• Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
Get Started
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
PUBLICIDADE
BebC3AA no igarapC3A9 Portal Informe Digital

Homem acusado de jogar criança de dois meses em igarapé é condenado a 30 anos de prisão

6 de maio de 2022
na categoria TJAM

O corpo da bebê Heloísa Vitória Fernandes Prado nunca foi encontrado.


 

A 2.ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Manaus julgou e condenou a 30 anos de prisão o réu Vanderson Mesquita dos Santos, acusado de jogar a enteada de apenas dois meses de vida no igarapé da Fazendinha, Zona Norte de Manaus, crime ocorrido em 15 de dezembro de 2020.

O julgamento da Ação Penal nº. 0765189-92.2020.8.04.0001 foi concluído na noite de quinta-feira (05/04), sob a presidência da juíza de direito titular da 2.ª Vara do Tribunal do Júri, Ana Paula de Medeiros Braga Bussulo. O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE/AM) destacou o promotor de justiça Luiz Alberto Dantas de Vasconcelos para atuar na acusação. Vanderson Mesquita teve em sua defesa o defensor público do Estado do Amazonas Wilsomar de Deus Ferreira.

Vanderson foi denunciado pelo Ministério Público pelo crime de homicídio qualificado (praticado por motivo fútil, com uso de meio cruel e de recurso que tornou impossível a defesa da vítima, além de feminicídio). Na fase de instrução do processo, o réu disse, durante audiência, não se lembrar do fato. Em plenário, durante o interrogatório na sessão de julgamento, manteve a versão, afirmando não lembrar de ter cometido o crime.

Durante a sessão, duas testemunhas foram ouvidas por videoconferência – entre elas a mãe da vítima, Flávia Alessandra Fernandes Prado – e outras duas em plenário. Nos debates, o representante do Ministério Público pediu aos jurados a condenação de Vanderson nos termos da Sentença de Pronúncia. Já a defesa sustentou a tese da negativa de autoria, alegando falta de provas.

Preso desde a época do crime, o réu não poderá recorrer da sentença em liberdade uma vez que a condenação foi superior a 15 anos de prisão, em regime inicial fechado. A juíza que presidiu a sessão determinou, portanto, a execução provisória da pena.

O crime

De acordo com a denúncia formulada pelo MPE/AM, na madrugada de 15 de dezembro de 2020, por volta de 1h, Vanderson Mesquita dos Santos, de 24 anos, matou sua enteada Heloísa Vitória Fernandes Prado, de apenas dois meses de vida, ao jogá-la no igarapé da comunidade Fazendinha, nas proximidades de sua casa. Segundo a denúncia, Vanderson se irritou com a companheira Flávia Alessandra, mãe da criança, pois esta havia chegado tarde em casa junto com a criança e não lhe deu atenção, deixando-o enciumado.

Além disso, ainda conforme a denúncia, o acusado não aceitava muito bem a criança. Isso porque ele e Flávia tinham um relacionamento, que foi desfeito quando ele foi preso. Nesse período, Flávia Alessandra engravidou de outro indivíduo. Ao sair da cadeia, o acusado e Flávia retomaram o relacionamento, quando Flávia estava prestes a dar à luz. Na madrugada do crime, percebendo que Flávia dormia, Vanderson teria pegado a criança, que dormia ao lado da mãe, enroladoa-a em um pano, colocado-a dentro de uma bolsa e seguido em direção ao igarapé da comunidade Fazendinha.

Ainda conforme os autos, chovia muito na ocasião e o volume das águas do igarapé estava maior que o normal, com forte correnteza. Vanderson teria jogado a bolsa com a criança no igarapé, e ela foi levada pelas águas. Ao retornar a sua casa, o acusado acordou Flávia Alessandra e teria confessado o crime. Na ocasião, impediu a companheira de buscar ajuda e a agrediu fisicamente.

Somente ao amanhecer Flávia conseguiu sair de casa, comunicando o ocorrido a amigos, familiares e à polícia, e foram iniciadas as buscas à criança. Apesar dos esforços empreendidos pelas equipes do Corpo de Bombeiros, com o apoio da comunidade e da polícia, não houve êxito em encontrar a vítima.

 

 

#PraTodosVerem – a foto que ilustra a matéria mostra a sessão de julgamento do réu acusado da morte do bebê Heloisa Vitória. Na imagem vê-se a magistrada Ana Paula Braga conduzindo o interrogatório do réu. 

 

 

Carlos de Souza

Foto: Raphael Alves

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Telefones | (92) 2129-6771
E-mail:                   [email protected]

Notícias relacionadas

  • 2.ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Manaus inicia pauta de julgamento deste primeiro semestre Na segunda-feira (07/03), integrando a programação da "Semana da Justiça pela Paz em Casa", a Vara realizará uma série de julgamentos de crimes de feminicídio. A 2.ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Manaus iniciou na quinta-feira (03/03) a pauta de julgamento em plenário referente ao primeiro semestre de 2022. A primeira sessão julgou a Ação Penal n.º 0208304-57.2016.8.04.0001, que terminou com a absolvição do réu Robert Tompsom Garcia Moreira, acusado de homicídio qualificado contra Nelson Oliveira Ribeiro e tentativa de homicídio contra Kaleandro Aguiar Ribeiro. A sessão de julgamento, realizada no Fórum Ministro Henoch Reis, foi presidida…
  • Feminicídio - Júri condena a 13 anos e nove meses de prisão homem acusado de matar mulher a facadas, no Distrito Industrial Os jurados acolherem a qualificadora do feminicídio e o réu, que estava respondendo o processo em liberdade, teve a prisão decretada em plenário, na leitura da sentença. O Conselho de Sentença da 2.ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Manaus condenou o réu Franck Xavier Belo a 13 anos e nove meses de prisão pelo crime de homicídio qualificado contra Maria Madalena Nunes Ramos, praticado por volta das 9h30, no dia 13 de setembro de 2015, na Travessa Ajuri, bairro Distrito Industrial I. A vítima era amiga da família do acusado e residia no mesmo endereço que ele.…
  • Homem acusado de matar o pai e ferir a mãe é condenado a mais de 20 anos de prisão pela 3.ª Vara do Tribunal do Júri Crime ocorreu em maio de 2020, na residência da família, no bairro de Petrópolis.  A 3.ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Manaus condenou a 20 anos e quatro meses de prisão o réu Andrey dos Santos Queiroz, acusado de matar o próprio pai, Francisco André de Queiroz, e de tentativa de homicídio contra a mãe, Joelma Castro dos Santos, crimes ocorridos em maio de 2020, na residência da família, no bairro de Petrópolis, zona Sul da capital. A sessão de julgamento da Ação Penal n.º 0663033-26.2020.8.04.0001, realizada na terça-feira (15/02), no Fórum de Justiça Ministro Henoch Reis,…
  • 3.ª Vara do Tribunal do Júri condena a 19 de anos de prisão acusado de matar homem durante briga Motivação do crime teria sido uma briga anterior entre o acusado e a vítima, por causa de bebida alcóolica. Conforme os autos, o golpe fatal na vítima foi dado com um vaso sanitário.  A 3.ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Manaus julgou e condenou a 19 anos de prisão o réu Elias Neves da Silva, acusado do homicídio que teve como vítima David Pereira Barbosa, crime ocorrido na noite de 30 de janeiro de 2021, na rua Leonardo Malcher, esquina com a Avenida Joaquim Nabuco, Centro de Manaus. Conforme a denúncia oferecida pelo Ministério Público do Amazonas…
  • Em Eirunepé, Tribunal do Júri realiza quatro sessões de julgamento com três condenações Nos quatro processos julgados, os acusados utilizaram armas brancas (facas ou terçados) para cometer os crimes de homicídio e de tentativas de homicício.  A Vara Única de Eirunepé (distante 1159 quilômetros da capital) realizou nesta semana quatro sessões de julgamento no Tribunal do Júri. Três delas foram concluídas com a condenação dos réus e uma com a absolvição. As sessões foram presididas pelo juiz de Direito Jean Carlos Pimentel dos Santos. Pelo Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE/AM) atuou o promotor de justiça Iranilson Ribeiro. Na segunda-feira (25/04), foi julgada a Ação Penal nº. 0000076-56.2020.8.04.4100, que tem como réu…
  • Em Manaus, filho acusado de matar a mãe é condenado a 36 anos de prisão Além do homicídio contra a mãe, o réu foi julgado por roubo, pois se apossou de R$ 400 e do cartão de débito da vítima, além de ter deixado um irmão adolescente amarrado e roubado também o celular deste, antes de fugir, conforme os autos.   A 3.ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Manaus condenou nesta quinta-feira (24/02) Leonardo Natividade de Freitas – conhecido como "Leco" –, a 36 anos de prisão, acusado de matar e roubar a própria mãe, Marcelina Natividade, e de roubo contra o irmão adolescente. Os crimes ocorreram em 8 de junho de…
  • Homem acusado de matar patroa por asfixia dentro de um carro é condenado a 18 anos de prisão Jeferson Borges de Souza confessou ter matado Andreia Defaveri Vasconcelos na Ponta Negra e abandonado o corpo dentro do veículo dela no estacionamento do Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto.    O réu Jeferson Borges de Souza foi julgado e condenado a 18 anos de prisão pelo homicídio que teve como vítima Andreia Defaveri Vasconcelos, crime ocorrido em 3 de janeiro de 2020, por volta das 18h, na rua Raimundo Nonato, Ponta Negra (próximo ao Condomínio Weekend), zona Oeste de Manaus. O julgamento da Ação Penal n.º 0600903-97.2020.8.04.0001 ocorreu na segunda-feira (18/04), sob a presidência da juíza de Direito titular…
  • Acusado de homicídio no bairro Terra Nova é condenado a 14 anos de prisão O julgamento da Ação Penal n.º 0640060-48.2018.8.04.0001 foi presidido pelo juiz de direito titular da 3.ª Vara do Tribunal do Júri, Adonaid Abrantes de Souza Tavares.  A 3.ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Manaus julgou e condenou, na quarta-feira (23/03), Johnata dos Santos Guedes à pena de 14 anos de reclusão, em regime inicial fechado, pelo crime de homicídio qualificado - art. 121, parágrafo 2.°, I (motivo torpe) e IV (recurso que impossibilitou a defesa da vítima), do Código Penal - praticado contra Ed Wilson de Miranda Leal. O crime ocorreu na madrugada do de 18 de…
  • Justiça condena a 27 anos de prisão acusado de homicídio contra suboficial da Marinha do Brasil Na sentença, a magistrada que presidiu a sessão de julgamento popular também condenou o autor do crime a pagar indenização por danos morais no valor de R$ 80 mil à família da vítima.   A 2.ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Manaus julgou na quarta-feira (04/05) a Ação Penal n.º 0734592-43.2020.8.04.0001 e condenou Dineilson Joaquim Ferreira de Oliveira a 27 anos de prisão. Também ré no processo, Danielle Lameira da Fonseca foi absolvida da acusação de homicídio e condenada pelo crime de lesão corporal, com direito a transação penal. Dineilson, Danielle e outro réu que morreu durante…
  • Homem acusado de homicídio, tentativa de homicídio e estupros é condenado a 56 anos de prisão Célio Roberto Rodrigues teria abordado quatro vítimas na madrugada de 18 de agosto de 2012, enquanto elas esperavam uma rota (condução) para o trabalho no distrito industrial.   O Conselho de Sentença da 1.ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Manaus, em julgamento realizado no Fórum Ministro Henoch Reis, na quarta-feira (27/04), condenou a 56 anos e oito meses de prisão o réu Célio Roberto Rodrigues pelos crimes de homicídio, tentativa de homicídio e dois estupros. Os crimes ocorreram em 18 de agosto de 2012, numa residência localizada em um bairro da zona Sul de Manaus. Preso atualmente…
Assuntos: Estado do AmazonasManausPolícia
Próxima notícia
Em Manacapuru, PC-AM prende indivíduo por tentativa de feminicídio e estupro de vulnerável

Em Manacapuru, PC-AM prende indivíduo por tentativa de feminicídio e estupro de vulnerável

Terceira fase da operação Cidade Mais Segura é realizada na zona oeste de Manaus

Terceira fase da operação Cidade Mais Segura é realizada na zona oeste de Manaus

Em 24 horas, PMAM prende cinco pessoas e apreende entorpecentes em Manaus

Em 24 horas, PMAM prende cinco pessoas e apreende entorpecentes em Manaus

PUBLICIDADE
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Informe Digital. Todos os direitos reservados
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção

Utilizamos cookies analisar como você interage em nosso sitePolítica de Privacidade.