Há 44 minutos
Por Agência Amazonas
Projeto é referência em reabilitação pós-Covid-19 e já realizou mais de 90 mil atendimentos
Visita da diretora técnica da Organização Mundial da Saúde (OMS), a epidemiologista Maria Van Kerkhove. FOTOS: Rudson Renan/FaarO RespirAR recebeu a visita da diretora técnica da Organização Mundial da Saúde (OMS), a epidemiologista Maria Van Kerkhove, na unidade do Centro de Convivência Estadual do Idoso (Ceci), no bairro Aparecida, zona sul de Manaus. O projeto do Governo do Amazonas, coordenado pela Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar) e Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), foi ampliado em agosto de 2021.
“É uma grande satisfação receber a OMS para apresentarmos esse projeto exitoso, que já ajudou a melhorar a qualidade de vida de pessoas que foram acometidas pela Covid e que tiveram alguma sequela. Essa é uma das ações do governo que ajudam a salvar vidas”, disse o governador Wilson Lima.
“A gestão do governador Wilson Lima lançou o Projeto RespirAR e agora colhe os frutos de todo trabalho realizado. A visita da Organização Mundial da Saúde e da equipe da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) é um importante reconhecimento internacional das ações de reabilitação pós-Covid-19 desenvolvidas em prol dos amazonenses e que agora deve ser replicada ao mundo”, disse Jorge Oliveira, diretor-presidente da Faar.
FOTOS: Rudson Renan/FaarMaria Van Kerkhove destacou, durante a visita ao RespirAR, que o Ceci da Aparecida atende a necessidade do paciente e acompanha o tratamento do pós-Covid-19. “Eu vi uma forma bastante abrangente de manejo de pós-Covid, tanto física, mental e do bem-estar do paciente. É muito impressionante e inspirador fazer uma visita a um centro desse”, afirmou Van Kerkhove.
Para a coordenadora de Vigilância, Preparação e Resposta a Emergências e Desastres da Opas e da OMS no Brasil, Maria Almiron, é importante mostrar o que o Amazonas está fazendo, principalmente no atendimento das sequelas de Covid-19. “Estamos aprendendo muito com o que o Amazonas está fazendo e estamos muito gratos por termos sido convidados para conhecer o atendimento que estão ofertando”, destacou.
Projeto
FOTOS: Rudson Renan/FaarIniciado na Vila Olímpica de Manaus, hoje o RespirAR conta com um total de 10 núcleos de atendimentos espalhados pela capital, em dois Centros de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimis), três Policlínicas, quatro Centros de Convivência e na Vila Olímpica, já tendo realizado mais de 90 mil atendimentos desde sua ampliação.
Para a recuperação cardiopulmonar e física dos pacientes, o projeto conta com a colaboração de 70 fisioterapeutas, 25 profissionais de educação física, 53 estagiários, 12 gestores, seis auxiliares administrativos e oito técnicos de enfermagem.
Visita
FOTOS: Rudson Renan/FaarVan Kerkhove está no país desde o início desta semana e desembarcou em Manaus para conhecer as estruturas de saúde destinadas ao tratamento e recuperação de pacientes acometidos pela Covid-19. No primeiro compromisso do dia, ela conheceu a estrutura do Hospital Delphina Aziz, referência para tratamento dos casos de Covid-19.
A diretora também conheceu o laboratório, ambulatório, fisioterapia, o Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT) e a estrutura que é disponibilizada à população nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital.
A visita da diretora técnica da OMS ao Projeto RespirAR teve a presença de representantes do Ministério da Saúde.
MATERIAL EM VÍDEOLink: https://we.tl/t-blD30ohrUnConteúdo: Sonora com Jorge Oliveira, diretor-presidente da Faar
Notícias relacionadas
- Governo do Amazonas recepciona diretora da OMS em visita ao Hospital Delphina Aziz
Há 41 minutos
Por Agência Amazonas Maria Van Kerkhove conheceu a estrutura da unidade, referência no estado para pacientes com Covid-19 FOTO: Lucas Silva/SecomO Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e pela Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), recepcionou, neste sábado (07/05), a diretora técnica da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a Covid-19, epidemiologista Maria Van Kerkhove, durante visita à capital. Além dela, representantes da OMS, da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Ministério da Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa/Manaus) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) participaram…
- Projeto RespirAR alcança mais de 37,5 mil atendimentos após quatro meses de ampliação
Há 16 minutos
Por Agência Amazonas O projeto auxilia na reabilitação cardiopulmonar e física de pessoas acometidas pela Covid-19 FOTO: Divulgação/FaarO Projeto RespirAR, desde que foi ampliado em agosto deste ano, superou a marca de 37,5 mil atendimentos, entre atividades de reabilitação cardiopulmonar e física ofertadas a pessoas acometidas pela Covid-19, de acordo com levantamento da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar), órgãos executores do serviço. A expansão permitiu aumentar de cinco para dez locais de atendimento à disposição da população. O projeto do Governo do Estado, que integra o Programa Saúde…
- Renovação: Governo do Amazonas garante ampliação de atendimentos no RespirAR até o final de 2022
Há 36 minutos
Por Agência Amazonas Publicada no Diário Oficial do Estado, a renovação do projeto visa ampliar o atendimento de fisioterapia e atividade física a pacientes pós-covid FOTO: Mauro Neto/FaarO Governo do Amazonas garantiu a renovação do projeto RespirAR, por meio de decreto publicado no Diário Oficial do Estado Nº 34.693, no dia 25 de fevereiro, até o fim de 2022 para a reabilitação de pessoas que tiveram sequelas da Covid-19. Como parte da novidade, o Centro de Convivência da Família Teonízia Lobo passa a compor o projeto que deverá realizar, até o final do ano, cerca de…
- Referência em reabilitação pós-Covid-19, RespirAR recebe visita da Organização Pan-Americana da Saúde FOTO: Divulgação/FaarO RespirAR, projeto do Governo do Amazonas que recupera pacientes com sequelas leves e moderadas de Covid-19, recebeu a visita de consultoras da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), na manhã de sexta-feira (08/04), na unidade da iniciativa na Cidade Nova, zona norte da capital. O encontro, com o objetivo de compartilhar conhecimento, fortalece o planejamento de internacionalização do projeto, como modelo de reabilitação de pessoas que ficaram com sequelas após a doença.
Há 45 minutos
Por Agência Amazonas Encontro potencializa internacionalização do projeto do Governo do Amazonas, como modelo de reabilitação de pessoas com sequelas da doença Durante visita ao…
- Referência em reabilitação pós-Covid-19, RespirAR recebe homenagem na Assembleia Legislativa
Há 12 minutos
Por Agência Amazonas Projeto do Governo do Amazonas, que é coordenado pela Faar, em parceria com a SES-AM, já realizou mais de 80 mil atendimentos Jorge Oliveira (à esq.), diretor-presidente da Faar, e Neibe Araujo, coordenador do RespirAR – Foto de Divulgação/FaarO projeto do Governo do Amazonas que recupera pacientes com sequelas da Covid-19, recebeu nesta semana, uma homenagem na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), durante Sessão Especial em alusão aos 32 anos da Vila Olímpica de Manaus. O RespirAR é coordenado pela Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar), em parceria com a Secretaria de Estado…
- Acadêmicos da Ufam conhecem projeto RespirAR no bairro Aparecida
Há 7 minutos
Por Agência Amazonas Durante visita, futuros profissionais conheceram o processo de reabilitação de pessoas que tiveram sequelas da Covid-19 FOTO: Arquivo pessoalCom o intuito de compartilhar conhecimento, a unidade do RespirAR localizada no bairro Aparecida recebeu acadêmicos de Educação Física da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Na visita, na quarta-feira (16/03), os futuros profissionais conheceram o processo de reabilitação de pessoas que tiveram sequelas da Covid-19. O projeto do Governo do Estado é coordenado pela Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar), em parceria com a Secretaria de Saúde (SES-AM). “Graças à iniciativa do Governo do Amazonas…
- Governo do Amazonas assina renovação do RespirAR até o fim de 2022
Há 46 minutos
Por Agência Amazonas Projeto registrou mais de 75 mil atendimentos em seis meses de atividade FOTO: Mauro Neto/FaarO Governo do Amazonas publicou no Diário Oficial do Estado Nº 34.693, a renovação do projeto RespirAR até o fim de 2022, com intuito de ampliar os atendimentos e alcançar mais pacientes pós-Covid-19, que buscam por tratamento especializado de fisioterapia e educação física. Em seis meses, a iniciativa governamental, coordenada pela Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), alcançou mais de 75 mil atendimentos. “Essa renovação do projeto RespirAR para até…
- RespirAR: Sessões de hidroterapia auxiliam no tratamento das sequelas da Covid-19 FOTO: Divulgação/FaarComo parte do cronograma de atividades para reabilitação de pessoas com sequelas da Covid-19, o Governo do Amazonas oferece, gratuitamente, sessões de hidroterapia por meio do projeto RespirAR, que já realizou mais de 75 mil atendimentos até fevereiro deste ano. A iniciativa é coordenada pela da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar) e Secretaria de Saúde do Amazonas (SES-AM).
Há 27 minutos
Por Agência Amazonas Projeto do Governo do Amazonas acelera processo de reabilitação de pessoas pós-Covid-19 De acordo com a fisioterapeuta, Cleomira Carvalho, a reabilitação na água é um ambiente mais seguro e confortável para trabalhar o ganho…
- Fisioterapeutas do RespirAR contam desafios de trabalhar no projeto referência pós-Covid-19
Há 34 minutos
Por Agência Amazonas Profissionais relatam que no primeiro momento não sabiam os riscos da doença e o que iriam enfrentar durante a pandemia FOTO: Divulgação/FaarOs três primeiros fisioterapeutas do RespirAR contaram os desafios e emoções que tiveram, desde o início do projeto de referência em reabilitação pós-Covid-19 do Governo do Amazonas, que é coordenado pela Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM). Os profissionais Bruno Mendes, Aline Rodrigues e Lene Siqueira, relataram que sentiram o “medo do novo”, já que, desde o surgimento do vírus, ninguém tinha muitas…
- RespirAR ultrapassa marca de 50 mil atendimentos em cinco meses de projeto FOTO: Divulgação/FaarO projeto que vem recuperando pacientes acometidos pela Covid-19, inserindo-os em uma rotina de exercícios físicos, ultrapassou a marca de 50 mil atendimentos, em janeiro deste ano. Lançado pelo governador Wilson Lima, em agosto de 2021, o Projeto RespirAR é coordenado pela Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar) e pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), e funciona em mais 10 unidades espalhadas por toda a capital amazonense.
Há 49 minutos
Por Agência Amazonas Projeto do Governo do Amazonas funciona em mais de 10 unidades espalhadas pela capital Um dado que evidencia a importância do projeto para a vida do…
Discussion about this post