Há 41 minutos
Por Agência Amazonas
Maria Van Kerkhove conheceu a estrutura da unidade, referência no estado para pacientes com Covid-19
FOTO: Lucas Silva/SecomO Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e pela Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), recepcionou, neste sábado (07/05), a diretora técnica da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a Covid-19, epidemiologista Maria Van Kerkhove, durante visita à capital. Além dela, representantes da OMS, da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Ministério da Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa/Manaus) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) participaram do encontro.
A profissional está no país desde o início desta semana e desembarcou em Manaus para conhecer as estruturas de saúde destinadas ao tratamento e recuperação de pacientes acometidos pela Covid-19. No primeiro compromisso do dia, ela conheceu a estrutura do Hospital Delphina Aziz, referência para tratamento dos casos de Covid-19.
A diretora conheceu o laboratório, ambulatório, fisioterapia, o Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT), Centro Cirúrgico e a estrutura que é disponibilizada à população nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital.
O secretário executivo da SES-AM, Jani Kenta, afirmou que a visita da diretora é uma validação ao trabalho realizado no enfrentamento à pandemia no Amazonas.
“O Governo do Estado fica muito satisfeito com essa vinda da OMS, Opas e do Ministério da Saúde, pela escolha de verificar as nossas unidades de saúde onde ocorre o enfrentamento da Covid-19. É algo que até ratifica o processo de atendimento que foram realizados, a importância do pós-Covid e o legado que fica à população, pois a saúde não para”, destacou o secretário.
A diretora Maria Van Kerkhove disse que a visita ao Amazonas era parte muito importante da viagem ao Brasil, para entender as dificuldades enfrentadas durante a pandemia. Para ela o trabalho realizado por todos os profissionais ante as dificuldades são um sinal de esperança e um exemplo.
“Eu fiquei bastante impressionada pela maneira que eles enfrentaram essas dificuldades que a Covid-19 apresentou para nós. Eu fiquei impressionada não apenas com a capacidade técnica, mas pela compaixão, agilidade e humanidade. Eu vejo que isso está presente em todos. Aqui é uma inspiração para o mundo”, afirmou a diretora.
Investimento – Durante o período crítico de combate à pandemia, o investimento do Governo do Estado permitiu ao Hospital Delphina Aziz alcançar a sua capacidade máxima de leitos destinados para o tratamento de pacientes com a Covid-19. A unidade alcançou 180 leitos de UTI e 291 leitos clínicos. Desde que se tornou referência para pacientes com Covid-19, a capacidade de atendimento em UTI do hospital foi ampliada em mais de 260%.
O Hospital Delphina Aziz, por meio do programa Saúde Amazonas, do Governo do Estado, ainda tem capacidade de realizar 62 mil exames, 11 mil consultas e 10 mil exames de imagem por mês.
De acordo com a gestão da unidade, mais de 9 mil pacientes já receberam alta, recuperados da Covid-19.
Cenário epidemiológico – O Amazonas segue com reduções significativas nos números de casos e óbitos pela doença. Abril foi o mês com os menores indicadores desde janeiro de 2022, com diminuição de 770% nos casos, de janeiro a abril, enquanto as mortes causadas pelo vírus caíram 96,6% em quatro meses.
Reabilitação – A diretora da OMS ainda realizou visita a uma das unidades do projeto RespirAR, criado pelo Governo do Estado, implementado por meio de parceria da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar) com a SES-AM, para recuperação de pacientes com sequelas da Covid-19.
Ela conheceu a estrutura do Centro de Convivência da Família da Aparecida, localizado na zona Sul de Manaus. O projeto, em mais de oito meses desde a sua ampliação, já atendeu mais de 90 mil pessoas.
O RespirAR funciona em 10 núcleos de atendimentos espalhados pela capital. Em dois Centros de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimis), três Policlínicas e quatro Centros de Convivência e na Vila Olímpica de Manaus. Para a recuperação cardiopulmonar e física dos pacientes, o projeto conta com a colaboração de 78 fisioterapeutas, 27 profissionais de educação física, 57 estagiários e oito técnicos de enfermagem.
Notícias relacionadas
- Organização Mundial da Saúde realiza visita ao Projeto RespirAR
Há 44 minutos
Por Agência Amazonas Projeto é referência em reabilitação pós-Covid-19 e já realizou mais de 90 mil atendimentos Visita da diretora técnica da Organização Mundial da Saúde (OMS), a epidemiologista Maria Van Kerkhove. FOTOS: Rudson Renan/FaarO RespirAR recebeu a visita da diretora técnica da Organização Mundial da Saúde (OMS), a epidemiologista Maria Van Kerkhove, na unidade do Centro de Convivência Estadual do Idoso (Ceci), no bairro Aparecida, zona sul de Manaus. O projeto do Governo do Amazonas, coordenado pela Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar) e Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), foi ampliado em agosto de…
- Wilson Lima anuncia mais 86 leitos exclusivos para Covid-19 e manutenção de cirurgias eletivas no HPS Delphina Aziz FOTOS: Diego Peres/Secom e Arthur Castro/SecomO governador Wilson Lima esteve, nesta terça-feira (25/01), no Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Delphina Aziz para acompanhar a abertura de mais 56 leitos de enfermaria exclusivos para casos de Covid-19. Ele também anunciou que, a partir de 1⁰ de fevereiro, mais 30 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da unidade serão ativados especificamente para o tratamento de pacientes com a doença.
Há 26 minutos
Por Agência Amazonas Serão mais 56 leitos clínicos e 30 de UTI ativados para pacientes diagnosticados com o novo coronavírus Com a ativação de mais leitos para Covid-19, o Delphina…
- Ex-presidente da FVS, ‘Dra. Rose’, é uma das personalidades homenageadas em exposição sobre mulheres inspiradoras A exibição no Amazonas Shopping, em Manaus, é alusiva ao Dia Internacional da Mulher (8 de março).FOTOS: Girlene Medeiros/FVS-RCP e Divulgação/FVS-RCPA ex-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas, a farmacêutica bioquímica e epidemiologista, Rosemary Costa Pinto, é uma das personalidades homenageadas na exposição fotográfica “Mulheres que inspiram”. A exibição no Amazonas Shopping, em Manaus, é alusiva ao Dia Internacional da Mulher (8 de março) e fica em cartaz até o dia 31 de março.
Há 22 minutos
Por Agência Amazonas Rosemary Costa Pinto faleceu em janeiro de 2021, vítima de Covid-19, enquanto atuava na liderança da prevenção à…
- Hospital Delphina Aziz inicia humanização do atendimento infantil com projeto Aventura no Parque Magnífico
Há 2 horas
Por Agência Amazonas Unidade pública se torna a primeira do Amazonas com atendimento personalizado para o público infantil Implantação da “Tomozinha”, uma réplica em tamanho infantil de um tomógrafo.FOTOS: Rodrigo Santos/SES-AMFOTOS: Rodrigo Santos/SES-AMO Hospital Delphina Aziz, unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), desenvolveu o projeto de humanização Aventura no Parque Magnífico, para atendimento do público infantil que precisa realizar exames de tomografia computadorizada e ressonância magnética. Os exames são as principais formas de análise para diagnóstico médico por imagem e também os mais temidos pelos usuários, especialmente as crianças, que, muitas vezes, precisam ser…
- Em meio a cenário pandêmico, Vigilância em Saúde do Governo do Amazonas é fortalecida em 2021
Há 14 minutos
Por Agência Amazonas Principais ações da FVS-RCP durante o ano são reunidas em balanço FOTOS: Tácio Melo/Secom; Rodrigo Santos/SES-AM; e Divulgação/FVS-RCPBuscando garantir saúde de qualidade para a população amazonense, especialmente durante a pandemia da Covid-19, no ano de 2021, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) atuou de forma intensa em iniciativas que incluem a Vigilância Epidemiológica, Vigilância Ambiental, Vigilância Sanitária, além de outras áreas, como saúde do trabalhador e ensino em pesquisa. Durante todo o ano, a FVS-RCP realizou ações de combate à Covid-19, bem como a outras…
- Saúde monitora atividades dos núcleos de Segurança do Paciente de hospitais de Manaus FOTO: Girlene Medeiros/FVS-RCPA Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), realizou, nesta terça-feira (12/04), mais uma reunião bimestral para monitoramento das atividades dos núcleos de Segurança do Paciente de 37 unidades hospitalares das redes pública e privada de saúde em Manaus.
Há 11 horas
Por Agência Amazonas Monitoramento ocorre por visitas técnicas e reuniões bimestrais Os indicadores de segurança do paciente são medidas que visam identificar e monitorar eventos adversos ou riscos na prestação dos cuidados de saúde, que podem ocasionar consequências indesejadas aos…
- Governador Wilson Lima entrega equipamentos para reforçar combate à malária e à dengue no Amazonas
Há 12 minutos
Por Agência Amazonas São 414 itens destinados aos 61 municípios do estado. Entrega acontece em alusão ao Dia Mundial da Luta Contra a Malária Foto: Bruno Zanardo/SecomO governador Wilson Lima entregou, nesta terça-feira (26/04), 414 equipamentos de combate à malária e à dengue para fortalecer o controle das doenças no interior do Amazonas. A solenidade de entrega, na Arena da Amazônia, zona centro-sul de Manaus, ocorreu em alusão ao Dia Mundial da Luta Contra a Malária, em 25 de abril. Os equipamentos, adquiridos com recursos do Governo Federal, vão atender os 61 municípios do interior do estado.…
- Edital lançado pela Fapeam, Fapero e Fiocruz fomenta pesquisas na Amazônia FOTO: Divulgação/FapeamA Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) uniu-se a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Fundação de Amparo à Pesquisa de Rondônia (Fapero) e lançaram em conjunto, nesta segunda-feira (09/05), o edital do Programa Inova Amazônia. A iniciativa conta com investimento da ordem de R$7,1 milhões, recursos oriundos das três instituições, para fomentar projetos de pesquisas, de desenvolvimento tecnológico e de inovação voltados para a região Amazônica. A solenidade foi realizada no formato virtual, com transmissão no canal do Youtube da Fiocruz.
Há 19 minutos
Por Agência Amazonas Com investimentos de R$ 7,1 milhões, Inova…
- SES-AM e Opas realizam visita técnica às instalações de saúde de Parintins para recuperação pós-Covid Foram visitados os leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI).FOTOS: Divulgação/SES-AMEquipes da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), realizaram, na terça e na quarta-feira (08 e 09/03), uma visita técnica ao município de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus). A ação foi voltada para o acompanhamento das medidas relacionadas ao combate à pandemia.
Há 41 minutos
Por Agência Amazonas Ação é mais uma etapa do trabalho em parceria para enfrentamento da pandemia no Amazonas O secretário de Saúde do Amazonas, Anoar Samad, destacou a importância da parceria com a Opas no combate à…
- Governo do Amazonas confirma predominância da variante Ômicron no Estado FOTO: Tácio Melo/SecomO Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) e da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), confirma, nesta quarta-feira (19/01), que há a predominância em 93% da Ômicron nos casos confirmados de Covid-19 no Amazonas, entre os casos submetidos à sequenciamento genômico, confirmando a transmissão comunitária da variante no Estado.
Há 9 minutos
Por Agência Amazonas FVS-RCP identificou que linhagem apresenta transmissão comunitária A confirmação ocorreu após emissão de relatório de Vigilância Genômica produzido pelo Instituto Leônidas e Maria Deane (Fiocruz Amazônia), enviado à FVS-RCP,…
Discussion about this post