Há 56 minutos
Por Agência Amazonas
Campanha foi instituída por lei sancionada pelo governador Wilson Lima
Ações serão realizadas para fixação de cartazes nos hospitais infantis e Caics (Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente) da capital, com intuito de propagar a lei. FOTO: DivulgaçãoO governador do Amazonas, Wilson Lima, sancionou a Campanha Lei do Minuto Seguinte, no estado. O objetivo é conscientizar a população sobre o direito ao atendimento obrigatório e integral nos hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) a vítimas de violência sexual. A campanha passa a ocorrer todo ano, no mês de maio.
A lei estadual, publicada no mês passado, torna obrigatória a divulgação da Lei Federal nº 12.845/2013, em locais de fácil visualização do público. A “Lei do Minuto Seguinte” obriga os hospitais a atenderem as vítimas logo após sofrerem as agressões, para que recebam medicamentos necessários para a prevenção de doenças e gravidez, por exemplo.
No Amazonas, a iniciativa se soma às campanhas Maio Laranja e 18 de Maio – Dia Mundial de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Estão previstas ações de conscientização, eventos e divulgação de material publicitário, como apontou o secretário de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Emerson Lima.
“A Sejusc, por meio da Secretaria Executiva de Crianças e Adolescentes, estará realizando ações para fixação de cartazes nos hospitais infantis e Caics (Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente) da capital, com intuito de propagar a lei e promover conhecimento a sociedade em geral”, afirmou Lima.
O secretário também destacou que as ações serão realizadas no interior do estado. “Atuaremos sempre que houver ações, bem como nos ciclos de palestras realizados nas escolas da rede estadual de ensino. Estaremos divulgando a lei com objetivo de propagar informações e facilitar o acesso ao atendimento inicial”, disse.
Atendimentos
Em Manaus, o suporte a vítimas é oferecido nos dois Serviços de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual (Savvis), na maternidade Moura Tapajóz e Instituto da Mulher Dona Lindu.
De acordo com a enfermeira do Instituto, Polianne Lopes Damasceno, o acolhimento na unidade é feito no setor do Savvis, de forma discreta, evitando “revitimizar” a paciente.
“Recebemos os casos agudos na violência, ocorrida dentro das 72 horas, e crônicos para a realização do aborto legal. Os serviços são ofertados 24 horas por dia. No instituto, nós atendemos mulheres e adolescentes, gestantes ou não. Já no caso de crianças, fazemos o encaminhamento para a maternidade Moura Tapajóz”, explicou a enfermeira.
Serviço
Savvis Dona Lindu – atendimento somente para mulheresTelefone: (92) 3643-8100
Savvis – Maternidade Moura Tapajóz – atendimento ofertado para homens e mulheres em qualquer faixa etária, em especial crianças e adolescentesTelefone: (92) 3216-8767
Notícias relacionadas
- Lei do Minuto Seguinte é lançada nos hospitais de Manaus FOTOS: Gabriel Soares/SejuscCom o objetivo de conscientizar a sociedade sobre o direito ao atendimento obrigatório e integral nos hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) às vítimas de violência sexual, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) lançou, nesta terça-feira (17/05), a Campanha da Lei do Minuto Seguinte. A iniciativa ocorreu no Instituto da Mulher Dona Lindu, unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), em Adrianópolis, zona centro-sul de Manaus.
Há 43 minutos
Por Agência Amazonas A iniciativa foi realizada no Instituto da Mulher Dona Lindu e contou com distribuição de material informativo O secretário titular da…
- Sine Manaus oferta 134 vagas de emprego nesta terça-feira, 22/2 A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 134 vagas de emprego em várias áreas de atuação, nesta terça-feira, 22/2, de 8h às 17h. O candidato precisa validar a Carteira Digital e Previdência Social (CTPS) no aplicativo “Carteira de Trabalho Digital” ou acessar o site http://gov.br/trabalho e para concorrer às vagas, deve acessar o site http://empregabrasil.mte.gov.br para fazer a solicitação de cadastro. Para concorrer a uma das vagas disponíveis ou receber orientação de Cadastro, Carteira de Trabalho Digital e Seguro-Desemprego, os cidadãos devem comparecer presencialmente a um dos postos do Sine Manaus, portando o comprovante de vacinação (covid-19), currículo e documentação…
- Ação de combate à exploração sexual e abuso de crianças e adolescentes é lançada A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), lançou, nesta quarta-feira, 11/5, a campanha municipal de combate à exploração sexual e abuso de crianças e adolescentes, no parque municipal do Mindu, localizado no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul. “O trabalho de enfrentamento à exploração sexual”, explica a secretária da Semasc, Jane Mara Moraes, “é algo que devemos realizar diariamente, e quando nos reunimos com todos os representantes do sistema de garantia de direitos fortalecemos o combate a esses abusos”. Alusivo ao dia 18 de maio, data que marca as…
- Sine Manaus oferta 138 vagas de emprego nesta segunda-feira, 21/2 A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 138 vagas de emprego em várias áreas de atuação, nesta segunda-feira, 21/2, de 8h às 17h. O candidato precisa validar a Carteira Digital e Previdência Social (CTPS) no aplicativo “Carteira de Trabalho Digital” ou acessar o site http://gov.br/trabalho e, para concorrer às vagas, deve acessar o site http://empregabrasil.mte.gov.br para fazer a solicitação de cadastro. Para concorrer a uma das vagas disponíveis ou receber orientação de Cadastro, Carteira de Trabalho Digital e Seguro-Desemprego, os cidadãos devem comparecer presencialmente a um dos postos do Sine Manaus, portando o comprovante de vacinação (Covid-19), currículo e documentação original (RG, CPF, PIS,…
- Governador Wilson Lima entrega o Caic+ Especialidades do bairro Novo Israel, na zona norte de Manaus
Há 8 minutos
Por Agência Amazonas O Caic+ Dra. Maria Helena Freitas de Góes é o terceiro reinaugurado este ano, com oferta de novas especialidades médicas Caics + ampliam a faixa etária de atendimento, abrangendo adolescentes até 17 anosFotos: Tácio Melo/SecomO governador Wilson Lima entregou, nesta segunda-feira (25/04), o Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caic+) Dra. Maria Helena Freitas de Góes, no bairro Novo Israel, zona norte de Manaus. A unidade é a terceira do tipo reinaugurada em Manaus este ano, após passar por revitalização e receber novas especialidades médicas. O novo perfil de atendimento…
- Maio Laranja: Sejusc realiza iluminação do Teatro Amazonas em ato público de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes FOTO: Eduardo Santos/SejuscVisando conscientizar a sociedade sobre o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes no estado, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) realizou, nesta segunda-feira (02/05), um ato público de iluminação da fachada do Teatro Amazonas, em alusão ao mês Maio Laranja. A iniciativa ocorreu no Largo de São Sebastião, s/n, Centro, zona centro-sul de Manaus.
Há 9 horas
Por Agência Amazonas Iniciativa contou com representantes do Ministério Público do Amazonas, polícias Militar e Civil, Conselho Tutelar de Manaus, entre outros O secretário titular da Sejusc, Emerson Lima, ressaltou a importância de realizar…
- Prefeitura promove treinamento para implantação e implementação do Savvis em unidades da capital e do interior do Amazonas A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), promove, de 25 a 27 de abril, das 8h às 18h, o Treinamento para Implantação e Implementação do Serviço de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual (Savvis) em unidades da capital e do interior do Amazonas. O evento, promovido pelo Savvis da Maternidade Dr. Moura Tapajóz (MMT), em parceria com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP/AM) e com a Vigilância Sanitária Municipal (Visa Manaus), vai capacitar 35 profissionais das áreas de saúde, educação, assistência social e Justiça, para a promoção de…
- SES-AM participa de oficina de expansão do Programa Conecte SUS no Amazonas
Há 57 minutos
Por Agência Amazonas Evento presencial e on-line reúne profissionais de saúde da capital e de municípios do interior do estado O treinamento está sendo realizado no auditório do hotel Holiday Inn Manaus. FOTOS: Divulgação/SES-AM Profissionais da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) participam, a partir desta terça-feira (03/05), da Oficina de Expansão do Programa Conecte SUS, do departamento de Informática do SUS (Datasus), do Ministério da Saúde (MS). O treinamento está sendo realizado no auditório do hotel Holiday Inn Manaus, na zona sul da capital. O treinamento on-line e presencial, que será realizado até…
- Em um ano, Caics já realizaram mais de 480 mil atendimentos em Manaus
Há 36 minutos
Por Agência Amazonas Com Caic+ Especialidades, unidade Ana Braga dobrou número de atendimentos; três outras unidades devem ser reinauguradas em 2022 FOTOS: Bruno Zanardo/SecomEntre reformas e ampliações de serviços, os Centros de Atenção Integral à Criança (Caics), da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), atingiram a marca de mais de 480 mil atendimentos realizados, entre janeiro de 2021 a janeiro de 2022. O balanço positivo é resultado de uma série de medidas determinadas pelo governador do Amazonas, Wilson Lima, para entregar mais espaços destinados ao cuidado pediátrico. Durante o período, os serviços que mais se destacaram foram…
- Prefeitura promove caminhada alusiva ao combate à exploração sexual de crianças e adolescentes Dando continuidade à programação da campanha “Maio Laranja”, iniciada na última quarta-feira, 11/5, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), promoveu, nesta quinta-feira, 12, uma caminhada de sensibilização sobre o combate ao abuso e exploração sexual infantojuvenil. A ação teve início na escola municipal Hiran de Lima Caminha, localizada no bairro Jorge Teixeira, zona Leste. Com o lema “Esquecer é permitir, lembrar é combater”, a caminhada contou com a presença de professores e alunos da rede municipal e estadual de ensino, conselheiros tutelares e integrantes de organizações…
Discussion about this post