FOTOS: Gilmar Miranda e Rodrigo Santos/SES-AMA Maternidade Balbina Mestrinho, por meio do Banco de Leite Humano (BLH) Fesinha Anzoategui, iniciou, nesta segunda-feira (09/05), a campanha de doação de frascos para armazenamento de leite materno. Neste mês, a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), intensifica ações de incentivo à doação de leite materno para recém-nascidos.
Há 40 minutos
Por Agência Amazonas
Campanha inicia nesta segunda-feira (09/05), lançada pelo Banco de Leite Humano Fesinha Anzoategui
Além da doação do líquido produzido em excesso por algumas mães, a doação dos frascos é de suma importância para o armazenamento adequado do leite, a fim de manter sua qualidade até o momento de ser recebido pelas crianças que mais necessitam.
Entre janeiro e abril deste ano, o BLH Fesinha Anzoategui recebeu doações de 71 frascos. No mesmo período do ano passado, a unidade recebeu 476 recipientes. A queda na doação dos frascos ocorreu em todos os três bancos de leite do estado, saindo de 710, de janeiro a abril de 2021, para 316, no mesmo período, neste ano.
A doação dos frascos pode ser feita de duas formas: diretamente na Maternidade Balbina Mestrinho, na zona sul de Manaus, ou com o doador solicitando a retirada dos recipientes em sua residência. A coleta domiciliar é realizada quando o doador possui mais de sete frascos.
A campanha de doação dos frascos ocorre ao longo de todo o ano, mas, neste mês, terá maior incentivo no período de hoje (09/05) a 19 de maio. O coordenador do BLH Fesinha Anzoategui, Fabrício Rolim, esclarece que os recipientes doados devem ser de vidro e com tampa de plástico, com capacidade de armazenamento de 300 a 500 mililitros (ml).
O pedido de coleta pode ser realizado através do contato (92) 99339-0130. Além da doação por pessoas físicas, empresas também ajudam neste trabalho de captar e doar os frascos.
“O frasco de vidro com tampa de plástico é o único recipiente capaz de manter as características físico-químicas do leite humano. O banco de leite tem recebido poucas doações. Isso dificulta todo o processo desde o recebimento até a administração do leite para os bebês que necessitam”, disse Fabrício.
O BLH Ana Braga ainda vai contar, a partir deste mês, com a abertura de um novo posto para coleta de frascos no condomínio Alphaville Manaus 4, no bairro Ponta Negra, zona oeste da capital.
Reforço
Além do BLH Fesinha Anzoategui, o BLH da Maternidade Ana Braga e o BLH da Galileia, localizado na Maternidade Azilda Marreiro, também precisam reforçar seus estoques de frascos. O BLH Ana Braga realiza a coleta em domicílio a partir de 10 potes. O agendamento pode ser realizado por meio dos contatos (92) 3647-4235 e 98197-1550.
O BLH da Galileia também realiza a coleta de potes em casa. O agendamento pode ser realizado pelos números (92) 3643- 5523 ou 99179-5783. Esses mesmos contatos também podem ser utilizados para agendamento da coleta das doações de leite materno.
Notícias relacionadas
- Maternidade Balbina Mestrinho arrecadou 117 frascos para doação de leite materno A Maternidade Balbina Mestrinho, por meio do Banco de Leite Humano (BLH) Fesinha Anzoategui, arrecadou 117 frascos para armazenamento de leite materno, durante campanha realizada em 10 dias. Neste mês, a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) intensifica ações de incentivo à doação de leite materno para recém-nascidos da capital e de municípios do interior do estado.
Há 9 minutos
Por Agência Amazonas Recipientes são utilizados para armazenamento da doação de leite, que atende prematuros da capital e do interior “Estávamos com o estoque de frascos muito baixo. De janeiro a abril deste ano, nosso banco de leite…
- Mil bebês prematuros do Amazonas foram alimentados por meio dos Bancos de Leite
Há 54 minutos
Por Agência Amazonas A SES-AM mantém o Banco de Leite, que atende bebês prematuros e de baixo peso com leite materno doado por outras mães Contadora Lilian Linhares, de 35 anos. FOTOS: Acervo pessoal/Lilian Linhares e Rodrigo Santos/SES-AMDoadora há um ano do Banco de Leite Humano (BLH) da Maternidade Ana Braga, unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), a contadora Lilian Linhares, de 35 anos, relata sua experiência e destaca a importância da doação, tanto para a própria mãe quanto para as crianças recém-nascidas que recebem o leite. “Toda semana eu fiz a doação. Eu…
- SES-AM realiza Encontro Estadual da Rede de Bancos de Leite Humano
Há 24 minutos
Por Agência Amazonas Encontro teve objetivo de apoiar e incentivar a amamentação e doação de leite materno O dia 19 de maio é uma data dedicada às ações para fortalecimento da doação de leite materno – FOTO: Marcos Vinicius Araújo/SES-AMNesta quarta-feira (18/05), véspera do Dia Nacional de Doação de Leite Humano, a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) realizou o Encontro Estadual dos profissionais da Rede de Bancos de Leite Humano (BLH) e dos postos de coleta. O evento teve o objetivo de apoiar e incentivar a amamentação e a doação de leite humano. O…
- Dia Mundial de Doação de Leite Humano: mãe destaca importância desse ato de amor e solidariedade Anne Caroline de Lima, doadora do Banco de Leite Humano da Galileia. FOTOS: Rodrigo Santos/SES-AMNesta quinta-feira (19/05) se celebra o Dia Nacional e Mundial de Doação de Leite Humano, data escolhida para conscientizar sobre a importância da doação e incentivar mães a se tornarem doadoras. O Amazonas possui uma das maiores redes de leite materno do país. São três Bancos de Leite Humano (BLHs), coordenados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), que realizam a coleta, processamento e distribuição do alimento materno para bebês prematuros internados em maternidades da rede pública de saúde.
Há 29 minutos
Por Agência Amazonas Leite…
- Maternidade Balbina Mestrinho comemora 61 anos
Há 42 minutos
Por Agência Amazonas A unidade é reconhecida pelo espaço acolhedor e atendimento humanizado às mães e aos bebês FOTOS: Rodrigo Santos/SES-AM e Arthur Castro e Bruno Zanardo/SecomA Maternidade Balbina Mestrinho, unidade da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), completa 61 anos em atividade neste sábado (14/05). A unidade é a maternidade mais antiga do estado, referência em atendimento de média e alta complexidades a pacientes da capital e do interior, recebendo diversos investimentos e avanços nos últimos anos. Entre as melhorias recentes está a ampliação de leitos e da capacidade de atendimentos, que saltou…
- Maternidade Moura Tapajóz celebra Dia Mundial da Doação de Leite Humano: saiba como doar Em alusão ao Dia Mundial da Doação de Leite Humano, cujo tema este ano é “Gotas de Amor para um Mundo Melhor”, celebrado nesta quinta-feira, 19/5, a enfermeira Lílian Aguiar, responsável pelo Posto de Coleta de Leite Humano da Maternidade Dr. Moura Tapajóz (MMT), da Prefeitura de Manaus, esclarece as principais dúvidas que surgem quando o assunto é doação de leite humano. Segundo a enfermeira do serviço, que também é conhecido como “Cantinho da Amamentação”, é importante ressaltar que o leite materno doado literalmente salva vidas, pois abastece os recém-nascidos doentes ou prematuros que estão na UCI e…
- Maternidade Ana Braga completa 18 anos de história FOTOS: Breno Brandão/FPS, Daniel Oliveira e Rodrigo Santos/SES-AMReferência no atendimento de urgência e emergência obstétrica e neonatal, a Maternidade Ana Braga, unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), completa 18 anos de existência, nesta terça-feira (10/05). A maternidade, localizada no bairro São José, zona leste de Manaus, celebra um novo momento com melhorias na estrutura e no atendimento aos bebês e às gestantes de risco habitual e de alto risco.
Há 38 minutos
Por Agência Amazonas Na unidade, albergue recém-inaugurado acolhe mães de bebês prematuros do interior do estado que necessitam permanecer internados Júlia Lisboa, diretora da Maternidade Ana…
- Maternidade Moura Tapajóz dá início a curso sobre Extração Manual de Leite Humano à Beira Leito É consenso na ciência e na literatura mundial que o melhor alimento para o recém-nascido em seus primeiros meses de vida é o leite da própria mãe, devido às suas características nutricionais e imunológicas. Partindo desse fato, a Maternidade Dr. Moura Tapajóz (MMT), da Prefeitura de Manaus, iniciou, na manhã desta segunda-feira, 7/3, a parte prática do curso de Extração Manual de Leite Humano à Beira Leito. A extração é realizada exclusivamente da mãe para o próprio filho em unidades neonatais, visando à qualidade do leite materno, segurança alimentar e nutricional e a manutenção do aleitamento. O curso contempla o…
- Maternidades do Governo do Estado apresentam avanços nos serviços prestados à população em 2021
Há 52 minutos
Por Agência Amazonas Melhorias garantiram realização de mais de 25 mil partos neste ano nas sete maternidades da SES-AM FOTOS: Arthur Castro/Secom; Diego Peres/Secom; e Rodrigo Santos/SES-AMO atendimento nas sete maternidades da Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM) encerra o ano de 2021 com o aumento na qualidade e na assistência prestada às gestantes e aos recém-nascidos em Manaus. As unidades receberam novos equipamentos, ampliaram o número de leitos e investiram na melhoria do atendimento humanizado. Em 2021, as sete maternidades do estado, na capital, já realizaram 25.363 partos, sendo 14.282 partos naturais e 11.081 cesarianas.…
- Governo do Amazonas inaugura albergue para mães de recém-nascidos na Maternidade Ana Braga
Há 39 minutos
Por Agência Amazonas Albergue vai atender, preferencialmente, mães que vêm de municípios do interior do estado FOTOS: Rodrigo Santos/SES-AMO Governo do Amazonas inaugurou, nesta quarta-feira (04/05), o albergue da Maternidade Ana Braga, unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), localizada no bairro São José, zona leste de Manaus. O espaço conta com 10 leitos para acomodar mães de recém-nascidos que necessitam permanecer internados por conta da prematuridade ou doenças crônicas, em leitos de Unidade de Terapia Neonatal (UTIn). Projeto do governador Wilson Lima, o albergue vai atender, preferencialmente, mães que vêm de municípios do interior…
Discussion about this post