackson Alagoas, acrescenta que o fruto do açaí, quando retirado da árvore, deve ser muito bem higienizado. “É importante que sejam seguidas boas práticas de preparo desse alimento, desde a coleta, o processamento em local e com utensílios adequados de forma a garantir práticas de higiene”, disse Jackson.
Jackson acrescenta que cabe às vigilâncias sanitárias municipais, às pessoas que trabalham com a produção do suco do açaí, ou que obtém esse alimento para o consumo próprio, observar esses cuidados de higiene básica, para que seja prevenida qualquer contaminação de doença de Chagas e, também, de outras contaminações relacionadas à água e ao processo de produção de alimentos.
Amaturá – Em Amaturá (a 909 quilômetros de Manaus), uma equipe técnica investiga a ocorrência de casos da doença de Chagas na comunidade Caturiá, zona rural do município, após o consumo de açaí. Os técnicos são integrantes da FVS-RCP e Fundação de Medicina Tropical – Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD). Até esta segunda-feira (09/05), foram notificados 12 casos da doença no município.
Segundo o chefe do Departamento de Vigilância Ambiental (DVA) da FVS-RCP, Elder Figueira, as investigações da equipe técnica já detectaram que 34 moradores tinham consumido o suco de açaí, o qual tinha sido produzido artesanalmente na comunidade. “Esses moradores foram submetidos ao exame de gota espessa, foram revisadas as lâminas já feitas e 22 casos foram descartados”, detalha.
Doença de Chagas – A doença de Chagas é uma doença infectoparasitária febril aguda, que passou a ser uma preocupação a mais entre todas as doenças febris que se manifestam de maneira endêmica na Amazônia.
“A doença de Chagas tem se apresentado em diversos surtos epidêmicos em locais distintos da Amazônia, caracterizando-se por uma doença febril seguida por inchaços, edemas, sinais e sintomas de doenças cardíacas e que, muitas vezes, se transforma numa doença prolongada”, destaca o infectologista Antonio Magela, da FMT-HVD.
Ainda segundo o infectologista, o tratamento da doença de Chagas é muito específico que deve ser realizado sob estrita orientação médica, para evitar que a doença evolua para a forma crônica, acometendo o coração, esôfago e intestino, quando a doença passa a não ser curável. “Por isso, essa necessidade de um trabalho de uma equipe interdisciplinar para fazer o diagnóstico”, encerra o infectologista.
Notícias relacionadas
- Governo do Amazonas envia Autoridades de Saúde para investigar casos de doença de Chagas em Amaturá Conforme a secretária municipal de Saúde de Amaturá, Janete Eufrásio, os casos suspeitos de doença de Chagas foram identificados na comunidade Caturiá 3, zona rural do município e notificados na quinta-feira (05/05) à FVS-RCP.
Há 31 minutos
Por Agência Amazonas Reunião com a secretária municipal de Saúde de Amaturá ocorreu na quinta-feira (05/05), na FVS-RCP. FOTOS: Divulgação/FVS-RCP e Eduardo Prado/FVS-RCPO Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) e Fundação de Medicina Tropical – Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), investiga o…
- Prevenção: Saúde alerta para conscientização sobre a doença de chagas
Há 43 minutos
Por Ivo Pereira O Dia Mundial da doença de Chagas é comemorado nesta quinta-feira, 14 de abril FOTOS: Natanael Maricaua/FVS-RCPComemorando o Dia Mundial da Doença de chagas, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), alerta para prevenção contra a doença causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi. Em maio de 2019, foi aprovado, em assembleia mundial da saúde da Organização Mundial de Saúde (OMS), o dia 14 de abril como o Dia Mundial da Doença de Chagas. A conscientização da doença…
- Ex-presidente da FVS, ‘Dra. Rose’, é uma das personalidades homenageadas em exposição sobre mulheres inspiradoras A exibição no Amazonas Shopping, em Manaus, é alusiva ao Dia Internacional da Mulher (8 de março).FOTOS: Girlene Medeiros/FVS-RCP e Divulgação/FVS-RCPA ex-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas, a farmacêutica bioquímica e epidemiologista, Rosemary Costa Pinto, é uma das personalidades homenageadas na exposição fotográfica “Mulheres que inspiram”. A exibição no Amazonas Shopping, em Manaus, é alusiva ao Dia Internacional da Mulher (8 de março) e fica em cartaz até o dia 31 de março.
Há 22 minutos
Por Agência Amazonas Rosemary Costa Pinto faleceu em janeiro de 2021, vítima de Covid-19, enquanto atuava na liderança da prevenção à…
- Estratégia de Saúde sobre higiene das mãos foi tema de oficina nesta segunda-feira (23/05)
Há 29 minutos
Por Agência Amazonas Oficina é realizada até esta terça-feira (24/05) FOTO: Girlene Medeiros/FVS-RCPA Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), iniciou nesta segunda-feira (23/05) a concluirá amanhã (24/05), a Oficina Estratégia Multimodal, voltada a abordar a importância da higiene das mãos como procedimento redutor das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS). A oficina visa intensificar as ações propostas pela estratégia e alcançar a melhoria de infraestrutura para higiene das mãos, juntamente com aprimoramento do conhecimento e percepção sobre higienização…
- Manaus apresenta redução de 15% nos casos de malária de acordo com o Ministério da Saúde Com redução de 15,40% no registro de casos de malária no ano passado, em comparação a 2020, Manaus saiu do 7º para o 9º lugar no ranking dos dez municípios brasileiros com maior número de casos da doença no país. A lista dos dez municípios, considerados de maior importância epidemiológica para a malária no Brasil, inclui quatro cidades do Amazonas, duas de Roraima, uma de Rondônia, duas do Pará e uma cidade do Acre. De acordo com a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, a redução é resultado de um trabalho contínuo na rede municipal de saúde, executado por…
- Em meio a cenário pandêmico, Vigilância em Saúde do Governo do Amazonas é fortalecida em 2021
Há 14 minutos
Por Agência Amazonas Principais ações da FVS-RCP durante o ano são reunidas em balanço FOTOS: Tácio Melo/Secom; Rodrigo Santos/SES-AM; e Divulgação/FVS-RCPBuscando garantir saúde de qualidade para a população amazonense, especialmente durante a pandemia da Covid-19, no ano de 2021, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) atuou de forma intensa em iniciativas que incluem a Vigilância Epidemiológica, Vigilância Ambiental, Vigilância Sanitária, além de outras áreas, como saúde do trabalhador e ensino em pesquisa. Durante todo o ano, a FVS-RCP realizou ações de combate à Covid-19, bem como a outras…
- Sine Manaus oferece 250 vagas de emprego nesta terça-feira, 18/1 A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 250 vagas de emprego em várias áreas de atuação, nesta terça–feira, 18/1, de 8h às 17h. O candidato precisa validar a Carteira Digital e Previdência Social (CTPS) no aplicativo “Carteira de Trabalho Digital” ou acessar o site http://gov.br/trabalho, e para concorrer às vagas, deve acessar o site http://empregabrasil.mte.gov.br para fazer a solicitação de cadastro. Os interessados devem realizar o agendamento por meio do link https://minhaagendavirtual.com.br/sinemanausagendamento e comparecer ao posto escolhido no dia e hora marcados, portando currículo e documentos pessoais (RG, CPF, PIS, CTPS, comprovante de escolaridade e residência). Se a vaga exigir habilidades específicas, é necessário apresentar comprovação, como…
- Saúde realiza visita técnica em Presidente Figueiredo para fortalecer ações de controle de leishmaniose FOTO: Divulgação/FVS-RCPCom o objetivo de fortalecer o monitoramento das ações de controle de Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA), a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), realiza, até esta terça-feira (17/05), uma visita técnica no município de Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros de Manaus).
Há 1 minuto
Por Agência Amazonas Visita técnica acontece até esta terça-feira (17/05) Seguindo cronograma, o próximo município a receber as equipes técnica é Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus), de 23 a 25 de maio. Rio Preto da Eva (a…
- Vigilância: FVS-RCP realiza visita técnica em Itacoatiara para fortalecer ações de controle de leishmaniose
Há 23 minutos
Por Agência Amazonas Visita técnica ocorre até esta quarta-feira (25/05) FOTO: Divulgação/FVS-RCPCom o objetivo de fortalecer o monitoramento das ações de controle de Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA), a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), realiza, até esta quarta-feira (25/05), uma visita técnica no município de Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus). A visita técnica visa aprimorar o diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos pacientes com LTA, além de conhecer o fluxo no município, busca ativa nas áreas rurais e investigações epidemiológicas…
- Sine Manaus oferta 236 vagas de emprego nesta quinta–feira, 20/1 A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 236 vagas de emprego em várias áreas de atuação, nesta quinta–feira, 20/1, de 8h às 17h. O candidato precisa validar a Carteira Digital e Previdência Social (CTPS) no aplicativo “Carteira de Trabalho Digital” ou acessar o site http://gov.br/trabalho, e para concorrer às vagas, deve acessar o site http://empregabrasil.mte.gov.br para fazer a solicitação de cadastro. Os interessados devem realizar o agendamento por meio do link https://minhaagendavirtual.com.br/sinemanausagendamento e comparecer ao posto escolhido no dia e hora marcados, portando currículo e documentos pessoais (RG, CPF, PIS, CTPS, comprovante de escolaridade e residência). Se a vaga exigir habilidades específicas, é necessário…
Discussion about this post