O vereador Jander Lobato (PSB) esteve, nesta quinta-feira (05/5), na rua Pajuçara, no bairro João Paulo, zona Leste de Manaus, para viabilizar a retirada de famílias da área de risco de desabamento na localidade. Representantes da Defesa Civil do Município, da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) e do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) estiveram no local para tratar das providências necessárias para a segurança dos moradores.
As famílias relataram que, na noite dessa quarta-feira (04/5), houve um deslizamento de parte do barranco, deixando as casas sob risco de desabamento. Os moradores acionaram o vereador, que foi até o local para fazer inspeção e acionar os órgãos competentes.
“Acionei os órgãos de assistência social e demais secretarias do Município para as devidas providências no local, que já foi interditado, e para a realização do cadastro do auxílio aluguel para os moradores. Vamos seguindo em frente ajudando nossa população”, disse.
O vereador já havia inspecionado a área, no mês de abril, com a Defesa Civil. Na ocasião, seis famílias já haviam sido cadastradas para receberem o auxílio aluguel. Nesta quinta-feira, mais duas famílias foram cadastradas pela Semasc.
Os imóveis sob risco foram notificados pelo Implurb, e os caminhões para realizar as mudanças das famílias, que já conseguiram um imóvel provisório, foram viabilizados pela Semasc. A área de risco foi isolada pela Defesa Civil.
“As famílias, que moram nessa localidade, vão receber auxílio aluguel e todo suporte para saírem dessa área de risco. Minha gratidão ao secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Sérgio Fontes, e toda equipe da Prefeitura”, comentou Jander Lobato.
O autônomo Alzemir Castro, 36, é um dos moradores das casas que estão sob risco de desabamento. Ele morava há seis meses no imóvel, e já conseguiu uma casa provisória para levar sua família. “Agradeço todo apoio recebido; eu já vou fazer minha mudança para sair do local para preservar nossas vidas. Graças a Deus não aconteceu o pior”, disse.
Texto e foto: Assessoria de Comunicação do vereador
Notícias relacionadas
- Metas de planejamento urbano são alinhadas entre conselho de estratégia e Prefeitura de Manaus Buscando alinhar metas e reforçar o cronograma de trabalho e projetos da Prefeitura de Manaus na área de gestão, diretores e técnicos do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) realizaram, em 2021, uma série de reuniões e apresentações junto ao Conselho Municipal de Gestão Estratégica (CMGE), para discutir planos de ação e avanço na execução dos programas do prefeito David Almeida. Conforme o diretor-presidente do Implurb, engenheiro Carlos Valente, o instituto é membro nato do CMGE, presidido por Arnaldo Grijó, e com o alinhamento, as diretrizes são integradas pelo conselho, que atua como um grande interlocutor…
- Defesa Civil atende ocorrência de desabamento no Riacho Doce A Prefeitura de Manaus, por meio da Casa Militar e Defesa Civil, atendeu, na manhã desta quinta-feira, 3/2, uma ocorrência de desabamento na comunidade Riacho Doce, bairro Cidade Nova, zona Norte, devido à chuva desta madrugada. Três pessoas foram encaminhadas a uma unidade de saúde com ferimentos leves. O local, que é considerado de risco, teve um deslizamento de barranco que acabou ocasionando um desmoronamento parcial de uma residência e deixando três pessoas com ferimentos leves, dentre elas uma criança e uma adolescente, que foram socorridas por populares ainda durante a madrugada. Parceria “Nossa equipe foi acionada por volta das…
- Planejamento urbano da Prefeitura passa de 44 mil atendimentos ao público em 2021 De janeiro a dezembro de 2021, a Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), realizou uma média de 3.726 atendimentos por mês, ou 124 demandas por dia relacionadas a licenciamentos, certidões, alvarás e denúncias. Foram exatamente 44.723 atendimentos recebidos, com 3.576 somente no mês de dezembro. Em todo o ano, a autarquia recebeu 32.873 e-mails, quase 11 mil ligações e fez a formalização, no modo remoto, de 4.879 processos. No mês passado, foram 2.422 e-mails, 985 atendimentos por telefone e 454 processos formalizados. Nesse atendimento, estão processos, orientações, despachos, envio de documentação, entre outros…
- Prefeitura ativa Comitê de Gestão de Crises para atuar em situação emergencial no bairro Petrópolis A Prefeitura de Manaus atua, desde as primeiras horas deste sábado, 19/2, no bairro Petrópolis, zona Sul, para intervir em uma ocorrência de deslizamento de barranco recebida pela Central 199 da Defesa Civil. O número de famílias afetadas pela chuva do dia anterior no local motivou a ativação do Comitê de Gestão de Crises do município. Representantes de seis órgãos municipais se reuniram no Centro de Cooperação da Cidade (CCC) para discutir a melhor forma de solucionar a ocorrência do beco Nossa Senhora das Graças, que atingiu dez casas, deixando, pelo menos, 15 famílias em situação de risco, o…
- Prefeitura realiza operação para demolir imóvel em risco de desabamento A Prefeitura de Manaus, por meio da atuação conjunta das secretarias municipais da Segurança Pública Municipal e Defesa Social (Semseg); da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc); de Infraestrutura (Seminf); e do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), atendeu, na noite desta quinta-feira, 10/3, uma ocorrência de risco, em uma residência na rua Professora Isaura Barroncas, no bairro Alvorada, zona Centro-Oeste. Pelo menos oito famílias tiveram que sair de três imóveis que foram afetados. Na última terça-feira, 8, a Defesa Civil foi acionada pela Central 199 para avaliar uma construção irregular por cima de área de drenagem de águas pluviais,…
- Jander Lobato fiscaliza serviços de infraestrutura realizados no Colônia Terra Nova 2 O vereador Jander Lobato (PTB) inspecionou, nesta quinta-feira (10/2), as obras de desobstrução de três bueiros e a instalação de tampas, na rua Marajoara, no bairro Colônia Terra Nova 2, zona Norte. Os serviços foram realizados após solicitação do vereador junto à Prefeitura de Manaus. Jander esteve na comunidade com o chefe do distrito de obras da localidade para verificar o andamento dos trabalhos que estão sendo realizados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), e que devem trazer soluções promissoras para a vida dos moradores da área. “É necessário viabilizar obras como essas porque garantem mais dignidade para as famílias…
- Denúncias desde obstrução de calçadas a ocupação urbana podem ser feitas no Disque Ordem da Prefeitura de Manaus A Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), reforçou os atendimentos nos canais de acesso à população para denúncias de obstrução de calçadas, obras irregulares, ocupações ilegais de áreas públicas, entre outras. Um dos canais é o Disque Ordem, onde o cidadão pode ligar para o número 161 e fazer sua denúncia, tendo dados básicos em mãos, como endereço, localização e um ponto de referência. O Disque Ordem funciona de 8h às 14h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados e pontos facultativos. No Implurb, durante todo o período da pandemia, foi montado um serviço de…
- Prefeitura suspende atendimento presencial no Implurb e servidores reforçam escala de trabalho A Prefeitura de Manaus suspendeu, até o dia 28/1 deste ano, o atendimento presencial na sede do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) e nos anexos da Vice-Presidência de Habitação e Regularização Fundiária (Vpreshaf), que funciona no prédio do parque Ponta Negra, zona Oeste. A entrega de documentação física será feita por agendamento e os demais procedimentos ocorrerão por meio virtual, em razão das restrições decorrentes do aumento de casos de síndromes gripais e infecções pela variante Ômicron na capital. O prefeito de Manaus, David Almeida, instituiu o regime de teletrabalho para servidores com idade…
- Prefeitura soma mais de 15 mil atendimentos em licenciamento urbano nos quatro primeiros meses do ano De janeiro a abril de 2022, a Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), soma 15.431 atendimentos realizados, contra 12.337 do ano passado, uma variação positiva de 25% no período. Somente no mês de abril, foram 3.544 demandas atendidas, 15,5% a mais do que em 2021, que teve o registro de 3.068. Mês passado, foram 2.269 e-mails, 397 processos formalizados e mais de 1.071 ligações telefônicas. O diretor-presidente do Implurb, engenheiro Carlos Valente, explica que os números mostram o processo de desburocratização da gestão do prefeito David Almeida, facilitando o acesso do…
- Prefeitura oferece 140 serviços em licenciamento e planejamento urbano para a população Com um atendimento realizando 100% dos serviços de forma eletrônica, a Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), oferece hoje aos requerentes 140 serviços em vários setores, desde licenciamento urbano, até regularização fundiária, junto à Vice-Presidência de Habitação (Vpreshaf). Entre os serviços mais buscados pela população, estão Alvará de Construção, Habite-se, Regularização de Habite-se, Certidão de Informação Técnica (CIT) e Certidão de Endereço. O órgão expede ainda dezenas de certidões, laudos técnicos, licenças, entre outros. A Gerência de Atendimento (Geat) realiza 100% dos serviços eletrônicos via Sistema Integrado de Gestão Eletrônica de Documentos (Siged) e Fiscalização…